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PublicouLuca Paes Alterado mais de 10 anos atrás
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Relações Interpessoais e Desenvolvimento Comportamental
Silvana Maia Borges Psicóloga – CRP.: 07/15.263
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Qual o perfil esperado/exigido dos profissionais na atualidade?
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Qual o perfil esperado/exigido do Gestor de Unidade Móvel?
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Importante: Desfazer percepções inadequadas: compromisso de todos os profissionais!
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Caminho para a mudança de percepção!
Profissionalização Caminho para a mudança de percepção! Comportamento Atendimento Qualificação Ética Comprometimento
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RELAÇÕES INTERPESSOAIS
RELAÇÃO INTRAPESSOAL
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Relação Intrapessoal Refere-se ao ser interno (os desejos, as angustias, percepções, os conflitos, as alegrias), ou seja tudo que se relaciona aos próprios sentimentos. A partir dos estímulos internos é que nos mostramos ao mundo. A relação consigo mesmo é de extrema importância. Pode-se dizer que é o nosso alicerce.
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O que o nosso comportamento nos traz como consequências?
Qual a percepção que temos de nós mesmos? Qual a imagem que passamos para as pessoas? O que o nosso comportamento nos traz como consequências?
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Como está a minha relação intrapessoal?
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Relações Interpessoais
Relações Humanas ou relações interpessoais se refere a qualquer tipo de relação estabelecida entre duas ou mais pessoas. É em torno dessas relações que se estabelecem os conflitos entre as pessoas. A base das “trocas” existentes nas relações interpessoais é o comportamento. Por meio dele avaliamos as pessoas e formamos concepções acerca delas.
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Como estão as minhas relações interpessoais?
Roda da Vida
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MOTIVAÇÃO O que lhe motiva?
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Motivação ≠ Estímulo ou Incentivo
Motivo para ação. Serve para garantir/buscar objetivos – ter foco. Motivação ≠ Estímulo ou Incentivo Pessoa auto-motivada geralmente é bem sucedida em suas relações, de modo geral (familiares, profissionais, sociais).
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A Motivação é gerada por necessidades! Quais são estas necessidades?
Maslow – necessidades geram motivação.
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Pirâmide de Maslow
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Só as necessidades motivam o comportamento humano. Elas são individuais.
Além disso, vale lembrar que o homem saudável é motivado.
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É importante compreender a motivação porque ela influenciará diretamente os nossos comportamentos.
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Importante também: Esteja sempre atento as suas motivações, comportamentos e ao seu temperamento!
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Temperamentos Sanguíneo Colérico Fleumático Melancólico
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Sanguíneo Pessoa que se reconhece pela vivacidade, por ser ativa, alegre e com vontade de viver. Caminha de modo desenvolto, seus músculos são ágeis. O modo de falar é vivaz e o olhar é aberto. Os sentimentos ocupam parte importante em sua vida. Pontos favoráveis: comunicativo; simpático; compreensivo... Pontos desfavoráveis: indisciplinado; exagerado; impulsivo; barulhento...
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Colérico Pessoa brusca, enérgica, irritável, que despreza tudo aquilo que é delicado e sensível. Seu comportamento também é mais enérgico e os músculos mais esticados. O rosto é teso, o olhar freqüentemente fixo e os lábios fechados. Seu modo de falar é veloz, sintético e o tom de voz é geralmente um pouco alto. Privilegia o movimento e não os sentimentos. Pontos favoráveis: enérgico; independente; prático; audacioso... Pontos desfavoráveis: sarcástico; impaciente; prepotente; intolerante; insensível...
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Melancólico Prefere permanecer imerso nos sentimentos e reprime quase completamente o movimento. É um sonhador pensativo, que não encontra alegria na vida e, assim, tende a procurar a solidão. Seu caminhar é lento, arrastado e seu jeito de falar monótono. Pontos favoráveis: Minucioso; sensível; idealista; leal... Pontos desfavoráveis: pessimista; teórico; confuso...
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Fleumático Como o melancólico, também é lento, “pesado” e freqüentemente desajeitado, diferenciando-se do melancólico por sua passividade. Seu olhar é sem expressão, seu modo de falar é lento e incerto. É uma pessoa lenta, seja nos afetos, seja nos movimentos. Diz-se que é a “calma indiferente”. É uma pessoa difícil de ser motivada e na tomada de decisão (necessita pensar longamente sobre tudo). Pontos favoráveis: Calmo; tranquilo; conservador... Pontos desfavoráveis: Temeroso; indeciso; introvertido; desmotivado...
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Qual o meu temperamento predominante?
Teste para analisar o seu temperamento.
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É importante compreender o temperamento que nos caracteriza para poder “lapidá-lo”!
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COMPORTAMENTO
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O comportamento é a conduta. É por meio dele que somos conhecidos...
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O nosso comportamento é o resultado de nossas cognições mais o ambiente que nos cerca. Além disso, nossas ações também sofrem reflexos, da nossa personalidade (temperamento + caráter).
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Não esqueça...
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7% - pelas palavras 38% - pela voz 55% - linguagem corporal
Estudos revelam que em uma comunicação interpessoal, a mensagem é transmitida da seguinte forma: 7% - pelas palavras 38% - pela voz 55% - linguagem corporal Fonte: Guglielmi, 2009.
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CONFIANÇA! Resumindo... Esteja atento ao seu comportamento,
pois ele deve ser usado para gerar CONFIANÇA! Obs.: Comunicação nas Redes Sociais e mídias...
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Cuidados no comportamento no trabalho:
Apresentação pessoal (higiene, barba, cabelos, unhas, uniformes, roupas adequadas ao ambiente formal) Postura profissional Linguagem corporal (gestos, expressões, tom de voz) Vocabulário (gírias/linguagem técnica) Ética (sigilo, discrição, honestidade)
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Cuidados no comportamento no trabalho:
Saber OUVIR! Empatia Trabalhar em equipe Flexibilidade Abertura para novos conhecimentos Cordialidade Pontualidade Resiliência
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Dinâmica sobre empatia
Descrever uma situação difícil que já enfrentou na sua profissão/trabalho. Não colocar o seu nome!
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E não esqueça... A nossa Competência Emocional fará muita diferença nas nossas relações.
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Ilustração da Competência Emocional: “História do Raul e do Penna”
Max Gehringer
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EMPREGABILIDADE
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Além disso, deve ser capaz de ter
EMPREGABILIDADE Para trabalhar, precisamos ter condições de empregabilidade. Empregabilidade: Capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmicas do mercado de trabalho. Além disso, deve ser capaz de ter COMPETÊNCIAS GLOBAIS...
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Levar em consideração:
Fatores físicos Fatores pessoais Fatores Psicológicos Fatores Sociais
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O bom profissional hoje tem que apresentar:
Autopercepção
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Objetivos profissionais e pessoais pré-estabelecidos – Planejamento de Carreira.
Onde quero chegar???
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Flexibilidade/Inovação/Empatia/Pró-atividade/Assertividade/Resiliência
Empregabilidade: Conjunto de competências e habilidades necessárias para manter-se empregado! Flexibilidade/Inovação/Empatia/Pró-atividade/Assertividade/Resiliência Nossos Talentos estão relacionados a empregabilidade.
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Um dos pontos mais importantes da empregabilidade:
Relações interpessoais Características comportamentais
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E para manter-se no mercado de trabalho, três fatores devem ser desenvolvidos:
Conhecimento Atitude Perspectiva
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Bases da Empregabilidade: TROCAR O COMPORTAMENTO PASSIVO
(Competências Necessárias) 1 - Agregar valor e contribuir para a organização(contribuição valiosa, relevante) 2 - Ser responsável (assumir compromissos pela empresa e responder por eles, trazendo soluções) 3 - Ser leal (vestir a camiseta, criar confiabilidade) 4 - Ter iniciativa pessoal e senso empreendedor. TROCAR O COMPORTAMENTO PASSIVO PELA AÇÃO!
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Escolher uma frase e comentar Reflexão sobre a mensagem transmitida
Vídeo Escolher uma frase e comentar Reflexão sobre a mensagem transmitida
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Além do que já foi exposto, precisamos compreender alguns aspectos referentes aquilo que hoje, cada vez mais, as empresas estão atentas: ATENDIMENTO
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O que leva um cliente a abandonar uma empresa?
Fonte: National Retail Merchants Association.
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Investir em Atendimento é realizar ações de Marketing Pessoal!
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Mas o que é ATENDIMENTO?
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Na verdade, atualmente busca-se satisfazer o cliente,
não apenas atendê-lo! Qual a diferença?
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Fazer o esperado acerca do serviço/informação/produto.
Atender Fazer o esperado acerca do serviço/informação/produto. Satisfazer Fazer o desejado acerca do serviço/informação/produto.
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Atendimento = Satisfação
Atender bem Agrega valor aos produtos/serviços Retém e fideliza clientes
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é vender mais, lucrar mais! criar experiências de satisfação!
Atender melhor é vender mais, lucrar mais! Lembre-se, atender é criar experiências de satisfação!
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avaliando seus valores!
Mas como satisfazer o meu cliente? Conhecendo-o e avaliando seus valores! Necessidades cultura motivações...
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Mensagem Final (reflexão)
O Lobo Trecho de um livro de Billy Graham Ilustração de Gavin Aung Than
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Finalização e Agradecimentos
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