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PublicouCíntia de Vieira Alterado mais de 4 anos atrás
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Gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior
HIDROVIAS DO MATO GROSSO ADALBERTO TOKARSKI Gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior Cuiabá/MT 1 1 1 1 1 1
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ADMINISTRAÇÃO DAS HIDROVIAS
2 2 2 2 2 2
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LOCALIZAÇÃO DA HIDROVIA NA BACIA
3 3 3 3 3 3
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BR -163 X TELES PIRES - TAPAJÓS
4 4 4 4 4
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TRECHOS 5 5 5 5 5 5
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TRECHOS 6 6 6 6 6 6
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TRECHOS 7 7 7 7 7 7
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TRECHOS 8 8 8 8 8 8
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PERFIL LONGITUDINAL 9 9 9 9 9 9
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PERFIL LONGITUDINAL 10 10 10 10 10 10
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PERFIL DOS BARRAMENTOS PREVISTOS
11 11 11 11
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HIDROVIA TELES PIRES - TAPAJÓS
Impactos no transporte na área de abrangência da Teles Pires - Tapajós Atual* Após implementação da Hidrovia Variação Custos Transporte rodoviário (US$/t) 90 27 -70% Custo com Transporte Total (US$) Economia com Transporte rodoviário (US$) ) ou 12 12 12 12 12
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EXPORTAÇÕES DE SOJA DO MATO GROSSO
Por Porto - em 2008 Volume total 8.661 mil toneladas Santarém 842 mil ton Itacoatiara 1.297 mil ton Itaqui 93 mil ton Ilhéus 52 mil ton Vitória 1.030 mil ton Cáceres 46 mil ton Santos 4.187 mil ton Paranaguá 548 mil ton São Francisco do Sul 561 mil ton
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EXPORTAÇÕES DE MILHO DO MATO GROSSO
Por Porto - em 2008 Volume total 2.819 mil toneladas Itacoatiara 427 mil ton Vitória 495 mil ton Santos 1.724 mil ton Paranaguá 161 mil ton São Francisco do Sul 10 mil ton
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Operação de Transbordo em Santarém
Considera-se a perda no transporte hidroviário desprezível 15 15 15 15
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Consumo de Combustível Para transportar 5 milhões de toneladas
68 Km 183 Km 288 Km Para transportar 5 milhões de toneladas 2.187 km 1 ton /1 litro 68 Km 161 milhões litros RS 355,9 milhões 1.576 km 1 ton /1litro 288 km 27 milhões litros RS 59,7 milhões Diferença 134 milhões litros RS 296,2 milhões Fontes: National Waterways Foundation and MARAD 16 16 16 16
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Custos Sócio-Ambientais
Acidentes, poluição atmosférica e sonora e consumo de água e espaço Fonte: Porto Autônomo de Paris, adaptado pela ANTAQ Decorrente do transporte de 5 milhões de toneladas 2187 Km US$ 3,2/100 t/ Km US$ 350 milhões 1576 Km US$ 0,20/100t / Km US$ 15,7 milhões Diferença US$ 334,3 milhões 17 17 17 17
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Custos Sociais Decorrentes
Acidentes com Feridos HIDROVIA 1 FERROVIA 125,2 RODOVIA 2.171,5 Acidentes Fatais RODO FERRO HIDRO 155 mortes 22,7 mortes 1 morte BR 364 Fonte: National Waterways Fondation e US Department of Transportation Maritime Administration 18 18 18 18 18
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Emissões decorrentes do transporte de 5 milhões de TON
Poluição Atmosférica Fontes: National Waterways Foundation and MARAD Emissões decorrentes do transporte de 5 milhões de TON SANTOS SANTARÉM DISTÂNCIA 2187 Km 1576 Km CO 922 ton 202 ton NOx 5002 ton 2053 ton Potencialidade de transformação de TON em créditos de carbono 19 19 19 19
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Comparação de Fretes por Modal de Transporte
(US$ / TON Km) FONTES RODO FERRO HIDRO R. Pavan – 1995 (Relatório) 35 20 14 CESP–1997 (Relatório Rio de Negócios) 17 13 N. C. G. Schneider – Hidrovias Interiores 84 64 25 Consultoria J. C. T. Riva – 2004 32 12 SIFRECA – ESALQ – 2005 30 22 Caramuru – DCI – 2005 41 26 16 MÉDIA 43 100% 28 66% 15 36% Valor do Frete Hidroviário considerado = US$ 25,00/ ton.1000 km = 0,025/ton.km Valor de frete rodoviário referente ao período entre 11 e 15/08/2008. Fretes (R$/ton) SORRISO HIDRO Santos R$ 195,00 - US$ 105,00 100% (*)R$ 74,40 – US$ 40,00 36% + distâncias Fontes: Empresas Transportadoras (*) valores estimados em função das distâncias Divulgado por: Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso 20 20 20 20
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Efeito do Frete na Receita do Produtor
PERCURSO SINOP/SANTARÉM TAPAJÓS-TELES PIRES SINOP/SANTOS RODOVIA Cotação média FOB (US$/t) (1) 492,83 Despesas portuárias médias (US$/t) 5.00 Frete até o porto (US$/t) (2) 40.00 105.00 Total despesas de transporte 45.00 110.00 Receita líquida 447.83 382.83 Reflexo do frete na renda 10,04% 34,7% US$ 65.00/ton Cotação Soja Bolsa Chicago (SET/2008) – US$ 13,41 /bushel, 1 bushel=27,21 Kg Valor de frete hidroviário estimado em função das distâncias percorridas e da média histórica Permaneceriam no campo US$ 325 milhões = R$ 605 milhões 21 21 21 21
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Redução de Custos do transporte realizado por hidrovia.
Conclusões Redução de Custos do transporte realizado por hidrovia. DIFERENÇA Consumo de Combustível US$ 191 milhões US$ 32 milhões US$ 159 milhões Custos Socio- Ambientais US$ 350 milhões US$ 15,7 milhões US$ 334,3 milhões Frete US$ 525 milhões US$ 200 milhões US$ 325 milhões Redução de custos = US$ 818 milhões R$ 1,52 bilhões 22 22 22 22
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Considerando um Custo de
Conclusões Considerando um Custo de R$ 2,5 a R$ 3,0 bilhões para a implantação da hidrovia; A economia de R$ 1,52 bilhões durante 2 anos é suficiente para pagar o investimento. 23 23 23 23
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A Comprovação do Absurdo
24 24 24 24
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HIDROVIA DO MADEIRA 25 25 25 25 25 25
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HIDROVIA DO MADEIRA MT 26 26 26 26
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Guaporé-Mamoré-Madeira
Hidrovia Guaporé-Mamoré-Madeira PERFIL LONGITUDINAL RIO MADEIRA RIO MAMORÉ RIO GUAPORÉ 157,00m 152,00m 122,00m 201,00m 92,00m 65,00m 43,00m 9,00m Foz no Rio Amazonas Porto Velho Cachoeira de Santo Antonio Cachoeira do Jirau Abuanã Guajará Mirim Costa Marques Vila Bela da SS. Trindade Pimenteiras Foz do Paraguai já navegável não navegável 19,00m cotas altimétricas (m) quilometragem dos rios 27 27 27 27
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COMPLEXO DO RIO MADEIRA
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HIDROVIA TOCANTINS-ARAGUAIA
29 29 29 29
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ECLUSAS DE TUCURUÍ ECLUSA 1 Concreto realizado - 798.906 m³ - 96 %
a realizar m³ % Montagem realizado t - 27 % a realizar t - 73 % ECLUSA 1 30 30 30 30
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ECLUSAS DE TUCURUÍ ECLUSA 2 Concreto realizado - 285.504 m³ - 69 %
a realizar m³ - 31 % Montagem realizado t % a realizar t % ECLUSA 2 31 31 31 31
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Hidrovias Tocantins e Araguaia
Obras na Eclusa de Tucuruí
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Hidrovias Tocantins e Araguaia
Obras na Eclusa de Tucuruí
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Hidrovias Tocantins e Araguaia
Obras na Eclusa de Tucuruí
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Hidrovias Tocantins e Araguaia
PERFIL LONGITUDINAL RIO TOCANTINS Peixe 212,0m 199,5m 159,5m 149,0m 143,8m 116,8m 85,0m 72,0m 8,0m Miracema do Tocantins Imperatriz Eclusa de Serra Quebrada Estreito Marabá Tucuruí Belém Eclusas de Lageado já navegável não navegável derrocamentos desobstrução do canal navegável 19,00m cotas altimétricas (m) quilometragem do rio porto a ser implantado trecho sinalizado e balizado 35 35 35 35
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Hidrovias Tocantins e Araguaia
RIO ARAGUAIA Barra do Garças 286,3m Aruanã São Felix do Araguaia Conceição do Xambioá Santa Isabel Foz do rio 249,7m 189,3m 160,7m 149,5m 123,5m 101,9m 86,1m Canais Artificiais da Cach. PERFIL LONGITUDINAL já navegável não navegável derrocamentos desobstrução do canal navegável 19,00m cotas altimétricas (m) quilometragem do rio porto a ser implantado trecho sinalizado e balizado 36 36 36 36
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HIDROVIA PARAGUAI-PARANÁ
37 37 37 37 37 37
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HIDROVIA PARAGUAI – PARANÁ
38 38 38 38
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HIDROVIA PARAGUAI – PARANÁ
PORTO DE CÁCERES COMBOIO-TIPO 39 39 39 39
40
HIDROVIA PARANÁ-TIETÊ
40 40 40 40 40 40
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41 41 41 41
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42 42 42 42
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HIDROVIA PARANÁ TIETÊ Trechos navegáveis hoje 1.726 km Trechos
Rio Sucuriu Rio Verde Rio Ivinhema Trechos navegáveis hoje 1.726 km Trechos navegáveis após proposta do G5 3.142 km 43 43 43 43
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PNLT- Matriz de Transporte
29% 13% 2005 2025 44
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NAVEGAÇÃO INTERNACIONAL
45 45 45 45
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NAVEGAÇÃO INTERNACIONAL
46 46 46 46
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EIXÃO DAS ÁGUAS 47 47 47
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EIXÃO DAS ÁGUAS 48 48 48
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EIXÃO DAS ÁGUAS 49 49 49
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O BRASILE A IMPLEMENTAÇÃO DO BIOCOMBUSTÍVEL
A TROCA DE COMBUSTÍVEL O BRASILE A IMPLEMENTAÇÃO DO BIOCOMBUSTÍVEL 50 50 50
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Economia com o uso do Etanol no Brasil
This curve shows how much gasoline would be necessary to meet the fuel demand for light vehicles supposing the non-existence of the Brazilian Ethanol Program DEMANDA DE GASOLINA PARA VEÍCULO LEVE PRODUÇÃO DE GASOLINA CONSUMO DE GASOLINA Economia total de 854 milhões de barris ou 15 meses da atual produção de petróleo brasileira O USO DO ETANOL NO BRASIL EVITOU A EMISSÃO DE 800 MILHÕES DE TONELADAS DE CO2 51 51 51 51
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“Hidrovia é investimento em Meio Ambiente”
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HIDROVIAS BRASIL - FLANDRES/BÉLGICA Pergunta: Na implantação das hidrovias, quais as suas recomendações em relação ao Meio Ambiente? Resposta: “Hidrovia é investimento em Meio Ambiente” Freddy Wens, Civ. Eng. Managing Director Flanders Hydraulics Secretary CoCom PIANC / COPEDEC IOC 52
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PRINCIPAIS PONTOS LOGÍSTICA ATUAL
As demandas por transporte hoje são quase que totalmente atendidas pela modalidade rodoviária Os custos e fretes atuais oneram o valor dos produtos em até 60%, o que constitui sério problema de competitividade para commodities agrícolas que têm seus preços fixados no mercado internacional Do ponto de vista institucional, o transporte intensivo dessas cargas tem resultado na deterioração precoce e intensa de pavimentos de troncos rodoviários não concebidos para esta finalidade A utilização intensiva do modo rodoviário gera problemas de segurança e meio ambiente A oferta de outros modos de transporte é fator preponderante para a expansão da produção agrícola, a medida que atrai os grandes agentes a investirem na infra-estrutura de armazenagem e agronegócio 53
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O estado da arte Obrigado 57 57 57 57
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