A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nota Fiscal Eletrônica (NFe)"— Transcrição da apresentação:

1 Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

2 Conceito A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, para documentar uma operação de circulação de mercadorias ocorrida entre as partes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e recepção, pelo fisco, antes da ocorrência do fato gerador.

3 Solução Tecnológica Nota Fiscal Eletrônica (NFe)
Danfe do Cliente Multibens SEFAZ SAP GRC 1.0 Dados faturamento Dados faturamento Danfe Danfe Contingência Papel Moeda

4 Objetivo O objetivo é alterar a emissão atual da nota fiscal em papel, por nota fiscal eletrônica, nas transações onde houver apuração de ICMS.

5 Benefícios Informação em tempo real, antes da ocorrência do fato gerador; Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais; Redução de erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais; Futura eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias;

6 Cuidados básicos Não emita Notas Fiscais (NFe e Modelo 1):
Para clientes em situação irregular. Com Razão Social divergente do cadastro do Fisco. Com Endereço divergente dos constantes do cadastro do Fisco. Com Inscrição Estadual e CNPJ divergentes. Sem o Código do Município de acordo com o IBGE. Não receba Notas Fiscais (NFe e Modelo 1): De fornecedores em situação irregular.

7 Cuidados básicos As penalidades para os casos acima podem ser:
Multas por irregularidades cadastrais. Multas por enquadramento incorreto da Inscrição Estadual. Perda do crédito de impostos (ICMS, IPI, PIS, etc.) por recebimento de Notas Fiscais (NFe e Modelo 1) de fornecedores em situação irregular. Evite estas situações de risco.

8 Exceções Autorização de Uso
Pode ser emitido o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE)

9 Exceções Rejeição do Arquivo Pode ocorrer falhas:
1 – Na recepção do arquivo; 2 – Na leitura do número da NFe; 3 – No preenchimento da NFe; 4 – No leiaute da NFe; 5 – No reconhecimento da integridade do arquivo digital.

10 Exceções Cancelamento
- O contribuinte poderá solicitar o cancelamento da NFe, desde que não tenha ocorrido a circulação da mercadoria. O prazo máximo para o Cancelamento é de 168 horas; - A NFe não poderá ser alterada após a concessão da Autorização de Uso emitida pela Administração Tributária.

11 Definição de Contingência:
Tudo aquilo que é contingente; fato possível, mas incerto; possibilidade.

12 Contingência Caso a SEFAZ esteja com o serviço indisponível, deve ser emitida a NFe em Contingência, ou seja, emitir o DANFE em Formulário de Segurança. Após o serviço da SEFAZ voltar ao normal, a NFe tem que ser transmitida. Para transmitir a NFe, é necessário entrar no programa Notas Pendentes Aguardando Envio (FT/03/090).

13 Contingência NFe Pendente de Envio
* “*” Representa que a NFe foi marcada. Para enviar a NFe, deve Marcar a Nota com <Enter> ou Marcar/Desmarcar TODAS as NFes Pendentes com a tecla <F7>. Quando é marcado, é mostrado “*”. Para enviar a(s) NFe(s) marcadas deve ser pressionada a tecla <F1>. Programa FT/03/090 Notas Pendentes Aguardando Envio Opção <Seleção>: Filtra a(s) NFe(s) com os parâmetros informados

14 Contingência NFe Pendente de Envio
Durante a espera do retorno, pode ocorrer vários problemas, como queda de sistema, link e etc. e a espera também pode ser interrompida pelo usuário pressionando a tecla <F4> Na próxima tela, vamos ver a tela de Retorno Pendente. Quando é pressionada a tecla <F1> o processo de envio para o SAP-NFe é iniciado, é necessário aguardar o retorno da NFe enviada.

15 Contingência NFe Pendente de Retorno
A tela aguardando retorno, funciona da mesma maneira da tela aguardando envio. Ou seja, <Enter> marca a NFe individualmente, <F7> Marca/Desmarca todas as NFes, e a tecla <F1> inicia o processo de recebimento das NFes selecionadas. Durante o processo de comunicação entre Multibens, SAP-NFe e Sefaz, o processo pode ser interrompido por diversos fatores, por exemplo: queda de sistema, queda de link e interrupção por parte do usuário com a tecla <F4>. O Multibens está preparado para esse tipo de situação. Quando houver uma situação dessa natureza, a NFe ficará pendente na tela “Notas Pendentes Aguardando Retorno” que pode ser acessado pela rotina FT/03/095.

16 É informado o número das “TENTATIVAS” de conexão em tela.
Emissão da NFe no Multibens Pesquisa de conectividade com o Servidor de WEB SERVICE Nesta fase, o programa verifica se o Servidor que comunica a concessionária com a SEFAZ está Ativo e funcionando sem problemas. Se necessário serão executadas até 3 tentativas de conexão, caso não funcione, permitirá a emissão do DANFE em contingência. É informado o número das “TENTATIVAS” de conexão em tela.

17 Emissão da NFe no Multibens
Conexão com GRC (Servidor de WEB SERVICE) Estando a conexão estabelecida (no limite das 3 tentativas), o sistema irá executar algumas rotinas, conforme seqüências:

18 Emissão da NFe no Multibens
Através da função F4, é possível interromper a espera de autorização da nota, quando o tempo de espera do retorno for excessivo. O programa encerre a espera pelo Retorno, e coloca a Nota Fiscal na Situação “PENDENTE DE RETORNO”. Esta opção libera a tela e não executa a impressão do DANFE, pois não houve retorno da Autorização. É necessário utilizar o programa FT/9002 – Notas Pendentes Aguardando Retorno, para carregar o retorno dado pela Sefaz.

19 Emissão da NFe no Multibens

20 Introdução ao SAP NFe O SAP NFe é uma solução utilizada para gerenciar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas. É o SAP NFe que faz a comunicação com a Secretaria da Fazenda, levando as informações e aguardando o retorno das mesmas.

21 Alguns pontos que o usuário dessa ferramenta deve conhecer:
Introdução ao SAP NFe Alguns pontos que o usuário dessa ferramenta deve conhecer: A Nota Fiscal é gerada no Multibens, em seguida é aberta uma comunicação com o SAP NFe. O Multibens fica aguardando retorno do SAP NFe. As informações da NFe são validadas e enviadas à SEFAZ, através do SAP NFe. Se não existir conexão com a SEFAZ, o SAP NFe tenta executar 10 envios. Se não conseguir enviar, o SAP NFe marca automaticamente a NFe com ‘X’, e o usuário deve enviar manualmente. A SEFAZ tem autoridade para Autorizar, Rejeitar ou Denegar uma NFe. Quando ocorre o retorno dessas situações, o SAP NFe envia para o Multibens e o DANFE é emitido.

22 Consulta de notas / lotes
Campos para realizar a busca. Todos os campos são combináveis. Por exemplo, pode ser Consultada uma NFe pelo CNPJ do Emissor e a Data de Criação de NFe. Ao clicar no botão Procurar, resultará em todas as notas emitidas entre as datas e CNPJ informados. Área de Filtro: Essa área tem a finalidade de consultar Notas fiscais eletrônicas que estão no SAP NFe. Consulta de NFe no SAP NFe Menu de Navegação do SAP NFe Quando existir esse botão, e for clicado, aparecerá as informações que poderão ser utilizadas. Ao clicar no botão Procurar será exibido os dados da consulta. Área de Resultado da Busca, veja próximo slide.

23 Dados para visualização
Tipo NFe: NFe: Solicitação de Nota Fiscal Eletrônica. Cancel NFe: Solicitação de Cancelamento de NFe. SKIP NFe: Solicitação de inutilização de NFe. Status da NFe: “Vermelho” representa que a NFe foi rejeitada. “Triangulo” representa que a NFe está em processamento pela Sefaz. “Verde” representa que a NFe está liberada. “X” Houve falha na Aplicação. Chave de Acesso: A Chave de Acesso é a informação necessária para consultar na Sefaz a situação da NFe. Número da NFe Lote da NFe Número do Lote enviado para a Sefaz. Barra de Rolagem: Para mais informações role a barra para direita ou esquerda.

24 Dados para visualização
Status: No Código do Status, temos a descrição do processo. Ex.: Se estiver autorizada, aparecerá a mensagem: “Autorizado o uso da NFe”. Caso Rejeitado o uso, aparecerá a descrição do erro.

25 Verificando Erros de NFe
Quando uma NFe estiver com O fluxo de processamento foi interrompido. Ela aparecerá em: erro de Assinatura ou Erro de Cancelamento ou Erro de Inutilização. Então, deve entrar nas 3 abas e verificar em qual aparece.

26 Reinicializando Processos com Erro
Para continuar o fluxo, clique nessa área. A linha ficará amarela. Após marcar a linha, clique em Reinicializar e Atualizar. Após Atualizar, a NFe sairá das abas de erro e aparecerá em Síntese.

27 Consulta detalhes da NFe
Envia o retorno da Sefaz para o Multibens. Gera relatório para ser visualizado em Excel. Detalha a NFe que está marcada em amarelo.

28 Consulta detalhes da NFe
Atualiza Tela.

29 Botão de Consulta de Lotes
Para detalhar o Lote, clique nessa área, a linha do lote ficará Amarela. Após marcar a linha, clique em Detalhes do Lote. Gera Relatório em Arquivo Excel.

30 Consulta de Lote

31 Consulta de Lote

32 Consulta de Lote

33 Dados para visualização
Área de consulta de Lote. O resultado será exibido em “Result”

34 Reenvio de Lotes Enviar Lote Incorreto
Para reinicializar o serviço, selecione a linha e clique no botão Reinicializar

35 Reenvio de Lotes Consulta status do lote incorreto
Para tentar novamente a consulta do lote, selecione a linha e clique no botão

36 Erro de validação do arquivo XML
Antes do XML ser montado, é feita uma validação para saber se os dados vindos do ERP estão de acordo com o Schema XML da SEFAZ. Quando uma NFe não passa na validação do Schema XML, o fluxo é interrompido e um log de erro contendo os campos reprovados é gerado.

37 Erro de validação do arquivo XML
Para verificar o log de erro de uma NFe rejeitada pela validação, entre no detalhe da NFe e clique em Exibição de log de sistema Importante! O log desaparecerá quando a tela for fechada, sendo necessário sair e entrar novamente no sistema para consultar. Campo rejeitado pela validação

38 Erro de Assinatura Caso ocorra um erro no momento de mandar uma nota para ser assinada, o fluxo será interrompido e a nota ficará na guia Erro de Assinatura com status de erro. Para reenviar a nota para assinatura selecione a linha da NFe e clique no botão Reinicializar

39 Consulta de NFe – Cenário B2B
O MÓDULO B2B NÃO SERÁ UTILIZADO PELA RODOBENS, porém, só para conhecimento, é um módulo para dar entrada manualmente nas notas de fornecedores.

40 Consulta Status de Serviço da SEFAZ
Inserir o código da Região Inserir o código do ambiente da Sefaz Ícone na cor verde indica que a Sefaz está no ar Ícone na cor vermelha indica que a Sefaz NÃO está no ar

41 Consulta Status de Serviço da SEFAZ
Ficar atento ao código de erro

42 Verificação da NFe na SEFAZ
Todas as NFes que são enviadas para a SEFAZ, ficam disponíveis para a consulta. Para realizar a consulta é necessário acessar o site:

43 Verificação da NFe na SEFAZ
Consultar NFe Consultar NFe’s Inutilizadas

44 Verificação da NFe na SEFAZ
Digite a Chave de Acesso Digite o código conforme imagem na tela.

45 NFe Rejeitada, não fica disponível para consulta na SEFAZ.
Consulta NFe na SEFAZ Situação da NFe Atenção: NFe Rejeitada, não fica disponível para consulta na SEFAZ.

46 Consulta NFes Inutilizadas na SEFAZ
Digite o CNPJ do Emitente e o Ano da Inutilização. Será exibida todas as NFes que foram inutilizadas na SEFAZ.

47 FIM Projeto criado por: Pedro Henrique Garcia
Departamento: TI Concessionárias Para acionar o Suporte da NFe, deve ser aberto um chamado no CATI, através do telefone (17) – Canal de Voz: , Caso o problema seja de extrema urgência, registrar o chamado no CATI, e com o número do chamado em mãos, ligar para o Suporte da TI Concessionárias. Suporte TI Concessionárias: Nayara Regina Menezes de Andrade Telefone: (17) CV: Genílson José Garnica Telefone: (17) CV: Cléber Antonio Lopes Telefone: (17) CV:


Carregar ppt "Nota Fiscal Eletrônica (NFe)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google