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“Violência no Ambiente Escolar” Especialista em Bullying/Cyberbullying

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Apresentação em tema: "“Violência no Ambiente Escolar” Especialista em Bullying/Cyberbullying"— Transcrição da apresentação:

1 “Violência no Ambiente Escolar” Especialista em Bullying/Cyberbullying
Profa. Dra. Cléo Fante Especialista em Bullying/Cyberbullying PROGRAMA ANTIBULLYING EDUCAR PARA A PAZ - PROFA. CLEO FANTE- DIREITOS RESERVADOS

2 A prevenção começa pelo conhecimento
Formação específica do profissional para tratar o tema Violência e sua prevenção

3 É um fenômeno complexo e reflexo da violência social.
Violência Escolar É um fenômeno complexo e reflexo da violência social. Formas de Violência Escolar: Violência na escola Violência à escola Violência da Escola

4 Manifestações de Violência
Danos ao patrimônio: podem ser identificados contra a parte física da escola, como as pichações, depredações, arrombamentos, além de ameaças de bombas e sabotagens. Ações contra os bens alheios: furtos, roubos, danificações. Uso e tráfico de drogas: consumo e venda de drogas, no ambiente escolar ou fora dele.

5 Manifestações de Violência
Violência interpessoal: ocorre entre os indivíduos, onde os mesmos podem atuar como vítimas e autores da própria violência. Conflitos, incivilidades, ameaças, gangues. Assédio moral: envolve os profissionais Bullying: envolve os estudantes

6 LEI , de 6 de novembro de 2015 Art. 1o Fica instituído o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional. § 1º. No contexto e para os fins desta Lei, considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

7 Bullying: Critérios de Identificação
Quando uma ação pode ser identificada Intencionalidade de causar danos Persistência e continuidade das agressões contra o mesmo alvo Ausência de motivos que justifiquem os maus-tratos Desequilíbrio de força ou poder entre as partes Prejuízos resultantes às vítimas

8 Reconhecimento de Envolvidos
Vítimas típicas Vítimas provocadoras Vítimas agressoras Agressores Espectadores

9 Bullying virtual é ainda mais nocivo.
Cyberbullying Bullying virtual é ainda mais nocivo.

10 Consiste na produção e publicação de imagens sensuais e sexuais, especialmente por meio de celulares. Nessa modalidade é comum os jovens exibirem seus corpos nus, seminus ou seus órgãos genitais, seguidos de mensagens de texto eróticas ou pornográficas, bem como, vídeos de sexo explícito.

11 Impactos da Violência Escola Família Governo Sociedade Vítimas
Espectadores Autores Escola Governo Sociedade

12 Possibilidades de Atuação

13 1. Clima Escolar Melhora o desempenho acadêmico.
O clima escolar interfere na convivência e no surgimento de manifestações de violência ou não. Melhora o desempenho acadêmico. Melhora a motivação e autoestima dos estudantes e docentes. Diminui o absentismo escolar e laboral. Melhora o desenvolvimento pessoal e social. Previne condutas de risco, atuando como um fator protetor, diminuindo a agressão e a violência escolar.

14 Clima Escolar Autoritário
A sensação de segurança dos alunos é moderada, especialmente em ambientes supervisionados pelos professores. Problema: o controle de qualquer conflito está centrado nos professores, que de forma autoritária, formula, cobra as regras e atribuem punições aos que não as cumprem. Atitudes dos adultos: vigilância e punição, garantindo o respeito, a justiça e a tolerância.

15 Resultados Meninos e meninas dependentes dos adultos e falta de confiança em suas relações. Sentem-se constantemente avaliados, julgados e vigiados pelos adultos. Acreditam que descumprindo regras serão punidos. Estudantes: nada fazem para resolver os conflitos ou deter a violência, evitando-se assim, problemas com a autoridade.

16 Clima Negligente A sensação de segurança dos alunos é baixa ou inexistente, devido ao alto índice de manifestação de violência. Problema: pouco ou nenhum envolvimento dos professores para auxiliá-los na resolução de conflitos. Atitudes dos adultos: omissão, deixam que os alunos resolvam seus problemas.

17 Resultados Meninos e meninas não podem contar com os adultos, sentem-se inseguros na escola. Acreditam na impunidade, caso descumpram qualquer regra. Utilizam diferentes formas de violência para resolver os conflitos. Alunos: preferem unir-se aos que praticam violência, fazendo uso da força física ou ignoram a situação, omissão.

18 Clima Coeso/Harmônico
A sensação de segurança é alta. Os alunos se sentem protegidos e cuidados por seus professores. As regras são significativas, construídas coletivamente e as sanções por reciprocidade. Atitudes dos adultos: estabelecem relação de confiança; oportunizam a reflexão, a participação e a tomada de decisões; estimulam a autonomia e a proatividade.

19 Resultados Meninos e meninas podem contar com os adultos, sentem-se pertencentes à escola. Compreendem as regras e, geralmente, as cumprem. Utilizam meios não violentos na resolução de conflitos. Alunos: auxiliam os colegas e os defendem sem o uso da força física ou outras formas de violência.

20 2. Relações Sociais A convivência em sala de aula é decisiva para que as crianças se sintam aceitas, pertencentes, respeitadas e seguras em todos os espaços da escola. Acolhimento = pertencimento Respeito = aceitação Amizade = confiança As relações sociais saudáveis são essenciais entre professores, estudantes e funcionários.

21 Relações Sociais mais empáticas
Em escolas escocesas a presença de crianças pequenas aumenta o nível de empatia entre os alunos e reduz níveis de agressividade

22 Relações Sociais menos agressivas
Um colégio em Kansas City, nos EUA, resolveu inovar para diminuir os casos de bullying. Alguns educadores estão utilizando cachorros para ensinar às crianças que não é legal maltratar o coleguinha. Cães são usados para diminuir casos de bullying

23 3. Práticas Educativas Autores: ações focadas no respeito e na valorização do outro, na amizade e na empatia. Autorregulação emocional Vítimas: ações focadas no favorecimento da autoestima, autoconfiança, autoaceitação, nos vínculos afetivos, na extroversão. Valorização pessoal Testemunhas: ações focadas no fortalecimento da amizade, na solidariedade, cooperação, integração entre as pessoas. Melhorar uns aos outros

24 4. Ações Integradas

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