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Conhecimentos e práticas de educação no Brasil colonial.

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1 Conhecimentos e práticas de educação no Brasil colonial

2 “ Os filhos de homens que tiveram a desgraça de nascerem e serem criados no Brasil não herdaram de seus pais os estímulos de honra (...), mas se adaptaram de boa vontade aos costumes dos negros, gentios e mais gente ridícula que há nesta terra(...)”. Basílio de Brito Malheiro do Lago (1806)

3 O processo civilizatório brasileiro Número significativo de etnias indígenas; Transferência de nativos africanos escravizados para a colônia; Colonização europeia: portugueses, franceses, holandeses, alemães e espanhóis; Diminuta população de mulheres brancas; Século XVII: expansão da população nascida no Brasil: brancos, negros e mestiços; Diversidade religiosa: beneditinos, franciscanos carmelitas, oratorianos e jesuítas; Predominância jesuítica.

4 Ação pedagógica Conversão dos índios, formação teológica para religiosos e educação dos filhos dos colonizadores; Pregação, o ensino de orações, cantos e ofícios, alfabetização e o ensino formal do latim que ocorriam em igrejas, missões, oficinas, colégios e seminários. Empreendimentos educativos individuais de mestres leigos e de clérigos e de mulheres leigas para a educação feminina (VEIGA, 2007).

5 A ação civilizadora dos jesuítas “Ir” e “ensinar” para cristianizar (Luiz Gonzaga Cabral): “Ir” significava o triunfar das distâncias físicas e o “ensinar” significava o triunfo da inteligência e o objetivo final, “cristianizar”, o triunfo da vontade. Integrados à perspectiva colonial de reordenar espaços e transformá-los em locais de fixação material e cultural, os jesuítas desenvolveram formas diferenciadas de ocupação. Igrejas e colégios se tornaram referências e marcos fundadores da civilização cristã, misturados às câmaras municipais, locais de comércio,cadeias e outros símbolos da cultura leiga.

6 Os colégios coloniais concentravam diferentes ações: alfabetização dos indígenas, ensino das artes e ofícios para indígenas e escravos, ensino da gramática latina para filhos de colonizadores e pretendentes ao clero, cultivo de hortas e pomares e criação de animais; Em 1551, na capitania de São Vicente, o padre Leonardo Nunes fundou um colégio para ensinar os meninos das aldeias indígenas a ler, escrever, fazer contas, cantar e tocar flauta. Os mais inteligentes recebiam lições de latim. Órfãos vindo de Lisboa também frequentavam as aulas para estimular a aproximação dos indiozinhos com o “mundo civilizado”.

7 Tipos de catequese Parenética: pregação coletiva nas missas e festas religiosas; Dialogada: dirigida aos indígenas e escravos; Missionária: Tinha lugar nas missões e incluía os rituais de batizados e da comunhão; Escrita: realizada por meio de perguntas e repostas muito simples e breves constantes dos compêndios de Anchieta e de outros padres; Poética: incluía a música, o canto, a dança e a arte dramática. Principal estratégia para afeiçoar os índios à doutrina cristã.

8 Ratio Studiorum Texto definitivo publicado em 1599. Estudos superiores: teologia moral, teologia dogmática- carreiras eclesiásticas- e estudos de filosofia e matemáticas para aspirantes às carreiras liberais. Estudos inferiores: Artes liberais com ênfase no trivium ( gramática latina, humanidades e retórica).


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