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Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos

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Apresentação em tema: "Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos"— Transcrição da apresentação:

1 Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos
Ambiente Geral Economia Tecnologia Sócio Cultural Politico Legal Ambiente Específico Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos Ambiente Interno R. Material / Físico R. Financeiro R. Tecnológico R. Humano Marketing Produção

2 Empresas não são instituições isoladas elas interagem como o meio onde estão inseridas.
E para entender o contexto da existência da empresa é preciso analisar tanto o ambiente interno como externo da organização.

3 AMBIENTES INTERNOS

4 Recursos Materiais e Físicos: são as matérias-primas, edificações, maquinários e demais recursos que permitem as empresas produzir os bens e serviços que elas se propõem. Recursos Humanos: é formado pelo principal elemento de uma empresa: as pessoas. Atualmente as pessoas são consideradas como o maior diferencial, sendo chamado também de capital intelectual.

5 Recursos Financeiros: compreende toda a entrada e saída de capitais da empresa, representada pelo fluxo de caixa. Recursos Tecnológicos: são todos os processos que permitem fabricar ou vender um produto ou prestar um serviço. É aquilo que permite a empresa transformar a matéria-prima num produto acabado ou num serviço prestado.

6 AMBIENTES EXTERNOS

7 AMBIENTE GERAL

8 AMBIENTE GERAL Ambiente Geral é aquele que influência a empresa, mas não sofre influência direta das empresas, decisões nas empresas não podem afetar o ambiente geral São as tendências de ordem econômica, tecnológica, sociocultural e política que afetam indiretamente todas as organizações.

9 1 Economia A situação da economia de um país afeta quase todas as organizações que nele atuam. Economia em crescimento os consumidores possuem mais dinheiro para gastar e um maior número de produtos é comprado e vendido.

10 2 Tecnologia Tecnologia é um termo abrangente para o conhecimento, as ferramentas e as técnicas utilizados para transformar insumos (matéria-prima, informação e assim por diante) em bens e serviços (produtos).

11 3 Componente sociocultural
O componente sócio cultural do ambiente geral refere-se às características demográficas, ao comportamento geral, às atitudes, às crenças ou os valores das pessoas em uma determinada sociedade. Hábitos Alimentares

12 4 Componente político legal
O componente político-legal inclui a legislação, a regulamentação e as decisões dos tribunais que disciplinam e regulam o comportamento empresarial.

13 AMBIENTE ESPECÍFICO OU OPERACIONAL

14 AMBIENTE ESPECÍFICO OU OPERACIONAL
Cada organização também possui um ambiente específico exclusivo ao setor a que pertence e que afeta diretamente o modo como conduz seus negócios rotineiramente. É composto por clientes, concorrentes, fornecedores, regulamentação do setor e grupos de defesa de interesses.

15 1 Atuação dos Clientes Os clientes adquirem bens e serviços. As empresas não conseguem sobreviver sem o apoio dos clientes.

16 2 Atuação dos Concorrentes
Concorrentes são empresas do mesmo setor que vendem aos clientes bens ou serviços similares (consumidores de automóveis, atenção de telespectadores).

17 3 Atuação dos fornecedores
Fornecedores são empresas que suprem recursos de ordem material, humana, tecnológica e financeira para outras empresas. A dependência do fornecedor A dependência do comprador Comportamento oportunista Comportamento baseado no relacionamento

18 4 Grupos Representativos
a)Regulamentação do setor industrial Regras que disciplinam as práticas e os procedimentos de setores e empresas. b)Grupos de defesa

19 MATRIZ SWOT

20 Uma das ferramentas que possibilita esta analise ambiental é a matriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

21 Strengths Força (Melhorar)
Fatores Negativos (Atrapalha) Fatores Positivos (Ajuda) Strengths Força (Melhorar) Weaknesses Fraquezas (Modificar) Oporttunities Oportunidades (Explorar) Threats Ameaças (Enfrentar) Fatores Internos (Organização) Fatores Externos (Ambiente)

22 FORÇAS A força descreve quais as competências mais fortes da empresa, aquelas que estão sobre sua influência. Uma forma de encontrá-las é utilizando as seguintes perguntas: O que você faz bem? O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando? Quais são os recursos que você tem? O que possui melhor que seus concorrentes? O que faz os clientes voltarem à sua empresa?

23 FRAQUEZAS As fraquezas são as competências da empresa mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva. Meus funcionários são capacitados para suas funções? Quais são as suas deficiências? Onde eu deveria melhorar minha empresa? Por que meus clientes escolhem os concorrentes? Por que os clientes não voltam depois de uma compra? As fraquezas devem ser bem estudadas e mensuradas, pois muitas vezes é possível revertê-las em forças.

24 OPORTUNIDADES As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que a empresa não tem controle sobre elas. Novas tecnologias, novos hábitos, a falha em um serviço, podem se tornar uma oportunidade.

25 AMEAÇAS As ameaças são as forças externas que não sofrem influência da empresa e que pesam negativamente para ela. Por exemplo, para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição.

26 Strengths Força (Melhorar)
Fatores Negativos (Atrapalha) Fatores Positivos (Ajuda) Strengths Força (Melhorar) Weaknesses Fraquezas (Modificar) Oporttunities Oportunidades (Explorar) Threats Ameaças (Enfrentar) Fatores Internos (Organização) Fatores Externos (Ambiente)

27 Nova MATRIZ SWOT

28 Cria-se uma relação entre todos os Pontos Fortes e os Pontos Fracos, as Oportunidades e as Ameaças., utilizando as seguintes perguntas: Relacionando O ponto forte: ajuda a acabar com o ponto fraco ? ajuda a aproveitar a oportunidade? ajuda a minimizar o impacto da ameaça?

29 O Ponto Forte (X) ajuda a acabar com o Ponto Fraco (Y)?
1 2 3 4 5 6 7 8 PONTO FRACO (Y) O Ponto Forte (X) ajuda a acabar com o Ponto Fraco (Y)? A Sim B Não C D

30 O Ponto Forte (X) ajuda a aproveitar a oportunidade (Z)?
1 2 3 4 5 6 7 8 OPORTUNIDADES (Z) O Ponto Forte (X) ajuda a aproveitar a oportunidade (Z)? A Sim B Não C D

31 O Ponto Forte (X) ajuda a amenizar a ameaça (M)?
1 2 3 4 5 6 7 8 AMEAÇA (M) O Ponto Forte (X) ajuda a amenizar a ameaça (M)? M1 Sim M2 Não M3 M4


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