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EQUAÇÕES DO 1º GRAU (REVISÕES)
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MANTENDO O EQUILÍBRIO ! 200 g 50 g
Observa esta balança de dois pratos: 50 g 200 g prato 1 prato 2 Para estar em equilíbrio: - O total da massa no prato 1 é igual ao total da massa dos objetos no prato 2. - Representando a massa, em gramas, de cada pote de mel por m, podemos escrever: 𝑚+𝑚+50=𝑚+200 Esta expressão matemática representada por uma igualdade e onde aparecem letras, é um exemplo de equação.
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AINDA MANTENDO O EQUILÍBRIO !
Indicando a massa, em gramas de cada cubo por x, vamos determinar a equação sugerida pela balança. 100 g 500 g X prato 1 prato 2 𝑥+𝑥+𝑥+𝑥+𝑥= 5𝑥=600
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EQUILIBRANDO MAIS UMA VEZ!!!
No exemplo a seguir, vamos descobrir a massa do cubo indicada com a letra x. X 8 g X 10 g X 10 g prato 1 prato 2 A balança está em equilíbrio, Qual é a equação correspondente? 2𝑥+10=𝑥+8+10
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EQUILIBRANDO MAIS UMA VEZ!!!
Vamos retirar um cubo de x gramas de cada prato. A balança continua em equilíbrio? X 10 g 8 g 10 g prato 1 prato 2 A balança continua em equilíbrio? Qual é a equação correspondente? 𝑥+10=8+10
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EQUILIBRANDO MAIS UMA VEZ!!!
Vamos retirar um “peso” de 10 gramas de cada prato. X 8 g prato 1 prato 2 O equilíbrio manté-se? Qual é a equação correspondente? 𝑥=8
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AGORA ÉS TU!!! a) Determina a equação que a balança representa
O esquema mostra uma balança em equilíbrio: X 5 g X X X X X 5 g 5 g X 5 g prato 1 prato 2 a) Determina a equação que a balança representa 4𝑥+5=3𝑥+15 b)Determina a equação que a balança representa quando se retira de cada prato 3 cubos e um peso de 5g. 𝑥=10 c) Qual é massa de cada cubo ? 10 𝑔
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