A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Central de ar e tipos de gás.  Há vários tipos de fluidos refrigerantes, os fluidos halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Central de ar e tipos de gás.  Há vários tipos de fluidos refrigerantes, os fluidos halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos."— Transcrição da apresentação:

1 Central de ar e tipos de gás

2  Há vários tipos de fluidos refrigerantes, os fluidos halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos não halogenados, a exemplo do metano. Os mais utilizados no setor de climatização residencial e comercial são o R-22 e o R-410A (gás ecológico), R-407C.

3  Este gás incolor, mais conhecido como HCFC- 22 ou R-22  é comumente usado como fluido propelente e refrigerante.

4  O gás R410A é chamado de ecológico porque não possui CFCs (clorofluorcarbonos) - substâncias à base de cloro que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, causando danos à camada de ozônio. Ele também não é tóxico e nem inflamável.... O gás R410 A é hoje utilizado nos aparelhos com tecnologia Inverter e modelo split

5 Condicionadores de ar que utilizam gás ecológico  Existe muita gente com dúvidas sobre os aparelhos de ar condicionado que utilizam gás refrigerante ecológico, ou simplesmente gás ecológico. Nessa postagem vamos explicar o que é um gás ecológico e mostrar alguns exemplos de aparelhos que utilizam esse tipo de fluido.  O que são gases ecológicos?  Resumindo: são gases que não emitem CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias à base de cloro que são muito prejudiciais à saúde do homem e ao meio ambiente, e que também causam danos à camada de ozônio, responsável por proteger a Terra contra a radiação solar. Os outros tipos fazem ligação com substâncias da camada de ozônio, transformando seus elementos em produtos mais leves que se desprendem dela, fazendo buracos. camada de ozônio

6  Durante um tempo pensou-se ter encontrado a solução nos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), como o R-22, mas descobriu- se que eles agravam o Efeito Estufa, e inclusive existe um programa de redução exponencial desses produtos até chegar a zero em 2040.programa de redução exponencial desses produtos até chegar a zero em 2040  Já os gases ecológicos são aqueles que possuem uma medição de GWP (potencial de aquecimento global) baixíssima. Hoje os gases ecológicos são o que há de mais sustentável no mercado, os tipos mais comuns nos aparelhos de ar-condicionado são o R- 410A e o R-407C.  Recarga do gás ecológico  O manuseio de fluidos como o R410-A é semelhante ao do R-22. A diferença é que o R410-A deve ser retirado totalmente do sistema para que seja feita nova carga. Não é recomendado fazer apenas o complemento da carga de gás, e a quantidade de gás vai depender do aparelho e do fabricante.

7 Portaria nº 3.523  O uso cada vez mais comum desses gases atende às exigências do Protocolo de Montreal e da Portaria nº 3.523. Muitas empresas fabricantes de ar- condicionado já se adequaram à essas exigências. O documento trata de normas relativas à qualidade do ar em ambientes climatizados, considerando a preocupação com a saúde, o bem-estar, o conforto, entre outros.Protocolo de MontrealPortaria nº 3.523

8 Gases Ecológicos  R-410A  Este é um HFC (hidrofluorcarboneto) que foi desenvolvido para substituir o HCFC R-22. O seu GWP é de 2088, e portanto é considerado que ele não agride a camada de ozônio e possui baixíssima contribuição no Aquecimento Global. Hoje é o gás mais utilizado em condicionadores de ar do tipo split Hi-Wall – veja abaixo alguns exemplos de aparelhos populares que o utilizam.

9 Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio Dual – Inverter – LG – 220v – S4-Q09WA5WB

10 R-32 Este é um gás que ainda está sendo testado e comparado, mas que já roda em alguns aparelhos pela Europa, onde está sendo pesquisado. Ele possui um GWP mais baixo já registrado, 675. Dentre as alternativas ao R- 410A, é o com mais capacidade de refrigeração e eficiência, o que o torna bastante atraente como investimento futuro. No Brasil ele ainda não é comercializado, mas talvez estejamos olhando aqui para o próximo fluido refrigerante mais popular do mercado.já roda em alguns aparelhos pela Europa R-407C É utilizado principalmente em chillers, aparelhos de ar condicionado domésticos e comerciais e bombas de calor.


Carregar ppt "Central de ar e tipos de gás.  Há vários tipos de fluidos refrigerantes, os fluidos halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google