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Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning

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Apresentação em tema: "Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Professor David F. Bomfin Conteúdos elaborados pelo Prof. Dr. David F. Bomfin – Arte visual: Flávio Hastenreiter . davidbomfin.com

2 Visão Integrada Gestão do Conhecimento
Gerir os aprendizados reunidos, tornando-os organizacionalmente sustentáveis em termos de diferencial competitivo nas organizações Aprendizagem Organizacional Processo pelo qual se dá o aprendizado que envolve desde o indivíduo, grupo, organização e ambiente externo E-learning Tecnologia baseada nos sistemas de informação que favorecem e otimizam os processos de aprendizado em situações individuais ou em grupo, em momentos presenciais ou não. davidbomfin.com

3 Vai dos processos BÁSICOS de interação aos processos
Pedagogia Situacional (David Bomfin) 3 PEDAGOGIA DA RELAÇÃO Vai dos processos BÁSICOS de interação aos processos COMPLEXOS da relação. 2 PEDAGOGIA DA HABILIDADE Vai da REPETIÇÃO de uma habilidade aprendida à autonomia para CRIAÇÃO de um novo método. 4 PEDAGOGIA CRÍTICA INOVADORA Vai das críticas básicas do que se ACHA para a fundamentação de uma proposta com base no eu PENSO. 1 PEDAGOGIA DO CONHECIMENTO Vai da TRANSMISSÃO da informação à RECONSTRUÇÃO – RESIGNI FICAÇÃO do conhecimento. davidbomfin.com

4 Ações de Aprendizagem e Tecnologia
1 PEDAGOGIA DO CONHECIMENTO ESTRATÉGIAS Conteúdo dos cursos presenciais, não presenciais e semi-presenciais disponíveis para acesso; Exercícios de Fixação; Atividades Avaliativas; Jogos de Aprendizagem (exercitação); Agenda; (atividades programadas) Chat Groups (Discussão Síncrona) Salas de Discussão. (Discussão Assíncrona) Acessar o conhecimento a ser adquirido; Interagir sobre o conhecimento recém-adquirido; (treinando x conhecimento, treinando x treinando e treinando x tutor) Exercitar/Fixar o conhecimento recém-adquirido. davidbomfin.com

5 Ações de Aprendizagem e Tecnologia
2 PEDAGOGIA DA HABILIDADE Vai da REPETIÇÃO de uma habilidade aprendida à autonomia para CRIAÇÃO de um novo método. ESTRATÉGIAS Jogos de Aprendizagem (simulação); Acesso a Atividades de Fixação (RPG’s virtuais); Acesso a Tutoria On-Line (chat); Salas de Discussão. (Discussão Assíncrona) Simular atividades de uso prático do conhecimento adquirido; Buscar apoio conceitual para as dúvidas surgidas durante a aplicação; Exercitar o conhecimento teórico em atividades práticas. davidbomfin.com

6 Ações de Aprendizagem e Tecnologia
3 PEDAGOGIA DA RELAÇÃO Vai dos processos BÁSICOS de interação aos processos COMPLEXOS da relação. ESTRATÉGIAS Acesso a novos conteúdos. Acesso a Tutoria On-Line (chat); Salas de Discussão; (Discussão Assíncrona) Buscar apoio conceitual para as dúvidas surgidas durante a relacionamento com a equipe; Interagir com outros facilitadores para comunhão de experiências; Acessar conteúdos específicos para questões de relacionamento. davidbomfin.com

7 Ações de Aprendizagem e Tecnologia
4 PEDAGOGIA CRÍTICA INOVADORA Vai das críticas básicas do que se ACHA para a fundamentação de uma proposta com base no eu PENSO. ESTRATÉGIAS Acesso a todo o conteúdo e discussões estabelecidas; (Conteúdo e Discussão Assíncrona) Desenvolvimento e publicação do produto das análises; (Ferramentas de Publicação, Discussão Assíncrona) Acesso a Tutoria On-Line (chat); Salas de Discussão; (Discussão Assíncrona) Jogos de Aprendizagem (Simulação) Módulo de Sugestões (RPG de avaliação de processos) Analisar criticamente o processo previamente estabelecido; Criar um novo processo a partir das concepções analisadas; Simular as aplicabilidades em termos de resultados. davidbomfin.com

8 Focos da Aprendizagem Organizacional
Ambiente Externo Organização Grupo Indivíduo davidbomfin.com

9 Produtos e Resultados Atingir as Metas do Projeto
Atingir metas via tutoria ativa. Apropriação do Conhecimento Memória dinâmica e organizacional. Cultura de Trabalho Colaborativo Promoção do aprendizado individual, grupal e organizacional. Tecnologia Como Via do Desenvolvimento Criação de uma cultura tecnológica, voltada para o auto-desenvolvimento. davidbomfin.com

10 Referências BOMFIN, D. F. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, p. BOMFIN, D. F. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no ambiente de aprendizagem nas organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, p. BOMFIN, D. F. Pedagogia no treinamento: correntes pedagógicas no treinamento empresarial. 1. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, p. BOMFIN, D. F. Pedagogia situacional e sua contribuição para o processo de aprendizagem. Teleconferencista: SENAC-MG, 2000. BOMFIN, D. F. Aprendizagem organizacional e o educador organizacional: sua formação e prática no modelo de aprendizagem organizacional de Peter Senge. Orientador: Steven Jeffrey Buuck f. Tese (Doutorado em Administração Educacional) – Wisconsin International University, Wauwatosa, Wisconsin, 2000. BOMFIN, D. F. Correntes pedagógicas que orientam o profissional de treinamento: possibilidades e limitações para sua prática de trabalho f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993. DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. davidbomfin.com

11 Referências NEVES, C. F.; SILVEIRA, M. H.; BOMFIN, D. F. Aprendizado em grupo: uma estratégia didático-pedagógica permanente no estágio de docência no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ. XXXII COBENGE p NEVES, C. F.; BOMFIN, D. F.; SILVEIRA, M. H. Questões pedagógicas num estágio de docência. XXXI COBENGE p SENGE, Peter et al.. The fifth discipline fieldbook: strategies and tool for building a learning organization. New York: Doubleday, 1994. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, 1990. SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte, teoria da organização de aprendizagem. SP: Best Seller, 1998. SENGE, Peter. Prefácio. In: GEUS, Arie de. A empresa viva. Rio de Janeiro: Campus, 1998. SENGE, Peter. Prefácio. In: SEAGAL, Sandra. Human dynamic: um novo contexto para compreender pessoas e realiza o potencial de nossas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. SENGE, Peter et al.. A quinta disciplina: caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. RJ: Qualitymark, 1995. davidbomfin.com

12 Referências SENGE, Peter. Conduzindo organizações voltadas para o aprendizado. In: HESSELBEIN, F.; GOLDSMITH, M.; BECKHARD, R. O líder do futuro: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1996. SENGE, Peter. Como você sabe se sua organização está aprendendo? In: WARDMAN, Kellie T. Criando organizações que aprendem. São Paulo: Futura, 1996. SENGE, Peter. O novo trabalho do líder: Construindo organizações que aprendem. In: STARKEY, Ken. Como as organizações aprendem: relatos do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1996. STEWART, Thomas A. Capital Intelectual: A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.  SVEIBY, Karl E. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1998. davidbomfin.com


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