A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BALANÇO DE PAGAMENTOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BALANÇO DE PAGAMENTOS."— Transcrição da apresentação:

1 BALANÇO DE PAGAMENTOS

2 BALANÇO DE PAGAMENTOS O BALANÇO DE PAGAMENTOS é um resumo contábil das transações econômicas que esse país fez com o resto do mundo, durante um determinado período de tempo. Ex:. Todas as exportações e importações, os fretes, seguros, empréstimos obtidos no exterior, serviços e capitais financeiros

3 BALANÇO DE PAGAMENTOS O BALANÇO DE PAGAMENTOS é elaborado pelo Banco Central baseado nos registros das transações efetuadas entre residentes no país e residentes em outras nações.

4 METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS

5

6 BALANÇO DE PAGAMENTO 100 (80) (20) 30 10 5 40

7 80 120 40 (60) 20

8 30 A – BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES B- BALANÇA (movimento) DE CAPITAIS C – ERROS E OMISSÕES

9 BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES
Procura resumir a diferença entre o total das exportações e das importações tanto de mercadorias como de serviços. O SALDO DE UM BALANÇO É A DIFERENÇA ENTRE AS ENTRADAS E OS PAGAMENTOS; AS TRANSAÇÕES DESSA BALANÇA SÃO AS QUE AFETAM DIRETAMENTE A RENDA NACIONAL

10 BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES QUANDO SUPERAVITÁRIA: O país está recebendo recursos : Redução do endividamento externo; Para investimento do país no exterior; Para aumentar as reservas do país.

11 BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE TRANSAÇÕES CORRENTES QUANDO DEFICITÁRIA: Isso implica na necessidade : De investimento de estrangeiro no país; De contraírem empréstimos no exterior; De diminuir as reservas nacionais de divisas internacionais.

12 BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA COMERCIAL – inclui as exportações e as importações de mercadorias. Se as exportações forem maiores que as importações – Balança Comercial SUPERAVITÁRIA. Se as importações forem maiores que exportações – Balança Comercial DEFICITÁRIA.

13 BALANÇO DE PAGAMENTOS As exportações e importações FOB (Free ou board), em que as despesas incluídas no valor das mercadorias são as incorridas até o embarque da mercadoria; E as exportações e importações CIF (Cost), em que incluem no valor da mercadoria frete e o seguro de seu transporte até o destino.

14 SALDO DA BALANÇA COMERCIAL = EXPORTAÇÕES – IMPORTAÇÕES
BALANÇO DE PAGAMENTOS OS PRINCIPAIS FATORES A DETERMINAR O SALDO DA BALANÇA COMERCIAL SÃO: O nível de renda da economia e do resto do mundo; A taxa de câmbio; SALDO DA BALANÇA COMERCIAL = EXPORTAÇÕES – IMPORTAÇÕES

15 Registra as exportações e importações de serviço pelo país:
BALANÇO DE PAGAMENTOS BALANÇA DE SERVIÇOS Registra as exportações e importações de serviço pelo país: SERVIÇOS DE FATORES – corresponde ao pagamento pela utilização de fatores de produção (trabalho, e capital); SERVIÇOS DE NÃO FATORES – não envolve negociação com fatores de produção (turismo, frete).

16 TRANSFERENCIAS UNILATERAIS
BALANÇO DE PAGAMENTOS TRANSFERENCIAS UNILATERAIS Refere-se a pagamentos sem contrapartida de um país para outro. As remessas feitas por empregados migrantes para suas famílias no país de origem; As doações feitas por um governo para outro.

17 BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS O MOVIMENTO DE CAPITAIS – agrupa as contas que representam modificações nos direitos e obrigações de residentes no país para com não residentes. Investimentos refere-se ao capital de residentes no país aplicados no exterior.

18 BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS Empréstimos e Financiamentos (Curto, Longo e Médio Prazo – registram os empréstimos recebidos do exterior, e também os concedidos para outros países.

19 BALANÇO DE PAGAMENTOS MOVIMENTO DE CAPITAIS
AMORTIZAÇÕES: Registram os pagamentos do principal referente a empréstimos e financiamentos tomados no exterior; Registram os pagamentos do principal feitos por não-residentes referentes a empréstimos e financiamentos concedidos pelo país ao exterior.

20 BALANÇO DE PAGAMENTOS ERROS E OMISSÕES
Surge em função de inúmeras contas que são registradas com valores estimados, o que impede a equivalência perfeita entre os créditos e os débitos. ESSE ITEM ENTRA NO BALANÇO DE PAGTº, A FIM DE CORRIGIR OS ERROS ESTATÍSTICOS E AS TRANSAÇÕES NÃO REGISTRADAS.

21 TRANSAÇÕES COMPENSATÓRIAS
BALANÇO DE PAGAMENTOS TRANSAÇÕES COMPENSATÓRIAS Operações que permitem fechar o saldo do balanço de pagamentos: Caso o balanço ser positivo indica entrada de recursos – Transações compensatórias será deficitário; Caso o balanço ser deficitário a conta de Transações compensatórias será credora.

22 VARIAÇÃO NEGATIVA NO VOLUME DE RESERVA DESSE PAÍS
BALANÇO DE PAGAMENTOS VARIAÇÃO DE RESERVAS Registra a variação nos haveres em moeda estrangeira e ouro possuídos em reserva pelo país. Quando há déficit no balanço – poderá ser coberto por uma saída de divisas ou de ouro do país VARIAÇÃO NEGATIVA NO VOLUME DE RESERVA DESSE PAÍS

23 VARIAÇÃO POSITIVA NO VOLUME DE RESERVA DESSE PAÍS
BALANÇO DE PAGAMENTOS VARIAÇÃO DE RESERVAS Registra a variação nos haveres em moeda estrangeira e ouro possuídos em reserva pelo país. Quando o balanço for superavitário haverá uma entrada de divisas ou de ouro do país. VARIAÇÃO POSITIVA NO VOLUME DE RESERVA DESSE PAÍS

24 OPERAÇÕES DE REGULARIZAÇÃO
BALANÇO DE PAGAMENTOS OPERAÇÕES DE REGULARIZAÇÃO São operações realizadas com instituições internacionais, como FMI. QUANDO HÁ DÉFICIT NO BALANÇO DE PAGTº, RECORRE-SE A EMPRÉSTIMOS DESSAS INSTITUIÇÕES COM O OBJETIVO DE COBRIR ESSES DÉFICITS.


Carregar ppt "BALANÇO DE PAGAMENTOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google