A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo."— Transcrição da apresentação:

1 O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo para o funcionamento das economias nacionais levou ao surgimento de um ramo da economia denominado “Economia Internacional”. As importações (quando um país compra bens e serviços de outro país) representam parcela significativa da oferta de um país, enquanto as exportações ( quando um país vende produtos para o exterior) constituem importante elemento de demanda. Assim, a oferta agregada de um país deixa de ser composta apenas por produtos internos e passa a contar com os bens e serviços elaborados no exterior. Por outro lado, a demanda por produtos domésticos deixa de ser feita apenas por residentes, passando a ser feita também por residentes de outros países .Esse conjunto de transações gera uma série de fluxos de bens, serviços e capitais entre um país e o resto do mundo. O balanço de pagamentos de uma nação busca registrar esse conjunto de transações.

2 Balanço de Pagamentos O Balanço de pagamentos de um país é um resumo contábil das transações econômicas que esse país faz com o resto do mundo, durante certo período de tempo. Com base neste balanço, pode-se avaliar a situação internacional do país. No Brasil, o balanço é elaborado pelo Banco Central, baseado nos registros das transações efetuadas entre residentes do país e residentes em outras nações. A estrutura deste balanço é imposta pelo FMI em sua BMP5 datada de 1993 e seguida por todos os países a ele filiados. Na contabilização desses registros, adota-se o método de partidas dobradas. Toda transação que cria um direito constitui um crédito.Toda transação que cria uma obrigação constitui-se num débito. De um modo geral, toda entrada de divisas corresponde a um crédito e toda saída, a um débito. Créditos Débitos Exportações de bens e serviços Importações bens e serviços Recebimentos de doações/indenizações Pagamentos doações/ indenizações Venda de ativos para estrangeiros Compra de ativos de estrangeiros Recebimentos de reembolsos de capital Reembolsos de capital a estrangeiros

3 Estrutura do Balanço de Pagamentos
O Balanço de Pagamentos é formado por 4 contas principais: A) Balanço de Transações Correntes. B) Movimento de capitais ou Conta capital e financeira C) Erros e Omissões D) Transações compensatórias O Balanço de Transações Correntes: Resume a diferença entre o total das exportações e importações tanto de mercadorias como de serviços, sendo também incluído o saldo de transferências unilaterais. Se esta conta for superavitária, significa que o país está recebendo mais divisas do que enviando ao exterior. Se for deficitária, tem-se a situação inversa. Por muito tempo, a balança de transações correntes foi praticamente identificada como balança comercial, porém, com o crescimento dos serviços, buscou-se decompor melhor esta balança.

4 Balança de transações correntes
A. Balança de transações correntes é formada por 3 contas menores: A.1 – Balança comercial: inclui basicamente importação e exportação de mercadorias. Convém destacar que há duas formas de contabilizar o valor das exportações e importações. Há o tipo FOB (free on board), em que as despesas incluídas no valor da mercadoria são as incorridas até seu embarque, e o tipo CIF, em que o valor da mercadoria é acrescido de frete e seguro. Para efeito de balanço de pagamentos, utilizam-se exportações e importações do tipo FOB. A.2 – Balança de serviços e rendas: Esta conta está dividida em duas contas: Serviços – não envolvem negociação com fatores de produção (transportes, fretes, seguros, royalties e licenças. comunicação etc) ; Rendas: pagamentos do fatores de produção (juros, salários, lucros etc). A3 Transferências Unilaterais: Pagamentos sem contrapartida de um país para o outro. Ex: remessas de migrantes para suas famílias, doações, donativos etc.

5 Demais contas do balanço de pagamentos
B. Movimento de capitais: Agrupa contas que representam modificações nos direitos e obrigações de residentes no país para com não-residentes. Essa conta inclui: investimentos, reinvestimentos, empréstimos e financiamentos, capitais de curto prazo e amortizações. C. Erros e Omissões: Muitos valores registrados são apenas estimados. Esta conta visa corrigir equívocos. Somando os valores das contas mencionadas (A+B+C), obtém-se o resultado do balanço de pagamentos, que pode ser superavitário ou deficitário. D. Transações compensatórias: Ao valor obtido pela soma A+B+C corresponderá um valor igual, porém com sinal contrário na conta de transações compensatórias. Os principais itens desta rubrica são: D1. Variação de reservas; D2. Operações de regularização; D3. Atrasados comerciais.

6 Balanço de Pagamentos A - Transações Correntes B Movimento de Capitais
A1 Balança Comercial Importação/exportação A2 Balança Serviços e Rendas Serviços: fretes,seguros, viagens etc Rendas: salários, juros, lucros A3 Transferências Unilaterais Doações recebidas/enviadas B Movimento de Capitais Investimentos, financiamentos, amortizações C- Erros e Omissões A+B+C Saldo do Balanço de Pagamentos Transações Compensatórias Variações de reservas, Operações de Regularização e Atrasados Comerciais

7 CASO 1 Se um o país A apresentou um saldo de transações correntes de +100 e um saldo de movimentos de capitais igual a -50, qual o saldo do balanço de pagamentos deste país? Não houve erros ou omissões.

8 Caso 2 O país Y apresentou um saldo na balança comercial de +300, um saldo de -100 na balança de serviços e rendas e um saldo final de +20 em transferências unilaterais. Qual o saldo em transações correntes? Se a conta movimento de capitais foi superavitária em +200, qual o saldo do balanço de pagamentos, considerando que Não houve erros ou omissões?

9 Caso 3 O país Z apresentou um saldo na balança comercial de -400, um saldo de +100 na balança de serviços e rendas e um saldo final de +40 em transferências unilaterais. Qual o saldo em transações correntes? Se a conta movimento de capitais foi superavitária em +300, qual o saldo do balanço de pagamentos?


Carregar ppt "O Setor Externo O mundo apresenta-se crescentemente interligado, seja por fluxos comerciais ou financeiros. A constatação da importância do setor externo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google