Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Ensino da Música no 1º Ciclo Actividades de Enriquecimento Curricular Meloteca 2007
2
PRESSUPOSTOS As crianças podem desenvolver capacidades musicais,
trazem consigo capacidades e contextos, são capazes de desenvolver o pensamento crítico pela música. Meloteca 2007
3
As crianças aprendem melhor em ambientes agradáveis e contacto inter pares, necessitam de experiências diversificadas de aprendizagem, precisam de modelos eficazes de adultos. Meloteca 2007
4
FINALIDADES DA MÚSICA competências de discriminação auditiva
Desenvolver competências de discriminação auditiva competências vocais e instrumentais competências criativas e de experimentação competências transversais o pensamento musical Meloteca 2007
5
> Meloteca 2007
6
PRINCÍPIOS ORIENTADORES
Desenvolvimento da imaginação e criatividade Alargamento do quadro de referências Aproveitamento dos conhecimentos e competências Escolha de repertório de qualidade Utilização de terminologias adequadas Meloteca 2007
7
Orientações Programáticas do Ensino da Música Música nas AEC
Programação de actividades inclusivas Promoção de ambiente de respeito Articulação com outras áreas Valorização do património musical e artístico Meloteca 2007 António José Ferreira
8
PRINCÍPIOS ORIENTADORES III
Respeito pelos direitos de autor Colaboração com instituições e profissionais. Meloteca 2007
9
> Meloteca 2007
10
PLANIFICAÇÕES Ter em conta
o que os alunos vão aprender como vão aprender o repertório que vão estudar as competências adquiridas e resultados da aprendizagem Meloteca 2007
11
ORGANIZADORES DO CNEB Percepção sonora e musical
Interpretação e comunicação Experimentação e criação Culturas musicais nos contextos Meloteca 2007
12
PERCEPÇÃO SONORA E MUSICAL
Ao longo do 1º Ciclo, a criança explora e identifica os elementos básicos da música, identifica auditivamente características rítmicas, melódicas, harmónicas e formais, identifica auditivamente e visualmente instrumentos musicais, Meloteca 2007
13
» lê e escreve notação convencional e não convencional,
utiliza vocabulário e simbologias apropriadas. Meloteca 2007
14
> Meloteca 2007
15
INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ao longo do 1º Ciclo, a criança canta só e em grupo, canções e melodias de diferentes épocas, estilos e culturas toca instrumentos acústicos e electrónicos, convencionais ou não, só e em grupo, comenta audições de acordo com os conceitos adquiridos, códigos e convenções; Meloteca 2007
16
» interpreta obras musicais que interliguem diferentes formas de arte;
apresenta e interpreta publicamente, na escola e/ou comunidade, obras vocais e instrumentais. Meloteca 2007
17
> Meloteca 2007
18
CRIAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ao longo do 1º Ciclo, a criança explora e organiza tipos de materiais sonoros para expressar ideias, sentimentos e atmosferas, explora ideias sonoras e musicais partindo de estímulos e temáticas, inventa, cria e regista pequenas composições e acompanhamentos, Meloteca 2007
19
aplica conceitos, códigos, convenções e símbolos utilizando a voz, instrumentos e as TIC, regista em suportes áudio e vídeo as criações realizadas. Meloteca 2007
20
CULTURAS MUSICAIS Ao longo do 1º Ciclo, a criança
Reconhece a música como parte do quotidiano e as funções que desempenha; Identifica estilos, épocas e culturas musicais diferenciadas e os contextos; Recolhe informação sobre processos vários de criação e interpretação. Meloteca 2007
21
> Meloteca 2007
22
PRÁTICA MUSICAL DOMÍNIOS
Audição Interpretação Composição Meloteca 2007
23
ACTIVIDADES Prática Vocal Utilização da voz Prática Instrumental
Instrumentos tradicionais Histórias com música Audição, interpretação e criação A música teatral Interpretação e/ou criação de espectáculo Meloteca 2007
24
FONTE BIBLIOGRÁFICA António Ângelo VASCONCELOS, Orientações Programáticas do Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico. APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical Setembro 2006. Meloteca 2007
25
> ENSINO DA MÚSICA NO 1º CICLO
Meloteca 2007
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.