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Teorias Evolucionistas III

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Apresentação em tema: "Teorias Evolucionistas III"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Evolucionistas III
Prof. Daiane Amorim

2 Formação de Espécies

3 Formação de Espécies 1.° Uma população A vive em um ambiente homogêneo. 2.° Uma modificação ambiental provoca a migração da população para ambientes diferentes. Assim, a população A divide-se em A1 e A2, que migram para ambientes diferentes. 3.° Isoladas geograficamente e submetidas a pressões seletivas diferentes, tais populações passam a constituir raças geográficas ou subespécies.

4 Formação de Espécies 4.° Com o passar do tempo, aumenta a diferenciação genética entre A1 e A2, provocando isolamento reprodutivo. 5.° As raças A1 e A2 voltam a se reunir na mesma região, mas, devido ao isolamento reprodutivo, elas não se misturam. A1 e A2 são reconhecidas como espécies distintas.

5 Especiações Especiação
É o fenômeno pelo qual novas espécies são formadas a partir de uma espécie ancestral comum. Para que isso aconteça, são necessários, respectivamente, o isolamento geográfico e o isolamento reprodutivo.

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7 Mecanismos de especiação
A especiação resulta em grupos de diferentes espécies, pois os diferentes grupos não mais conseguem se cruzar livremente, existindo mecanismos biológicos que impedem a reprodução. Tais mecanismos são classificados em: Pós-zigóticos (Impedem formação de indivíduo reprodutivamente viável) Pré-zigóticos (Impedem fecundação) Incompatibilidade órgãos reprodutivos. Incompatibilidade bioquímica entre gametas. Diferença comportamental. Mortalidade do embrião após fecundação. Inviabilidade do híbrido. Esterilidade do híbrido.

8 Especiações Isolamento geográfico A separação física de subpopulações de uma espécie. As barreiras que isolam as subpopulações podem ser o rio que corta uma planície, um vale que divida dois planaltos ou um braço de mar que separe ilhas e continentes

9 Especiações Diversificação gênica A progressiva diferenciação do conjunto gênico de subpopulações isoladas. A diversificação gênica é provocada por dois fatores: pelas mutações, que introduzem alelos diferentes em cada uma das subpopulações isoladas e pela seleção natural, que pode preservar conjuntos de genes em uma das subpopulações e eliminar conjuntos similares em outra que vive em ambiente diverso.

10 Especiações Isolamento reprodutivo Resulta da incapacidade, total ou parcial, de membros de duas subpopulações se cruzarem, produzindo descendência fértil. Em geral, depois de um longo período de isolamento geográfico, as subpopulações se diferenciam tanto que perdem a capacidade de cruzamento entre si, tornando-se reprodutivamente isoladas.

11 Mecanismos de especiação
Pré-zigóticos : Impedem o contato sexual entre as espécies, logo não há união de gametas. a.Habitacional – Espécies localizam-se em hábitats diferentes. b.Sazonal – Espécies possuem períodos reprodutivos em diferentes estações do ano. c.Etológico – Diferenças de comportamento impedem os rituais de acasalamento. d.Mecânico – Diferenças estruturais nos órgãos reprodutores impedem a fecundação.

12 Mecanismos de especiação
Pós-zigóticos – O zigoto é formado, mas os híbridos perdem ou reduzem a fertilidade ou viabilidade de seus descendentes. a.Inviabilidade do híbrido – O híbrido é abortado ou nasce com anomalias e morre. b.Esterilidade do híbrido – O híbrido nasce estéril.

13 Filogenia As “ genealogias de seres vivos “ imaginadas por Darwin, atualmente chamadas de árvores filogenéticas ou filogenias.

14 Filogenia Filogenia : representadas por árvores filogenéticas.
História da descendência de um grupo de organismos do seu ancestral comum. Relações de parentesco evolutivo entre os seres vivos. Semelhanças são decorrentes do fato de todos terem ancestrais comuns.

15 Classificação Classificação e Parentesco Evolutivo

16 Filogenia A cladística
São hipóteses pela construção de cladogramas ( do grego clados, ramo, divisão), representações gráficas em forma de árvore nas quais são mostradas às relações filogenéticas entre os grupos de seres vivos considerados. Os cladogramas são semelhantes às árvores filogenéticas.

17 Filogenia

18 Mensagem “Hoje, início do século XXI, o exercício da reflexão está atrofiado e o senso crítico não é exercitado. Tanto a autenticidade como a coerência são raras. Os jovens são apenas alunos, não estudantes.” Isaías Raw Sejam estudantes, pois o conhecimento de todos vocês ( seja qual for a área) pode diminuir o sofrimento da humanidade.


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