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Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
Dúvidas, mudanças e demais comentários.
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Introdução Ampla: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa;
Explicitação do tema e do problema de pesquisa; Justificativa; Explicitação do referencial teórico. Obs.: máximo de 12 páginas.
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Introdução Breve: Deve conter: Delimitação do objeto de pesquisa;
Explicitação do tema e do problema de pesquisa; Justificativa. REFERENCIAL TEÓRICO EM OUTRA SEÇÃO.
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Introdução: justificativa
POR QUE SABER? “É o momento de mostrar qual a significação e relevância do trabalho que se pretende realizar” (PESCUMA e CASTILHO, 2010, p.25).
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Introdução: justificativa
“[...] exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa” (MARCONI e LAKATOS, 2010, p.202). Relação direta com a aceitação das pessoas e das agências de fomento.
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Introdução: justificativa
Convencimento Relevância Aceitação
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Justificativa Tipos de relevância: Pessoal: pesquisador
Acadêmica: ciência Profissional: intervenção Social: sociedade
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Justificativa Relevância pessoal: Por que eu tive interesse?
Quais fatores influenciaram? Por que/como esse tema pode influenciar minha formação?
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Justificativa Relevância acadêmica:
Que contribuições esse tema pode trazer para a ciência? Como esse tema se relaciona com o conhecimento contemporâneo?
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Justificativa Relevância profissional:
Em que medida o tema contribui com minha profissão? Como esse tema abre novas perspectivas para os desafios de minha profissão?
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Justificativa Relevância social:
Esse tema pode contribuir para um melhor conhecimento da sociedade? Por quê? Como esse tema pode contribuir para a solução de problemas da sociedade?
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Justificativa Características: Ausência de citação de obras e autores;
Criativa e inédita.
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Justificativa Síntese: Enfatiza o estágio em que se encontra a teoria;
Contribuições que a pesquisa pode trazer; Importância geral e específica; Possibilidade de sugerir modificações; Descoberta de soluções.
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Referencial teórico O QUE SEI SOBRE O TEMA?
O QUE JÁ FOI PRODUZIDO SOBRE O TEMA? “[...] é o quadro conceitual a ser utilizado [...] estudo que evidencia diversas posições sobre o assunto” (PESCUMA e CASTILHO, 2008, p.27). BASE CIENTÍFICA DA PESQUISA.
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Referencial teórico Necessita elucidar: Os conceitos;
As diversas posições sobre o assunto; Pesquisas iguais, semelhantes e/ou complementares.
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Referencial teórico Questões norteadoras: O que já sei sobre o tema?
Quais autores tratam do tema? Como os autores tratam do tema? Há mais de uma posição? Quais as diferenças? Como esse material se relaciona com minha pesquisa?
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Referencial teórico Passos:
Fazer um levantamento do material (impresso e eletrônico) que trata do tema. Obras clássicas e recentes; Leitura ampla (sumário, resumo, introdução); Catalogação das referências.
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Referencial teórico Leitura metódica e sistemática
Estudar o material: sublinhar, destacar, copiar e fichar trechos (frases, parágrafos, etc.); Verificar e, se possível, consultar as referências citadas no material levantado.
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Referencial teórico Elaboração do texto
Rascunhar um roteiro (o que não pode faltar?); Redigir o texto utilizando citações (literais e/ou paráfrases). AMPLO ESPECÍFICO
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Método COMO FAZER? “[...] é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e autonomia, permite alcançar o objetivo [...]” (MARCONI e LAKATOS, 2010, p.65).
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Método Informa: O tipo da pesquisa (bibliográfica, epidemiológica, estudo de caso, experimental, etnográfica, etc.); Desenho do estudo (transversal, coorte, etc.); A amostragem (humanos, animais, documentos, etc.);
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Método Os materiais/instrumentos que serão utilizados na coleta de dados; O porquê das fontes de dados escolhidas (Arrazoado); Preceitos éticos da pesquisa (TCLE, etc.).
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Método Questões norteadoras: Qual método escolhi? Por quê?
É coerente com os objetivos do projeto? Quais instrumentos utilizarei? Por que os escolhi? Os instrumentos são compreensíveis?
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Método Em que, onde, quando e como vou aplicá-los?
Como vou organizar e apresentar esses dados? Tomei as providências éticas exigidas?
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Método: síntese Tipo de pesquisa Local de realização Voluntários
Aspectos éticos Instrumentos de coleta de dados Análise de dados
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Método: elementos importantes
Critérios de inclusão; Critérios de não-inclusão; Local de desenvolvimento da pesquisa; Estudos com humanos: TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) Entre 12 e 17 anos: TERMO DE ASSENTIMENTO E TCLE < 12 anos: o TCLE é suficiente.
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Método: elementos importantes
DESENHO DO ESTUDO: O conceito de desenho de estudo envolve a identificação do tipo de abordagem metodológica que se utiliza para responder a uma determinada questão, implicando, assim, a definição de certas características básicas do estudo, como sejam, a população e a amostra a serem estudadas, a unidade de análise, a existência ou não de intervenção direta sobre a exposição, a existência e tipo de seguimento dos indivíduos, entre outras.
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