A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 08: A liberdade do evangelho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 08: A liberdade do evangelho"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 08: A liberdade do evangelho

2 A liberdade do evangelho
Lição 08 A liberdade do evangelho

3 Objetivo Mostrar ao estudante da Escritura, com base em Gálatas 4:21-5:1, que devemos fugir de tentar alcançar a salvação por meio da obediência à lei, pois este é um tipo de escravidão.

4 Texto-base Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. (Gl 4:21-22)

5 Introdução Paulo conclui suas explicações a respeito da superioridade do evangelho com um argumento inesperado por seus opositores. Ele faz uma ilustração com base numa história do Antigo Testamento.

6 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
Paulo se dirige de modo claro e contundente àqueles que haviam resolvido ficar “debaixo da lei”, isto é, os que estavam aceitando o argumento dos judaizantes: a necessidade de acrescentar seu próprio esforço ao de Cristo para serem aceitos por Deus.

7 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
1. Uma história instrutiva: Paulo constrói um argumento usando a história de Sara e Agar e seus filhos com Abraão: Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. (Gl 4:22)

8 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
2. Uma ilustração adequada: Agar é usada para representar a busca da salvação por obras; a tentativa de alcançar a justificação diante de Deus por conta própria. Sara, por sua vez, representa a Nova Aliança em Cristo, baseada na promessa. Representa aqueles que confiam em Deus para a sua salvação.

9 I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA
3. Uma aplicação necessária: Para o apóstolo, os verdadeiros filhos de Abraão são os cristãos, os filhos da promessa, aqueles que nasceram segundo o Espírito (Gl 4:28-29). Os cristãos, judeus e gentios, foram salvos por causa de uma ação sobrenatural do Espírito Santo, não em razão do que fizeram ou deveriam fazer.

10 Questões do estudo

11 Questões do estudo 01. Leia Gn 12:1-2, 15:1-6, 16:1-4, 17:15-22, 21:1-5 e resuma para a classe as circunstâncias do nascimento de Ismael e Isaque. 02. Com base em Gl 4:21-23, responda: Por que Paulo disse que o filho de Agar nascera “segundo a carne” e o de Sara, “segundo a promessa”? 03. Após ler Gl 4:24-27 e o item 2, explique a ilustração que Paulo apresenta nesse trecho da Carta aos Gálatas. 04. De acordo com Gl 4:28-31, para que os filhos da promessa devem estar preparados e como devem agir, diante dos falsos doutrinadores? Leia também o item 3.

12 II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA
1. Fujamos da escravidão produzida pelo falso evangelho! Não deixe que ninguém o escravize novamente! Você foi liberto do pecado e da maldição da lei. Não se coloque debaixo do jugo de escravidão de nenhum falso mestre ou religioso do nosso tempo, que ensina que a salvação é conquistada por nossos esforços! 05. Em que sentido o falso evangelho, de algum modo, produz escravidão? Em nosso tempo, é possível encontrar pessoas religiosas que confiam mais em seus méritos do que nos méritos de Cristo?

13 II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA
2. Vivamos a liberdade proporcionada pelo verdadeiro evangelho! Como pessoas libertas, os cristãos possuem os privilégios da cidadania celestial, da Jerusalém do alto. Vivamos como gente livre! 06. Quem é o autor da liberdade que o verdadeiro evangelho produz? Leia Gl 5:1.

14 Desafio da semana Como você tem vivido: como alguém que foi liberto poderosamente por Cristo, que teve seus pecados perdoados e foi aceito por Deus ou como alguém que vive o tempo todo se esforçando para ser seu próprio salvador? Alguém que confia na lei para a sua própria salvação, ao invés de obedecer a lei por amor, em resposta à liberdade efetuada por Cristo? Reflita sobre isso nesta semana. Somos livres! Não deixe ninguém o convencer da necessidade de acrescentar o próprio desempenho ao de Cristo para ser salvo.

15 Próximo estudo Lição 09 O legalismo e o evangelho

16


Carregar ppt "Lição 08: A liberdade do evangelho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google