A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Componente Afetivo e Situacional no Comportamento Alimentar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Componente Afetivo e Situacional no Comportamento Alimentar"— Transcrição da apresentação:

1 Componente Afetivo e Situacional no Comportamento Alimentar
Educação e Intervenção Nutricional - Profa. Léo

2 Componente Afetivo no Comportamento Alimentar

3 Componente Afetivo Corresponde ao que sentimos sobre os alimentos e as práticas alimentares. Atitudes: que desenvolvemos aos alimentos e por conseqüência em nossa alimentação, motivos intrínsecos relacionados a inúmeros valores: sociais, culturais, familiares e etc.

4 Componente Afetivo X Necessidades
Necessidade: é uma condição no interior do indivíduo, que o dinamiza e predispõe para certos tipos de comportamentos. Necessidades Fisiológicas: manisfestam-se como impulsos Fome; Sede; Sono; Sexo; Evacuação; Exercitar-se etc.

5 Componente Afetivo X Necessidades
Necessidades Psicológicas: manisfestam-se como desejos Segurança: sentir que nossas necessidades podem ser satisfeitas; Afeto: desejamos relações de afeições recíprocas com as pessoas; Auto-estima: desejo de sentir que o que somos e fazemos está de acordo com o nosso autoconceito;

6 Componente Afetivo X Necessidades
Aprovação social: desejo de pertencer a um grupo e sentir que este grupo nos aprova; Auto-realização: desejo de desenvolver nossa potencialidade. Motivo: necessidade sentida. Motivar: despertar os motivos para um comportamento desejado. Incentivo: evento que leva a pensar no objetivo desejado, que desperta o motivo.

7 Componente Afetivo X Necessidades
Incentivos: podem ter menor ou maior força motivadora, pois depende do condicionamento que o indivíduo foi submetido. A força motivadora de um incentivo depende do valor que se atribui a ele e também dos valores intrínsecos do comportamento de um indivíduo.

8 Comportamento X Dieta Alguns Incentivos Motivação
Benefício para saúde: Estética: Prestígio social: Economia: Praticidade: Motivação segurança e auto-estima afeto, auto-estima, aprovação social auto-estima, aprovação social e auto realização segurança auto-estima, segurança e auto realização

9 Componente Afetivo X Comportamento Alimentar
Os afetos são definidos como emoções, sentimentos, e podem ser considerados dentro de uma ordem que varia do prazer ao desprazer; O comportamento alimentar por vezes assume a configuração de comer compulsivo, em busca de um preenchimento de algo que lhe falta, como por exemplo aprovação, amor, atenção ou reconhecimento.

10 Componente Situacional do Comportamento Alimentar

11 Componente Situacional
O comportamento alimentar é formado por três componentes: cognitivo, afetivo e situacional. O componente situacional, está mais relacionado ao contexto social, econômico e padrões culturais;

12 Componente Situacional
Normas sociais e padrões culturais: constituem as regras básicas de comportamento que devem ser seguidas por um indivíduo pertencente a um grupo.Ex: (existe uma norma para se utilizar um determinado alimento). Apoio estrutural: representa a presença ou ausência do alimento ao alcance do indivíduo, está ligado a fatores econômicos. Ex: (produção até aquisição do alimento: produção de frutas NE brasileiro é insuficiente pela seca)

13 Componente Situacional
Coerção social: consiste no reforço positivo ou negativo dado pelo meio social às práticas alimentares de uma pessoa em particular.Ex: (comer ovos e bacon no café da manhã/indivíduos americanos)


Carregar ppt "Componente Afetivo e Situacional no Comportamento Alimentar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google