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PublicouLuiz Henrique Pinheiro Madeira Alterado mais de 5 anos atrás
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O IDEALISMO OBJETIVO DE SCHELLING
Disciplina: Idealismo Alemão Curso de Filosofia Universidade Estadual Vale do Acaraú
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Revisão: Elementos do Idealismo: Sujeito tem papel mais deter- minante que o objeto na busca do conhecimento. Certeza: suas ideias, represen- tações e consciência.
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Referências principais:
PLATÃO: Teoria das ideias. DESCARTES: Penso, logo existo. KANT: Das coisas, só conhecemos “a priori” o que nelas colocamos.
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KANT: o predecessor e fundamento
O que já analisamos: KANT: o predecessor e fundamento Só conhecemos a consciência que temos das coisas. Eu: princípio da consciência.
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“O saber não é o absoluto, mas é absoluto como saber.”
JOHANN FICHTE ( ): “O saber não é o absoluto, mas é absoluto como saber.” A existência do “eu” (sujeito) torna possível e da forma ao conhecimento, pois é o sujeito que organiza o conhecimento do objeto e este se encaixa nos moldes da percepção humana.
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EU: Princípio criador de toda
a realidade. A realidade objetiva é produto do espírito humano. Nossa razão (EU) traz em si as concepções lógicas do Universo.
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O Universo reflete concepções
lógicas em nós. Para Fichte o que é exterior ao homem é o NÃO – EU criado pelo EU.
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O idealismo objetivo de F. W. Schelling
Nossa aula de hoje: O idealismo objetivo de F. W. Schelling Negou o idealismo de Fichte. A realidade externa não é um produto do não – eu. Para Schelling, existe apenas um princípio, uma inteligência exterior ao próprio EU.
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Tal inteligência rege todas as
coisas. A manifestação dessa inteligência acontece, faz – se visível em todos os níveis da natureza até alcançar seu nível mais alto, o homem – a RAZÃO.
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Mais compreensível ao senso comum em afinidade com DEUS/ABSOLUTO.
A idéia de um espírito que se manifesta e se concretiza no mundo sensível é o ponto de partida do trabalho de HEGEL.
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