A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ilusão e a Arte da ilusão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ilusão e a Arte da ilusão"— Transcrição da apresentação:

1 A ilusão e a Arte da ilusão
Introdução aos Sistemas Multimédia/Laboratórios Multimédia FEUP/IPB – 2003/04 Mestrado em Tecnologias Multimédia Paulo Jorge de Morais Trigo

2 Introdução Tema: A ilusão e a arte da ilusão.
Como objectivo inicial pretendo que os alunos entendam essencialmente os fenómenos da visão e da percepção. Compreendam que ver não significa perceber e entendam o fenómeno da ilusão. Pretendo assim explorar o conteúdo, analisando obras de autores conhecidos que exploram o efeito da ilusão tradicional.

3 A visão e o olho humano Os olhos são o órgão da visão.
O globo ocular comporta-se como uma pequena máquina fotográfica que forma sobre a retina uma imagem diminuta e invertida que é, depois, transmitida ao cérebro. As imagens recebidas – distorcidas e invertidas, tornam-se claras para nós através do trabalho do nosso cérebro. A visão a três dimensões, é possível graças à visão binocular, isto é, ao facto de um dos olhos não ver o mesmo que o outro.

4 A percepção visual As imagens são percepcionadas globalmente.
Isto é, primeiro percebemos o conjunto formado pelos elementos visuais e só em seguida percebemos as formas isoladamente. As formas visuais tendem a agrupar-se quando estão próximas e quando são semelhantes, quer pela forma quer pelo tamanho. A atracção dos elementos visuais permite percepcionar formas que, de facto, não estão completamente definidas.

5 Pregnância da Forma/Gestalt
Gestalt é uma Escola de Psicologia Experimental, que actuou principalmente na área da teoria da forma. Segundo a Gestalt, as forças de organização tendem a se dirigir sempre à melhor forma possível, no sentido da clareza, unidade e equilíbrio, o tanto quanto permitirem as condições dadas pela imagem, ou seja, quanto melhor a forma, mais pregnância ela terá, e melhor será sua relação com o cérebro.

6 A ilusão de óptica O sistema óptico dos olhos, que também funciona de uma forma maravilhosa, acusa numerosas imperfeições. Estas, juntamente com os erros de transmissão que se verificam entre os olhos e o cérebro, assim como as falsas interpretações transmitidas por este, explicam a existência de ilusões ópticas. Arte ou engenho que mexe com nosso inconsciente deixando-nos por momentos sem saber o que está a ocorrer, ou até por longo período reflectimos sobre uma ilusão apresentada.

7 Nos olhos existe o que é denominado “ponto cego”
Por esta expressão se designa a zona em que o nervo óptico penetra na retina. Como, neste ponto, a retina não pode ter células fotossensíveis, não ocorre aqui qualquer sensação de luz. Experiência: feche o olho direito e fixe o ponto da direita com o olho esquerdo a uma distância de cerca de 25 cm. O ponto da esquerda torna-se invisível. Para encontrar a distância certa, aproxime lentamente os olhos da figura.

8 Tipos de ilusão óptica Ilusões sensoriais
Aproxime o seu rosto do desenho, até o nariz tocar, para fechar a ponte.

9 Contrastes A primeira maça parece mais escura. O mesmo se passa com os dois ratos.  

10 Contrastes Tente contar os pontos pretos

11 Ilusões por persistência de imagem
Fixe, durante 30 segundos, a imagem da esquerda da figura e logo a seguir olhe para a da direita. O fundo vermelho aparecerá agora na sua cor complementar, o verde, e a face branca tornar-se-á ligeiramente avermelhada, devido à impressão de contraste.

12 Visão das cores Olhe para baixo e diga as CORES, não as PALAVRAS
Conflito no Cérebro! O lado direito do seu cérebro tenta dizer a cor, mas o lado esquerdo insiste em ler a palavra.

13 Movimentos Focalize o ponto no centro e mova a cabeça para a frente e para trás

14 Ilusões óptico – geométricas
São linha horizontais paralelas, ou diagonais?

15 Exercício sobre ilusões geométricas
Este cubo reversível pode parecer estar em várias posições? Ambas as figuras são idênticas? O diâmetro do prato é maior que a altura do copo? O vermelho e o preto são iguais em área?

16 Exercício sobre as ilusões de óptica
A figura azul é a que tem altura e largura iguais? A linha azul nos dois desenhos têm o mesmo comprimento? A face de cada lente tem a mesma curvatura? Essa não é uma espiral, mas uma série de círculos completos?

17 Exercício sobre as ilusões de óptica
A linha vermelha e a linha azul têm o mesmo tamanho? As linhas vermelhas formam quadrados perfeitos? As intersecções das listas brancas não são mais escuras? Todos os quatro círculos têm o mesmo tom de azul?

18 Exercício sobre as ilusões de óptica
As linhas pretas têm o mesmo comprimento nas duas figuras? A distância entre a ponta da estrela e a ponta do losango mais próximo é igual ao comprimento do losango? As linhas vermelha e azul são do mesmo comprimento? Pode parecer que estamos olhando para baixo ou para cima da escada?

19 A Arte da Ilusão Imagens Duplas W. E. Hill 1915 Octavio Ocampo

20 A Arte da Ilusão Imagens Duplas Peter Brookes Charles Gillbert

21 A Arte da Ilusão Imagens Duplas Shigeo Fukuda

22 A Arte da Ilusão Imagens Impossíveis István Orosz René Magritte

23 A Arte da Ilusão Imagens Impossíveis M. C. Escher 1958 David MacDonald

24 A Arte da Ilusão Imagens Impossíveis M. C. Escher

25 A Arte da Ilusão Imagens Ocultas Archimboldo

26 A Arte da Ilusão Imagens Ocultas Donald Rust Bev Doolittle

27 A Arte da Ilusão Imagens Ocultas John Van Straalen

28 A Arte da Ilusão Curiosidades Vasarely

29 A Arte da Ilusão Curiosidades Sergio Buratto

30 Animação 1 Animação 2


Carregar ppt "A ilusão e a Arte da ilusão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google