Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuiz Fernando Aquino Alterado mais de 5 anos atrás
1
OS MEIOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO: UMA SÍNTESE
Valdemar W. Setzer Prof. Titular Sênior, Depto. de Ciência da Computação, Instituto de Matemática e Estatística, USP Membro da Academia de Ciências do Estado de S.Paulo e da Sociedade Antroposófica no Brasil Ver artigo em meu site: V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
2
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
ÍNDICE 1. Introdução 2. 18 Problemas 3. 24 Recomendações 4. Os meios e a Pedagogia Waldorf 5. Vídeos (se der tempo) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
3
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
ONE-MINUTE PAPER NO FIM DA PALESTRA, ESCREVER NUM PEDAÇO DE PAPEL: 1. O QUE APRENDI DE MAIS IMPORTANTE? 2. QUAL A MAIOR DÚVIDA QUE FICOU? 3. COMENTÁRIOS (Nome e opcionais) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
4
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
1. Introdução Minha tese Os meios eletrônicos (TV, computador, video games, celulares, tablets) não deveriam ser usados por crianças e adolescentes Adultos: só deveriam ser usados por aqueles que têm bastante conhecimento, autoconsciência e autocontrole V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
5
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
1. Introdução V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
6
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
1. Introdução (cont.) Ataque contra minhas ideias: “Isso é ser muito radical” Mas a educação SEMPRE foi radical Exs.: Fumo e álcool proibidos para menores Não se ensina criança de 3 anos a ler Não se ensina álgebra antes de aritmética, fisiologia antes de anatomia etc. O que é prejudicial para crianças e adolescentes não deveria ser usado por eles, e não há meio termo Exs: brincar com fogo e combustíveis V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
7
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
1. Introdução (cont.) Eu conheço os prejuízos que o uso dos meios causam em crianças e adolescentes Cada vez mais gente está percebendo Nesta palestra: Uma síntese dos problemas (18) do uso dos meios por crianças e adolescentes Uma síntese de recomendações (20) Não vou entrar em detalhes de referências bibliográficas Para isso, ver meus artigos em meu site “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos” “Os meios eletrônicos e a pedagogia Waldorf: problemas e soluções” V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
8
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
ÍNDICE 1. Introdução 2. 18 Problemas 3. 24 Recomendações 4. Os meios e a Pedagogia Waldorf 5. Vídeos (se der tempo) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
9
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas Inicialmente, 3 problemas insofismáveis 2.1 Dependência Altíssimo risco de viciar O objeto do vício dá prazer Substância no cérebro que dá prazer (dopamina) é a mesma para todos os vícios Grande perigo de passar para outros vícios Quem vê TV todos os dias é viciado nela Acostuma-se a cenas excitantes Daí cenas de violência e de erotismo Internet vicia pela distração, curiosidade e ansiedade Clínicas de tratamento V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
10
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas (cont.) 2.1 Dependência (cont.) Levantamento da Common Sense Media (3/5/16) 1.240 entrevistados (½ pais, ½ filhos) Filhos de 12 a 18 anos 66% dos pais acham que seus filhos gastam tempo demais com seus celulares e tablets 52% dos adolescentes concordam (sentem-se viciados) 36%/32% pais/filhos brigam com filhos/pais por causa disso 77% acham que os filhos não prestam atenção em reuniões de família 80% dos adolescentes verificam seus celulares a cada hora 72% sentem que devem responder imediatamente a textos e mensagens V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
11
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas 2.1 Dependência (cont.) Common sense media – relatório de 2018 &sfmc_sub= &l= _HTML&u= &mid= &jb=293 2017: crianças passam 9h/dia com meios eletrônicos; pais também (USA) 95% das crianças <8 anos têm acesso a celular ou tablet em casa 1/3 dos usuários de internet no mundo são crianças ou adolescentes (teens) O que uns e outros costumam fazer imediatamente ao levantar de manhã? Ver se chegou alguma mensagem... V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
12
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas (cont.) 3 problemas insofismáveis (cont.) 2.2 Perigos para crianças e adolescentes Predadores Obter informações da família Pedófilos Historinha do Joãozinho de 8 anos O número de crianças e adolescentes que já trocaram mensagens com desconhecidos é enorme (>90%) Mobbing (incl. Cyberbullying) e bullying Nunca houve tanto (EUA: > 20%, National Center for Education Statistics, 2016) Internet aumentou muito V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
13
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas (cont.) 3 problemas insofismáveis (cont.) 2.3 Ambiente libertário Internet permite acesso a qualquer tipo de dados Enorme quantidade de dados impróprios para as idades de crianças e adolescentes Ex: violência, erotismo, autoflagelação, anorexia etc. Mesmo os dados sérios Crianças e adolescentes não devem ter liberdade total Têm que ser orientados, e inconscientemente querem isso V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
14
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas (cont.) 3 problemas insofismáveis (cont.) Só esses 3 seriam suficientes para a minha tese Eu poderia ir embora Mas a palestra deve durar 3 horas, de modo que vejamos outros problemas e depois as recomendações V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
15
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas (cont.) 2.4 Prejuízo para a concentração mental TV, vídeos, jogos de ação-reação: imagens se sucedem muito rapidamente Mudanças do primeiro plano ou de fundo Inclusive movimentação de pessoas e objetos Efeito zoom Letreiros TV: 15 a 25 mudanças por minuto Video clip: 1 por segundo Exercício 1: contar quantas mudanças existem Exercicio 2: pensar em cada imagem que aparece Vai se constatar exaustão mental em menos de 1 minuto Relaxamento mental V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
16
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas (cont.) 2.4 Prejuízo para a concentração mental (cont.) Ambiente ‘distrativo’ Quanto mais uma pessoa se distrai, mais quer se distrair Prejuízo para a capacidade de concentração Caso do Nicholas Carr (A Geração Superficial) Boa notícia: a concentração é recuperável Minha dúvida: e com crianças e adolescentes, que não chegam a desenvolver a capacidade de se concentrar? Sem concentração, é impossível estudar! V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
17
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas (cont.) 2.5 Sobrepeso e obesidade Nos EUA: > 1/3 são obesos (dobrou em 40 anos) (IMC > 30) > 109 milhões de pessoas (2019) 1/3 com sobrepeso (IMC de 25 a 30) < 1/3 normais (IMC de 18,5 até 25) (peso em kg) IMC = (altura em m2) Obesos: moderados; severos; >40 muito severos V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
18
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
2. Problemas (cont.) 2.5 Sobrepeso e obesidade (cont.) Obesidade nos EUA: ver No estado de Mississipi, passou de 15% em 1990 para 37,3% (2,5 vezes) em 2016 No Colorado, o Estado com menor índice, de 6,9% para 22,3% (3,2 vezes) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
19
2.5 Sobrepeso e obesidade (cont.)
2. Problemas (cont.) 2.5 Sobrepeso e obesidade (cont.) Brasil, Ministério da Saúde, em 2018: 19,8% obesos Em 2006 eram 11,6%, um aumento de 8,2 pontos percentuais ou 70,6% 55,7% sobrepeso 24,5% normais No mundo ½ bilhão são obesos TV: induz estado de sonolência Atividade cerebral cai de 1/10 a 1/5 20% da energia é gasta pelo cérebro V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
20
2.5 Sobrepeso e obesidade (cont.)
2. Problemas (cont.) 2.5 Sobrepeso e obesidade (cont.) Resultados de sobrepeso e obesidade ( Hypertension Dyslipidemia (for example, high LDL cholesterol, low HDL cholesterol, or high levels of triglycerides) Type 2 diabetes Coronary heart disease Stroke Gallbladder disease Osteoarthritis Sleep apnea and respiratory problems At least 10 cancers, including endometrial, breast, and colon cancers. V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
21
2. Problemas (cont.) 2.6 Problemas de saúde Meios produzem aumento de risco de se ter aterosclerose diabetes tipo 2 Antigamente, praticamente só atingia pessoas de idade relativamente avançada Agora está acometendo crianças e adolescentes hipertensão arterial doenças cardiovasculares ataques epilépticos morte por todas as causas ... Crianças e jovens cada vez mais com doenças típicas de pessoas de idade V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
22
2.7 Prejuízo para o sono saudável e sua duração Agitação e excitação
2. Problemas (cont.) 2.7 Prejuízo para o sono saudável e sua duração Agitação e excitação TV Jogos eletrônicos Redes sociais Especialmente trágico Quando jovens têm aparelhos no dormitório Nenhum controle V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
23
2.8 Dessensibilização social e agressividade TV, tablets e celulares
2. Problemas (cont.) 2.8 Dessensibilização social e agressividade TV, tablets e celulares Impedem o convívio pessoal Filmes e jogos violentos diminuem sensibilidade social Bushman, B.J. e C.A. Anderson (2009). “Comfortably Numb: Desensitizing Effects of Violent Media on Helping Others.” Psychology Science Vol. 20, Nº 3, pp Todos os desenhos animados desde seu início na década de 1930 até 1970 continham violência V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
24
2. Problemas (cont.) 2.8 Dessensibilização social e agressividade (cont.) Carnagey, N.L., C.A. Anderson e B. Bushman (2007). “The effect of video game violence on physiological desensitization to real-life violence.” Journal of Experimental Psychology, Vol. 43, pp Primeiro estudo que comprovou efeitos fisiológicos imediatos de dessensibilização Usaram frequência cardíaca e condutividade elétrica da pele “Os resultados demonstram que jogar um video game violento, mesmo por somente 20 min, pode fazer com que pessoas se tornem menos excitadas fisiologicamente pela violência real [nos filmes]” V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
25
Jovens estão vendo aberrações pornográficas
2. Problemas (cont.) 2.8 Dessensibilização social e agressividade (cont.) Jovens estão vendo aberrações pornográficas E achando que relações sexuais devem ser daquela maneira Caso da minha filha aos 18 anos em Champaign, Illinois, em 1993 Ficou horrorizada em um fliperama Pois JAMAIS tinha entrado em um V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
26
2.9 Diminuição do rendimento escolar Está provado cientificamente
2. Problemas (cont.) 2.9 Diminuição do rendimento escolar Está provado cientificamente Quanto maior o uso dos aparelhos, pior o rendimento escolar Argumento padrão Perda de tempo Meus argumentos adicionais Influência na maneira de pensar Lógico-simbólica Inadequada antes da puberdade Prejuízo para a concentração mental V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
27
2.10 Aceleração indevida do desenvolvimento
2. Problemas (cont.) 2.10 Aceleração indevida do desenvolvimento Acesso a material impróprio para a idade Desenvolvimento emotivo e intelectual 2.11 Problemas posturais Celular sempre usado na altura da barriga Cabeça inclinada para baixo Recomendação de monitores de vídeo: Altura dos olhos V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
28
2.11 Problemas posturais (cont.)
2. Problemas (cont.) 2.11 Problemas posturais (cont.) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
29
TV e Internet são movidas a propaganda
2. Problemas (cont.) 2.12 Indução ao consumismo TV e Internet são movidas a propaganda O ser humano grava todas as vivências TV: estado de sonolência Grava no subconsciente 2/3 dos gastos de propaganda no Brasil vão para a TV Veículo de condicionamento, e não de informação Ver meu artigo, em meu site, “Um minuto a mais na TV” V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
30
2.12 Indução ao consumismo (cont.)
2. Problemas (cont.) 2.12 Indução ao consumismo (cont.) Susan Linn, em Crianças do Consumo, a Infância Roubada. São Paulo: Instituto Alana, 2006, p. 132: Só em 2002, só nos EUA, só na TV, o McDonald’s gastou US$ 510,5 milhões em propaganda Ele ia jogar essa fábula no ralo? V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
31
2.13 Depressão, ansiedade e medo Redes sociais produzem depressão
2. Problemas (cont.) 2.13 Depressão, ansiedade e medo Redes sociais produzem depressão Maior fator: inveja (Facebook: H.Krasnova, U. Berlin) Inconscientemente, perda de tempo, inutilidade Quase tudo o que trazem as redes sociais é inútil Ansiedade devido à busca por novidades “Recebi algo interessante?” “Alguém respondeu minha postagem?” “Preciso responder imediatamente” Medo em crianças: não distinguem fantasia de realidade V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
32
2.14 Falta de autoconsciência e autocontrole Autoconsciência
2. Problemas (cont.) 2.14 Falta de autoconsciência e autocontrole Autoconsciência “Será que estou usando esse aparelho para coisas inúteis ou prejudiciais, ou estou perdendo tempo?” “Será que estou usando esse aparelho por tempo demais?” “Será que não devo fazer uma pausa e relaxar?” “Será que esse texto não é falso?” Autocontrole Adultos não estão se controlando Como esperar de crianças e adolescentes? V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
33
2. Problemas (cont.) Vício em adultos
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
34
2.15 Perigo das irradiações
2. Problemas (cont.) 2.15 Perigo das irradiações Celulares, wi-fi, estações-base de celulares Cérebro funciona com correntes elétricas muito sutis Ondas eletromagnéticas induzem correntes em circuitos elétricos Em crianças, ossos menos cristalizados Irradiação chega à metade do cérebro Organização Mundial da Saúde Mudou classificação de risco de tumores cerebrais devido aos celulares De “possível” para “provável” V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
35
2.16 Perda da capacidade auditiva Irreversível
2. Problemas (cont.) 2.16 Perda da capacidade auditiva Irreversível Devida ao uso de fones de ouvido Ou som muito alto (shows, baladas, ...) Dizer para adolescentes usarem protetor de ouvidos Tendência a aumentar o volume Não é à toa que no S.O. Android há um aviso se o uso de fones de ouvido ultrapassa certo limite Pior de todos os fones: os que tampam as orelhas V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
36
2.17 Prejuízo para a criatividade O que é criatividade?
2. Problemas (cont.) 2.17 Prejuízo para a criatividade O que é criatividade? Criatividade = fantasia (ter novas ideias) + produzir algo útil (realizar as ideias) Todos os meios usam telas Textos e fotos estáticas na tela não têm muita diferença a impressos Grande diferença: imagens em movimento Imagens exteriores impedem a criação de imagens interiores Prejuízo para a fantasia Utilidade tem a ver com coisas práticas Telas apresentam tudo de maneira virtual, irreal V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
37
2.18 Endeusamento da tecnologia
2. Problemas (cont.) 2.18 Endeusamento da tecnologia Meios produzem uma admiração pelas máquinas Máquinas deveriam sempre ser encaradas como subnaturais, estranhas ao ser humano Tendência mundial: Darwinismo: ser humano como animal Tecnologia, ‘inteligência’ artificial: ser humano como máquina Pode-se ter dó de um animal É uma aberração psicológica ter dó de uma máquina V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
38
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
ÍNDICE 1. Introdução 2. 18 Problemas 3. 24 Recomendações 4. Os meios e a Pedagogia Waldorf 5. Vídeos (se der tempo) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
39
3.1 Não usar por crianças e adolescentes Com crianças dá para impedir
3. Recomendações 3.1 Não usar por crianças e adolescentes Com crianças dá para impedir Não há nenhuma necessidade de elas usarem os aparelhos Idade mínima ideal: 17 anos (utopia...) Capacidade de compreender os problemas Discernimento Autoconhecimento Autocontrole V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
40
3.2 Qualquer uso é um convite para usar mais
3. Recomendações (cont.) 3.2 Qualquer uso é um convite para usar mais Até não ser mais controlável Jovens vão se viciar em distrações contínuas V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
41
3.3 Adiar o máximo possível
3. Recomendações (cont.) 3.3 Adiar o máximo possível Se forem usar, estabelecer limites e penalidades G.Smith, em Como proteger seus filhos na Internet Ver minha resenha: “... da Internet” Recomenda assinarem um contrato Com o que pode e não pode ser feito Não trocar mensagens com desconhecidos Não marcar encontros com desconhecidos Não enviar fotos pela Internet Caso do namoro quebrado ... Ele cita sistemas de gravação de acessos à Internet Produzem desconfiança V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
42
3.3 Adiar o máximo possível (cont.)
3. Recomendações (cont.) 3.3 Adiar o máximo possível (cont.) Não há necessidade de aprender a usar cedo Os adultos de hoje não usaram celulares quando crianças Os aparelhos vão mudar V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
43
3.4 Telefone só para comunicação Sem wi-fi Novidade: relógio-celular
3. Recomendações (cont.) 3.4 Telefone só para comunicação Sem wi-fi Novidade: relógio-celular 3.5 Adolescentes: WhatsApp no celular dos pais Jovens criaram necessidade de usar redes sociais Para marcarem encontros, o que vestir em festas etc. V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
44
É preciso ter muita força para resistir
3. Recomendações (cont.) 3.6 “Amiguinhos têm” É preciso ter muita força para resistir Com crianças, proibição é perfeitamente possível Lembrar que muita coisa é proibida! 3.7 Não usar na frente de crianças e adolescentes Inclusive na frente de alunos Caso do Felipe e do Fernando em aula de piano 3.8 Proibir o uso em reuniões familiares Se urgente, usar em um espaço separado V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
45
3.9 Uso de aparelhos dos amigos
3. Recomendações (cont.) 3.9 Uso de aparelhos dos amigos Formar grupos de pais que restringem o uso Filhos visitarem esses amigos Professores podem formar esses grupos 3.10 Professores não devem passar tarefas para analisar programas de TV ou uso da Internet Se passam, estão colocando os jovens em perigo E ajudando a produzir todos os problemas vistos V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
46
3.11 “Alfabetização na informática”
3. Recomendações (cont.) 3.11 “Alfabetização na informática” Falácia de vendedores de hardware e software Não há NENHUMA necessidade de crianças usarem os aparelhos Aparelhos serão diferentes no futuro E cada vez mais fáceis de serem usados Adultos de hoje não usaram celulares quando crianças V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
47
Tendência é do jovem se fechar, ficar triste, envergonhado etc.
3. Recomendações (cont.) 3.12 Mobbing e bullying Pais, responsáveis e professores devem prestar atenção no comportamento Tendência é do jovem se fechar, ficar triste, envergonhado etc. Falar com a direção da escola, se for o caso Ajuda psicológica deve ser procurada imediatamente V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
48
3.13 Jamais deixar usar no dormitório Não haverá nenhum controle
3. Recomendações (cont.) 3.13 Jamais deixar usar no dormitório Não haverá nenhum controle Uma recomendação da American Academy of Pediatrics 3.14 Jamais dar brinquedos com tela Vão induzir desejo por celulares, video games etc. Vão prejudicar a imaginação Forçam a inatividade física TV é a porta de entrada para os outros! V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
49
3.15 Dar apenas brinquedos rústicos, naturais, saudáveis
3. Recomendações (cont.) 3.15 Dar apenas brinquedos rústicos, naturais, saudáveis Brinquedos devem incentivar A imaginação Ex. Boneca de pano (estilo Waldorf) Contra-exemplos Barbie Ver meu artigo em meu site “Barbie: uma barbieridade que se faz com as crianças” Dinossauros (são monstros!) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
50
Brinquedos devem também incentivar
3. Recomendações (cont.) Brinquedos devem também incentivar Coordenação motora, desenvolvimento muscular e dos sentidos, interação entre crianças e com adultos V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
51
3.16 Não usar celular colado no ouvido Usar fone de ouvido ou viva voz
3. Recomendações (cont.) 3.16 Não usar celular colado no ouvido Usar fone de ouvido ou viva voz 3.17 Não usar fones que cobrem as orelhas 3.18 Não deixar roteadores com Wi-fi ligados sem uso 3.19 Não deixar perto do corpo celulares e tablets usados como celulares 3.20 Não usar celulares dentro de veículos, pois estes concentram a radiação V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
52
3.21 Se jovem usar, ficar ao lado
3. Recomendações (cont.) 3.21 Se jovem usar, ficar ao lado Não é necessário esse uso, principalmente por crianças Se um pai ou responsável achar erradamente que a criança deve usar, ficar permanentemente ao lado Deixar usar sozinho é como deixar sozinho em uma esquina movimentada Perfeitamente possível com crianças, difícil com adolescentes Falácia com crianças: “ensinar a usar” Criticar programas de TV, coisas impróprias Isso é tratar a criança como adulto Possível com adolescentes V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
53
3.22 Se jovem usar, ficar ao lado (cont.)
3. Recomendações (cont.) 3.22 Se jovem usar, ficar ao lado (cont.) Em escolas: sala de computadores deve ter supervisor permanente, examinando o que cada aluno está fazendo 3.23 Suicídio e autoflagelação Prestar muita atenção nos adolescentes Mudança de comportamento Tratamento psicológico imediato Caso da psicóloga: menina levantou a manga e a terapeuta descobriu o problema V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
54
3.24 Não dar os aparelhos por comodismo dos pais ou responsáveis
3. Recomendações (cont.) 3.24 Não dar os aparelhos por comodismo dos pais ou responsáveis Comodismo agora vai provocar enormes problemas depois Filhos foram colocados no mundo para comodismo dos pais? V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
55
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
ÍNDICE 1. Introdução Problemas Recomendações 4. Os meios e a Pedagogia Waldorf 5. Vídeos (se der tempo) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
56
4. Os meios e a pedagogia Waldorf
Ver meu artigo Os meios eletrônicos e a pedagogia Waldorf: problemas e soluções Apêndice do livro Lanz, R. A pedagogia Waldorf – caminho para um ensino mais humano, 13ª Ed. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2019 Ou: V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
57
4. Os meios e a pedagogia Waldorf (cont.)
4.1 Desenvolvimento harmônico, segundo as idades 4.2 Prejudicam o desenvolvimento do pensar, do sentir e do querer 4.3 Importância da vivência real 4.4 Ritmo Atividades com horário Inspiração e expiração 4.5 Capacidades sociais, artísticas e intelectuais Segundo a maturidade (idades) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
58
4. Os meios e a pedagogia Waldorf (cont.)
4.6 Cultivo da religiosidade no 1º setênio 4.7 Educação para a liberdade 4.8 Ensino individualizado 4.9 Pedagogia da calma e da concentração 4.10 Respeito pela natureza e pelo ser humano 4.11 Setênios 1º setênio: “mundo bom” Imitação do real, bom, belo e verdadeiro 2º setênio: “mundo belo” 3º setênio: “mundo verdadeiro” Estamos na “era da mentira” V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
59
4. Os meios e a pedagogia Waldorf (cont.)
OS MEIOS ELETRÔNICOS SÃO A ANTÍTESE DA PEDAGOGIA WALDORF E A PREJUDICAM V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
60
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
ÍNDICE 1. Introdução Problemas Recomendações 4. Os meios e a Pedagogia Waldorf 5. Vídeos (se der tempo) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
61
4. Os meios e a pedagogia Waldorf (cont.)
ONE-MINUTE PAPER ESCREVER NUM PEDAÇO DE PAPEL: Colocar identificação: Pai/mãe, professor/a de escola Waldorf; sem conhecimento ou ligação com a pedagogia Waldorf 1. O QUE APRENDI DE MAIS IMPORTANTE? 2. QUAL A MAIOR DÚVIDA QUE FICOU? 3. COMENTÁRIOS (Nome e legível opcionais) V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
62
Bebê chorando V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
18/8/19
63
Bebê imitando V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese
18/8/19
64
“Pass the salt”: https://www.youtube.com/embed/6_-xTxP1hD4
V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
65
TENHAM CORAGEM, DOMINEM OS MEIOS ELETRÔNICOS EM LUGAR DE
SEREM DOMINADOS POR ELES! V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
66
OS MEIOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO: UMA SÍNTESE
FIM OS MEIOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO: UMA SÍNTESE Valdemar W. Setzer Prof. Titular Sênior, Depto. de Ciência da Computação, Instituto de Matemática e Estatística, USP Membro da Academia de Ciências do Estado de S.Paulo e da Sociedade Antroposófica no Brasil V.W.Setzer – Meios eletrônicos e educação: uma síntese 18/8/19
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.