A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lesões Desportivas - Conceitos Básicos. Sendo o corpo o objeto privilegiado de todos os desportos ou da atividade física, pode ser sujeito a uma série.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lesões Desportivas - Conceitos Básicos. Sendo o corpo o objeto privilegiado de todos os desportos ou da atividade física, pode ser sujeito a uma série."— Transcrição da apresentação:

1 Lesões Desportivas - Conceitos Básicos

2 Sendo o corpo o objeto privilegiado de todos os desportos ou da atividade física, pode ser sujeito a uma série de inconvenientes de ordem física. A maioria das lesões desportivas são resultado de um traumatismo "externo", de forças dinâmicas internas ou de um esforço de sobre uso. Conhecer as suas causas e mecanismos será a melhor maneira de as evitar e controlar.

3 Lesões desportivas mais comuns: Entorse - É uma lesão dos ligamentos de uma articulação, desde um ligeiro estiramento, nas formas mais simples, até à rotura em situações graves. Provoca dores violentas, a área da articulação incha e o local torna-se muito sensível à pressão. ◦Tratamento: ◦Imobilização; ◦ Gelo (10/15 min de 3 em 3 horas, durante 2 dias). Passadas 24 horas, se não houver melhoras e a dor persistir, deve ir ao médico.

4

5 Distensão e Estiramento Musculares Uma distensão muscular ocorre quando um músculo se estica demasiado e, por vezes, se rasga devido a um movimento violento e brusco. Pessoas que praticam atividades físicas sem aquecimento e pessoas muito pouco flexíveis, estão mais susceptíveis a este tipo de lesões. Tratamento: ◦ Gelo (10/15 min de 3 em 3 horas, durante 2 dias); ◦ Repouso; ◦Consultar Médico.

6 Estiramento muscular: a lesão ocorre nas fibras musculares vermelhas, que estão localizadas no meio do músculo. Distensão muscular: a lesão ocorre no tendão ou envolve a junção músculo-tendínea, que é exatamente o local onde há a união entre o tendão e o músculo, próximo da articulação.

7

8

9 Contratura Uma contratura muscular acontece quando há uma contração contínua e involuntária de um músculo ou algumas fibras dele. Quando o músculo contrai de forma errada e não retorna ao seu estado natural de relaxamento, a contratura aparece. A região afetada pode aumentar de volume, apresentar dor e/ou prejudicar a mobilidade de quem passa pelo problema. ◦Tratamento: ◦Calor (10/15 min de 3 em 3 horas); ◦Repouso.

10

11 Cãibra É mais comum uma cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo. As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser responsáveis pelas cãibras e outras lesões musculares.

12 Causas O uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma cãibra muscular. Em muitos casos, no entanto, a causa exata do sintoma é desconhecida. Embora a maioria das cãibras musculares seja inofensiva, algumas podem estar relacionados a uma condição médica subjacente.

13

14 Contratura x Cãibra A contratura, acontece devido à ausência de relaxamento dos músculos durante uma prática esportiva intensa. São causadas pelo aumento persistente do tônus muscular a níveis superiores ao normal. A dor causada é menos intensa que a das câimbras, porém, mantém-se constante enquanto não houver o relaxamento da musculatura afetada. A contratura é um encurtamento muscular persistente e involuntário. A postura errada mantida durante um longo período de tempo pode provocar a contração do músculo. Uma atividade física excessiva, quando não se está acostumado também pode causar contratura.

15 Tendinite - É uma inflamação de um tendão que surge, usualmente, através do excesso de repetições de um mesmo movimento. ◦Tratamento: ◦Gelo (10/15 min de 3 em 3 horas); ◦Repouso; ◦Consultar Médico.

16

17 Contusão muscular É uma lesão traumática aguda decorrente de uma pancada nos tecidos moles que provoca dor e edema. ◦Tratamento: ◦Gelo (10/15 min de 3 em 3 horas);

18

19 Luxação É o deslocamento de um ou mais ossos de uma articulação. Ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, com relação ao seu ponto de articulação normal.

20 Nas luxações não há fratura, porém há grande deformidade e dor intensa, pois próximo às articulações passam nervos que geralmente são comprimidos ou distendidos pelo osso deslocado. Uma luxação é considerada de maior urgência do que uma fratura, porque ela gera dor mesmo imobilizada e em repouso. Essa dor só irá melhorar quando a articulação for colocada em sua posição natural, ato que só deve ser realizado por médicos, sob risco de piorar a lesão.

21 O que fazer? Você não deve movimentar a articulação!!! Não tente colocar a articulação no lugar. o Imobilização Imobilize a articulação luxada e encaminhe a vítima ao pronto socorro o mais breve possível. ◦Gelo; ◦Hospital.

22

23

24 Fratura ◦Fratura é a denominação da ruptura de um ou mais ossos, comumente devido a traumas. Mas podem também ocorrer as chamadas “fraturas patológicas”, derivadas de alguma doença que enfraqueça o osso, como osteoporose, um tumor ósseo e etc. Podem também serem classificadas em fechadas ou expostas (quando o osso fraturado perfura a pele e é exposto ao meio ambiente, correndo grande risco de contaminação). Pode ainda ser uma fratura “simples” ou “cominutiva” (vários pedaços) ou, em crianças, a fratura em “galho verde” onde pela flexibilidade, o osso não chega a romper-se totalmente, exatamente como quando tentamos quebrar um galho verde. Apenas uma parte se rompe. ◦Tratamento: ◦Hospital.

25

26 Imobilização A exemplo dos casos de fraturas, temos que utilizar a imaginação para imobilizar luxações e entorses, pois nem sempre haverão talas, tipoias e faixas à disposição. Nesses casos, um pedaço de madeira, uma revista ou um papelão dobrado, ou qualquer material rígido que encontrar poderá servir de tala, a ser fixada ao osso fraturado através de faixas, manga de camisas, gravatas ou outro material que encontrar para a amarração. O importante é que esta tala apoie e sustente a articulação afetada de maneira que ela não se movimente em nenhuma direção, até a chegada de socorro especializado ou no percurso até o pronto-socorro mais próximo.

27

28 Imobilização A exemplo dos casos de fraturas, temos que utilizar a imaginação para imobilizar luxações e entorses, pois nem sempre haverão talas, tipoias e faixas à disposição. Nesses casos, um pedaço de madeira, uma revista ou um papelão dobrado, ou qualquer material rígido que encontrar poderá servir de tala, a ser fixada ao osso fraturado através de faixas, manga de camisas, gravatas ou outro material que encontrar para a amarração. O importante é que esta tala apoie e sustente a articulação afetada de maneira que ela não se movimente em nenhuma direção, até a chegada de socorro especializado ou no percurso até o pronto-socorro mais próximo.

29 O importante é que esta tala apoie e sustente a articulação afetada de maneira que ela não se movimente em nenhuma direção, até a chegada de socorro especializado ou no percurso até o pronto-socorro mais próximo.

30 Questões para fixação O que é Entorse? Quais os tipos de Entorse? Defina Contratura Muscular. O que é Cãibra? Qual a diferença entre Contratura Muscular e Cãibra? O que é Tendinite? Definir Luxação. O que é Fratura? Quais os tipos de Fratura?

31

32 Trata-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra. É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxílio ao próximo, até que o socorro avançado esteja no local para prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva.

33 O socorro deverá ser prestado sempre que a vítima não tiver condições de cuidar de si própria, recebendo um primeiro atendimento e logo acionando-se o atendimento especializado, o qual encontra-se presente na maioria das cidades e rodovias principais, e chega ao local do fato em poucos minutos.

34 O profissional em atendimento de emergência é denominado de Socorrista, este possui formação e equipamentos especiais, assim como os Paramédicos, e uma pessoa que realiza um curso básico de Primeiros Socorros é chamado de Atendente de emergência.

35 Para cada caso existe uma atitude, e um socorro diferente: - Choque elétrico - Infarto e parada cardiorrespiratória - Envenenamento - Picada de cobra - Corpos estranhos e asfixia - Queimaduras - Sangramentos - Transporte de vítimas - Fraturas, luxações, contusões e entorces - Acidentes de trânsitoChoque elétricoparada cardiorrespiratóriaQueimaduras

36 Atitudes corretas 1)A calma, o bom-senso e o discernimento são elementos primordiais neste tipo de atendimento. 2) Agir rapidamente, porém respeitando os seus limites e o dos outros. 3) Transmitir á(s) vítima(s), tranqüilidade, alívio, confiança e segurança, e quando estiverem conscientes informar-lhes que o atendimento especializado está a caminho. 4) Utilize-se de conhecimentos básicos de primeiros socorros, improvisando se necessário. 5)Nunca tome atitudes das quais não tem conhecimento, no intuito de ajudar, apenas auxilie dentro de sua capacidade.

37 Hemorragia nasal: perda de sangue pelo nariz, causada pela ruptura de um vaso sanguíneo. Sentar e inclinar ligeiramente a cabeça para a frente; Apertar a narina que está sangrando durante 5 a 10 minutos: pode-se empurrar com o dedo indicador a narina contra o septo ou apertar o nariz com o polegar e indicador; Aplicar compressa de gelo Aliviar a pressão e verificar se parou de sangrar ao final de 10 minutos; Limpar o nariz e, se necessário a boca, com uma compressa ou pano molhado. Durante a limpeza do nariz não deve fazer força, podendo enrolar um lenço e limpar apenas a entrada da narina.

38 O que não fazer quando está sangrando pelo nariz Quando está sangrando pelo nariz, não se deve: Deitar a cabeça para trás nem deitar, pois a pressão das veias diminui e aumenta o sangramento; Introduzir cotonetes no nariz, pois pode fazer traumatismos; Pôr água quente no nariz; Assoar o nariz durante pelo menos 4 horas após o nariz sangrar.


Carregar ppt "Lesões Desportivas - Conceitos Básicos. Sendo o corpo o objeto privilegiado de todos os desportos ou da atividade física, pode ser sujeito a uma série."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google