A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CHAMADO DE DEUS Lição 3 - 19 de outubro de 2019.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CHAMADO DE DEUS Lição 3 - 19 de outubro de 2019."— Transcrição da apresentação:

1 O CHAMADO DE DEUS Lição de outubro de 2019

2 Deus elaborou planos que afetam as pessoas, as nações, ou mesmo toda a humanidade (biblicamente, isso é chamado de "predestinação"). Além do apelo universal à salvação, ele tem planos especiais para certas pessoas realizarem certas funções em momentos específicos da história. As pessoas podem falhar nesse propósito — como Saul — ou cumpri-la — como Esdras e Neemias. No entanto, há planos que Deus realizará independentemente da escolha das pessoas envolvidas. Por exemplo, o cumprimento de profecias de tempo sobre o movimento das nações e, claro, o juízo final e o término do pecado. O chamado de Deus e as profecias. O chamado de Deus para Esdras e Neemias. O apelo de Deus a cada um. Nossa resposta ao chamado.

3 O CHAMADO DE DEUS E AS PROFECIAS
“Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.” (Jeremias 29:10) Em 538 A.C., Deus chamou Ciro para dar fim com a profecia de 70 anos. Por decreto, ele permitiu retornar a Jerusalém, sob a direção de Zorobabel, todos os judeus que o desejavam (Ezra 1:1-4). “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.” (Daniel 9:24) Em 457 A.C., Deus chamou Artaxerxes para iniciar a profecia de 70 semanas (Esdras 7:11-27). Ao contrário de outros decretos, Artaxerxes deu plena autonomia aos judeus, sob a liderança de Esdras.

4 O CHAMADO DE DEUS E AS PROFECIAS
457 a.C. A profecia de 70 semanas varia de 457 A.C. a 34 D.C. Naquela época, a nação de Israel mostrou sua rejeição definitiva de Jesus como o Messias, apedrejando seu servo Estevão. Sete anos antes, Jesus foi ungido como Messias, e 3 1/2 anos depois (meio da semana), ele foi crucificado. 27 d.C. 31 d.C. 34 d.C. Daniel 9:24 diz que as 70 semanas são cortadas (Heb. ch'thak) de um período maior. Este maior período é de dias (Daniel 8:14). 457 a.C. 408 a.C. 27 d.C. 31 d.C. 34 d.C. 1844 d.C. 70 semanas 7 62 1 2.300 anos 49 434 1810

5 O CHAMADO DE DEUS E AS PROFECIAS
Em Hebraico, duas palavras diferentes são usadas que são traduzidas por "visão": h-z-n (para toda a visão) e mar'ah (para a visão de dias). Quando comparamos seu uso em Daniel 8 e 9, podemos ver claramente a relação entre 70 semanas e dias (apenas uma parte não explicada por Gabriel no capítulo 8) No terceiro ano do reinado do rei Belsasar, apareceu-me uma visão [hâzôn] (Daniel 8:1) ainda estava falando em oração, quando o macho Gabriel, a quem ele tinha visto na visão [hâzôn] ao princípio (Daniel 9:21) visão 2.300 visão A visão [mar’ah] tardes e manhãs que ele se referiu é verdade; E você mantém a visão [hâzôn] (Daniel 8:26) Ele compreende, então, a ordem, e compreende a visão [mar’ah] (Daniel 9:23) 2.300 visão Em Daniel 9, Gabriel explica a Daniel que a visão dos dias começa com um período de 70 semanas Mas fiquei espantado com a visão [mar’ah], e não a entendia (Daniel 8:27) 2.300

6 O CHAMADO DE DEUS A ESDRAS E A NEEMIAS
Por que Deus escolheu Esdras? “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” (Esdras 7:10) Esdras se propôs a procurar Deus. Ele fez a do estudo da Bíblia a paixão. Desta forma, ele aceitou alegremente a tarefa que lhe foi confiada por Deus. Por que Deus escolheu Neemias? “E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Neemias 1:4) Neemias era apaixonado pelo povo de Deus. Seu coração doeu na desgraça de Jerusalém e ele se ofereceu para a missão à qual Deus o chamou.

7 O CHAMADO DE DEUS A CADA UM
“E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” (Romanos 8:30) Paulo apresenta o chamado de Deus como consequência da predestinação. A que Deus nos predestina? A ser transformado a imagem de Jesus (Romanos 8:29). A ser justificados e glorificados (Romanos 8:30). A conhecer os planos de Deus (1 Coríntios 2:7-10). Ser adotado como filhos (Efésios 1:5). A receber uma herança (Efésios 1:11). O chamado de Deus é, portanto, universal. Mas, apesar de sermos todos chamados à salvação, Deus nos chama de maneira especial para realizar uma tarefa específica dentro de seu plano.

8 E.G.W. (Testemunhos para ministros, pg. 453)
“Há uma eleição de indivíduos e de um povo, a única eleição encontrada na Palavra de Deus, em que um homem é escolhido para a salvação. Muitos têm olhado para o fim, pensando terem sido certamente eleitos para a glória celestial; mas não é esta a eleição que a Bíblia revela. O homem é escolhido para operar a sua salvação com temor e tremor. É escolhido para envergar a armadura, para pelejar a boa peleja da fé. É escolhido para usar os meios que Deus colocou ao seu alcance para lutar contra todo o desejo profano, enquanto Satanás executa o jogo da vida pela sua alma. É escolhido para vigiar em oração, para examinar as Escrituras, e evitar entrar em tentação. É eleito para ter fé continuamente, é eleito para ser obediente a cada palavra que procede da boca de Deus, para que não seja apenas ouvinte, mas praticante da Palavra. Essa é a eleição bíblica.” E.G.W. (Testemunhos para ministros, pg. 453)

9 NOSSA RESPOSTA AO CHAMADO
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:8) Deus nos predestinou a todos para sermos salvos (João 3:16). Mas deixa-nos livres para escolher se queremos atender ou não o seu chamado. Devemos alcançar a vitória através de Jesus, se devemos alcançar o destino que Deus reservou para nós (Filipenses 3:10). Além disso, Deus nos chama para realizar algumas tarefas específicas dentro de seu plano. Alguns, como Saul ou Judas, foram deixados no caminho, pois eles afastaram seus corações de Jesus. Outros, como Moisés, põe objeções ao chamado de Deus para fazer sua obra (embora Moisés eventualmente o fizesse). Outros, como Isaías, Esdras ou Neemias, aceitam alegremente fazer sua parte no plano divino e segui-lo até o fim. E você responderá ao chamado de Deus?

10 “Centenas, talvez milhares, que já ouviram a mensagem de salvação estão ainda ociosos na praça, quando podiam estar empenhados em algum setor de trabalho ativo. A esses Cristo está dizendo: “Por que estais ociosos todo o dia?” E acrescenta: “Ide vós também para a vinha”. Mateus 20:6, 7. Por que razão muitos mais não respondem ao chamado? Será porque se imaginam dispensados pelo fato de não ocuparem os púlpitos? Esses devem compreender que há uma vasta obra a ser feita fora do púlpito, por milhares de consagrados membros leigos. Longamente tem Deus esperado que o espírito de serviço se apodere de toda a igreja, de maneira que cada um trabalhe para Ele segundo sua habilidade” E.G.W. (Atos dos apóstolos, pg. 61)

11 “Deus derramará seu Espírito sobre quem responder ao seu chamado
“Deus derramará seu Espírito sobre quem responder ao seu chamado. Com a força de Cristo realizarão uma obra que encherá o céu de regozijo” E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol. 7, pg. 218)


Carregar ppt "O CHAMADO DE DEUS Lição 3 - 19 de outubro de 2019."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google