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ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL Profª. Mari De-Lazzari.

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1 ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL Profª. Mari De-Lazzari

2 Introdução  Jovens em situação de risco social  Moradores de periferias urbanas  Renda insuficiente  Contexto violento  Desestrutura familiar  Educação de má qualidade  Propensão à violência A pesquisa comprovou a influência da educação no comportamento dos alunos. Constatou-se no primeiro ensaio que quando ocorre o investimento de 1% na educação, 0,1% do índice de criminalidade é reduzido. Porém, para isso, é necessário que a escola funcione como um espaço para desenvolver conhecimento, pois, no segundo ensaio, foi observado que escolas com traços da violência, como depredação do patrimônio, tráfico de drogas, atuação de gangues, entre outros, podem influenciar a manifestação do comportamento agressivo nos alunos. Investimento em educação reduz criminalidade

3 Esporte: uma outra visão...  Concepção tradicional  Habilidades físicas  Rendimento  Saúde  Competitividade  Concepção moderna  Coesão social  Potencialidades individuais O esporte aliado a educação é uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens em situação de risco, pois este se manterá ocupado com atividades prazerosas e não estará ocioso nas ruas ocupando o seu tempo aprendendo o que não deve. Ao negar a alguém o acesso a uma educação de qualidade, se comete uma agressão contra a cidadania, e inegavelmente o esporte e a cultura devem ser favorecidos pois facilitam o processo educativo. Educação e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social.

4 Esporte: um instrumento educacional  Preencher construtivamente o tempo ocioso  Elemento de motivação e autoestima  Melhoria do rendimento escolar  Proteção e resgate social Unesco: programas de apoio ao esporte reduzem criminalidade em 30% De acordo com Agnelo, a prioridade dessa política é a democratização do acesso. Ele destacou os programas Segundo Tempo (que oferece atividades esportivas e educativas no horário contrário ao das aulas), que já atende 800 mil crianças, e o de descoberta de talentos esportivos de jovens de 10 a 15 anos. Explicou que cada região do país terá centros de alto rendimento, onde uma modalidade esportiva receberá maior incentivo.

5 Esporte: um instrumento educacional  Desenvolvimento da cidadania  Canal de socialização positiva  Disseminação de valores culturais, comunitários e cognitivos  Respeito à diversidade  Trabalho em equipe “Comecei dando aula no Centro Comunitário da Rua 02, há 34 anos e depois o projeto foi crescendo e indo para outros locais. Eu fazia muitas rodas no largo do Boiadeiro e quase toda galera da Rocinha foi meu aluno. Tenho alunos viajando para fora do Brasil, levando capoeira. Estou formando aqui professores e cidadãos para vida. A capoeira é uma riqueza para esses jovens, aqui ele aprende falar inglês, tocar instrumentos e aprendem nossa cultura. Meu sonho é poder ter uma sede aqui dentro para ministrar diversos cursos para criançada, com lanche e almoço, um espaço com diversos saberes”, diz Mestre Manel, fundador do Acorda Capoeira. Esporte e educação: caminhos para transformação e inclusão social

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8 Medidas de intervenção  Ampliação de políticas públicas de incentivo à prática esportiva  Programa Bolsa Atleta (Ministério do Esporte)  Valorização da prática esportiva no currículo escolar  Qualificação dos profissionais  Infraestrutura e instrumentos de trabalho  Ampliação da atuação das ONGs em áreas de risco social


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