A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESAFIO 3.0 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO NILZA SOUSA PROFESSOR: CONRADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESAFIO 3.0 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO NILZA SOUSA PROFESSOR: CONRADO."— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIO 3.0 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO NILZA SOUSA PROFESSOR: CONRADO

2 MODELO DE DIVULGAÇÃO DE DESEMPENHO SETORIAL

3 Analisar setorialmente um determinado produto ou empresa é estudar o contexto econômico no qual os mesmos estão inseridos.

4 Dessa forma, a análise permite entender melhor o posicionamento da organização no mercado e quais são as principais tendências que ele apresenta, além de ajudar a identificar pontos de oportunidades a serem exploradas para aumentar as chances de sucesso do negócio.

5 ANÁLISE SETORIAL SOJA Aspectos Fundamentais da Análise Setorial para investidores no Maranhão

6 Dinâmica do mercado Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), cerca de 95% da produção de grãos no Maranhão é dominada por dois únicos produtos. Na safra2018/2019 no estado a soja e o milho responderão pela colheita de 5,018 milhões de toneladas, que corresponde a 5,290 milhões de toneladas de grãos no estado.

7 OFERTA E DEMANDA MUNDIAL

8

9 Forças atuantes na competição Clima e Solo A região de Balsas, fica na zona de influência do Equador, onde os dias de verão são mais curtos do que nas regiões produtoras no sul do país, que produz a floração precoce da soja, abrindo mais espaço para a segunda safra de verão, possui um dos melhores climas bons para o cultivo de grãos, não enfrenta o problema da seca, possui um regime em média de 2.000 mm de chuva e cerca de 1 (um) milhão de hectares de terras boas para mecanização.

10 Forças atuantes na competição Transporte A soja é exportada pelo porto de Itaqui, que fica a 8.000km de Roterdã, na Holanda, um dos principais destinos da soja brasileira. De acordo com publicação em 31.03.2019 no site: www.portodoitaqui.ma.gov.br, a soja foi responsável por um crescimento de 54,1% sobre os 3 primeiros meses de 2018, já foram movimentadas 1,4 milhão de toneladas.

11 Forças atuantes na competição Uma demonstração da importância da agricultura para o município de Balsas-MA é a sua pauta de exportação focada principalmente em commodities agrícolas. Entre as principais culturas, está a soja, o milho e o algodão, fato este, observado nos quatro últimos anos, conforme gráfico. O que se pode inferir do gráfico é a importância da cultura da soja frente à produção de milho e algodão para a economia daquele município e para a região sul maranhense.

12 Fatores de Risco:  Cotações  Câmbio  Riscos Operacionais  Armazenamento e Logística. Oportunidades de Investimento:  Mercado Nacional  Mercado Mundial

13 DESEMPENHO DO SETOR A Conab aponta que haverá um aumento de 172.000 T de grãos no Maranhão. De acordo com os números, serão 5,126 milhões no próximo ano contra 4,956 milhões da colheita concluída agora em 2019, ou seja, uma variação de 3,4%. O desempenho deve-se ao aumento tanto da área plantada, que será de 1,606 milhão de hectares contra 1,572 milhão da safra passada (variação de 2,1%) quanto da produtividade, que aumentou de 3,152 mil para 3,192 mil quilos por hectare, isto é, um aumento de 1,3%. De acordo com a projeção, todas as culturas avaliadas terão desempenho positivo, sendo que o destaque fica para a soja, que responderá com mais da metade da colheita.

14 DESEMPENHO DO SETOR A soja segue como importante destaque entre as culturas analisadas, apresentando crescimento de área e produtividade. O espaço destinado ao grão nas lavouras cresceu, sobretudo, em áreas destinadas à produção de milho 1ª safra, devido a melhor rentabilidade ao produtor. Além disso, as condições climáticas foram favoráveis à cultura, apesar de a estiagem ter atrasado o plantio. Com isso, a oleaginosa registrou produção recorde, chegando a uma colheita de 119,3 milhões de toneladas

15 ANÁLISE SETORIAL ► Produtos, serviços e tecnologias ► Dinâmica e crescimento ► Potencial ► Clientes e canais de distribuição ► Incentivo do Estado ► Perspectivas Futuras para o Setor

16 PRODUTOS, SERVIÇOS E TECNOLOGIAS

17

18 DINÂMICA E CRESCIMENTO

19 Em relação aos principais produtos exportados no Maranhão nos últimos cinco anos, podemos observar que o complexo de soja, apresenta desde o ano de 2010 um crescimento relevante em relação aos demais produtos o que gera divisas para o Estado, tonando-se o principal produto de exportação do Estado, juntamente com os minérios de ferro.

20 DINÂMICA E CRESCIMENTO Participação da soja em comparação com os principais produtos exportados maranhenses (%)

21 POTENCIAL No Maranhão, há indicativos de aumento da área plantada na ordem de 2% para esta safra, comparado com o exercício anterior. Com o bom volume de chuvas ocorrido até o momento (aproximadamente 400 mm de chuvas em algumas microrregiões) o solo já detém umidade suficiente para o início dos plantios. Estima-se que até o presente levantamento 38% das áreas já foram plantadas no sul do estado.

22 POTENCIAL

23 CLIENTES De acordo com a tabela, a soja tem clientes em potencial por vários Países, sem contar o próprio Brasil.

24 PREÇO SOJA EM GRÃO SACA 60 KG

25 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO O Estado do Maranhão está localizado no extremo oeste da região nordeste do Brasil, fazendo limite com três estados e o oceano atlântico. A infraestrutura de transporte de cargas no estado destaca-se por integrar os modais: Rodoviário, Aquaviário e Ferroviário, o que facilita os canais de distribuição da soja.

26 Governo do Maranhão diminui ICMS para produção de soja e milho O governo do Maranhão assinou um decreto que reduz de 12% para 2% o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a produção de soja, milho, milheto e sorgo.

27

28 Perspectivas Futura para o Setor Aumento do consumo, com isso a demanda; Medo de doenças no consumo de carne suína e de frango; Proibição, na Europa, do uso de farinha de carne nas rações para bovinos, manterá alta a demanda por farelo de soja; Usos industriais não tradicionais da soja, como biodiesel, tintas, vernizes, entre outros aumentarão a demanda do produto.

29

30

31

32

33

34


Carregar ppt "DESAFIO 3.0 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES EQUIPE: ADIUZE MARIELLE MARILDE ASSUNÇÃO NILZA SOUSA PROFESSOR: CONRADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google