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TECNOLOGIA DE NEGOCIOS

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Apresentação em tema: "TECNOLOGIA DE NEGOCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DE NEGOCIOS Modelo de Tecnologia de Negocio Direcionamento Tecnológico Solução Tecnológica Requisitos de Controle Acompanhamento do Desempenho O processo da tecnologia de Negocio

2 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
MODELO DE TECNOLOGIA DE NEGOCIO CONHECER AMBIENTE DE NEGOCIO ESTABELECER PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COLETA DE INFORMAÇÕES NECESSIDADE E EVOLUÇÃO - INTEGRAÇÃO DAS COMUNIDADES DE USUÁRIO E DE TI - DIVULGAÇÃO DAS FACILIDADES E POTENCIALIDADES DA TI SABER DISPONIBILIDADE FINANCEIRA INCENTIVAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBTER CONHECIMENTO DO AMBIENTE USUÁRIO E ACOMPANHAR AS NECESSIDADES INTEGRAR FACILIDADES DE TI DE MODO A CONSTITUIR UM AMBIENTE DE SERVIÇOS DE TI notas Histórico (Antecedente, evolução,pesquisa 2005,marketing de TI) O que a Ti tende a focar

3 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Modelo de tecnologia de negocio  DIRECIONAMENTO TECNOLÓGICO HIERARQIA DE OBJETIVOS MAPA ESTRATÉGICO CORPORATIVO ESTRATÉGIA DA TI MAPA ESTRATÉGICO DA TI DEFINIÇÃO AVALIAÇÃO notas Pesquisa gestão e planej. Visão (conceitual, prática,realista Requisitos de TI

4 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Modelo de tecnologia de negocio  direcionamento de tecnologia de negicio  SOLUÇÃO TECNOLÓGICA DEMANDA À TI HHs NIVEL DE TERCEIRIZAÇÃO DEMANDA POSTERGADA FÁBRICA EXTERNA Analista de Tecnologia de Negocio CONHECIMENTO DO NEGOCIO / GESTÃO CAPACIDADE DE TI TEMPO notas Valor da TI Estimativas de valor Percepção do valor agregado Situação do atendimento e demanda Analista de Negocio (papel, ferramentas, habilidades)

5 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Modelo de tecnologia de negocio  direcionamento de tecnologia de negicio  SOLUÇÃO TECNOLÓGICA FERRAMENTAS DO ANALISTA DE NEGOCIOS BSC, ITBSC e Indicadores de desempenho Modelagem de processos de negocio (BPM) Modelagens de dados / Objetos Gestão de Requisitos, Caso de Uso e Representação UML Técnicas de Gerenciamento de Projetos (orçamento) / cronograma / estrutura de pacotes de trabalho) Gestão do Ciclo de Vida da Aplicação (ALM) Técnicas de Inteligência de Negócios (BI) Técnicas de Governança de TI, com enfase em COBIT Dominio de MS Office (Excel e PowerPoint) PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIO 1981 (Berkeley) Transitam pelas diversas áreas da empresa, de modo a perceber gargalos e facilitar o andamento dos projetos que envolvem TI Garantem que haja harmonia entre as demandas do negócio e as normas de TI da organização (segurança, continuidade, qualidade, etc) Prospectam e divulgam inivações tecnológicas para todas as areas da empresa Integram as necessidades relacionadas á TI das diversa áreas, sendo o canal de comunicação entre os projetos corporativos e os subprojetos de TI que os suportam Sua atuação esta sancionada pelo mercado (cursos, seminários, referencias bibibliograficas O Analista de Negocios é generalista; aciona as instâncias técnicas necessárias HABILIDADES DO ANALISTA DE NEGOCIO Capacidade de Analise e Sintese Capacidade de Tratamento Simultaneo de tarefas não Relacionadas Grande habilidade de negociação Grande Capacidade de Relacionamento Interpessoal Facilidade de comunicação Oral e Escrita Capacidade de trabalho em Equipe Capaciadde de Trabalho Independente Disponibiliadde para Orientação

6 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Modelo de tecnologia de negocio  direcionamento de tecnologia de negicio  SOLUÇÃO TECNOLÓGICA  REQUISITOS DE CONTROLE GOVERNANÇA O OBJETIVO É SEMPRE O NEGOCIO GARANTIR QUE A DEMANDA É CORRETA INSTÂNCIAS DE INTERLOCUÇÃO PARTICIPAÇÃO DE TI NO PROCESSO CORPORATIVO DE PLANEJAMENTO (não no evento) CRIAÇÃO DE COMITÊS (PARA INOVAÇÃO (projetos) E PARA MELHORIA CONTINUA (demandas) CRIAÇÃO DE COMUNIDADES COLABORATIVAS COM A PARTICIPAÇÃO DE USUÁRIOS E TI GARANTIR O ANALISTA DE TECNOLOGIA DE NEGOCIO

7 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Modelo de tecnologia de negocio  direcionamento de tecnologia de negicio  SOLUÇÃO TECNOLÓGICA REQUISITOS DE CONTROLE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO RELACIONAMENTO COM O USUÁRIO Entender os processos Validar as necessidades Planejar o atendimento Garantir a entrega GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O USUÁRIO Vivenciar o quotidiano do usuário Modelar os processos do negocio Analisar desempenho dos processos Avaliar a melhor atuação da TI Registrar e priorizar demandas Planejar e negociar entregas Acompanhar o desenvolvimento Acompanhar a transição CONTROLE DE APLICAÇÕES Preparação do dados fontes Coleta e entrada de dados fonte Teste de acuracidade, completeza e autenticidade Integração e validação do processamento Revisão dos resultados, reconcialiação e tratamento de erros Integridade e autenticação das transações

8 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Modelo de tecnologia de negocio  direcionamento de tecnologia de negicio  SOLUÇÃO TECNOLÓGICA REQUISITOS DE CONTROLE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO TI NEGÓCIO NEGÓCIO PLANEJAR E ORGANIZAR REQUISITOS FUNCIONAIS ADQUIRIR E IMPLEMENTAR ENTREGAR E SUPORTAR SERVIÇOS DE TI REQUISITOS DE CONTROLE MONITORAR E AVALIAR CONTROLE DA APLICAÇÃO Cobit 4.1

9 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Modelo de tecnologia de negocio  direcionamento de tecnologia de negicio  SOLUÇÃO TECNOLÓGICA REQUISITOS DE CONTROLE  Acompanhamento do deempenho PROCESSO DA TECNOLOGIA DE NEGOCIO ESTRATÉGIA PROCESSO ESTRUTURA AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE CULTURA notas Caminhos Como começar Impacto Para facilitar a mudança

10 TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Modelo de tecnologia de negocio  direcionamento de tecnologia de negicio  SOLUÇÃO TECNOLÓGICA REQUISITOS DE CONTROLE  Acompanhamento do deempenho PROCESSO DA TECNOLOGIA DE NEGOCIO ESTRATÉGIA Plano de evolução de TI por área de negocio A priorização é baseada em valor agregado Alinhamento entre os planos da empresa e da TI Estratégia permanentes e estratégias situacionais A mudança se justifica pelos níveis de serviços desejados A empresa tem uma arquitetura tecnológica definida PROCESSO Os processos são definidos e medidos Há indicadores genéricos de negocio (multiprocesso) A melhoria continua coexiste com a inovação A gestão da empresa tem como foco os processos Gestão de custos pelo desempenho das atividades A BT acompanha a evolução das tecnologias A BT promove a evolução do uso das tecnologias ESTRUTURA Niveis de competência distribuidos pela empresa Independência relativa das unidades de negocio BT provê acompanhamento e gestão de recursos As unidades de negocio aceitam a orientação da BT Mobilidade dos recursos humanos Mobilidade dos recursos não humanos Gestão de competência integrada à processos AVALIAÇÃO DE PERFORMANCE Os processos são monitorados em termos de resultado A BT é justificada em termos de resultado As atividades de BT são de conhecimento geral Os custos podem ser analisados pelos fatos gerados As ferramentas de BI são de dominio geral As pessoas têm remunerção dependente dos resultados Os critérios de performance são de dominio geral CULTURA Oportunidades de carreira e capacitação disponivel Divulgação de responsabilidades e de resultados Orientação para a inovação Orientação para a colaboração Os planos são de conhecimento geral As avaliações pessoais são sempre objetivas O uso da tecnologia é uma criação coletiva Como começar o caminho? Crie uma de de gestão de relacionamento composta de Analistas de Tecnologia de Negócio Promova o conhecimento das caracteristicas do negocio e discussão do que aTI pode fazer por ele Identifique barreiras e aliados Utilize serviços externos como modelo para liberar os recursos com expertise na empresa Assuma a liderança da mudança tecnologica


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