A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico."— Transcrição da apresentação:

1 Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico

2

3 CompetênciasDescritores de desempenhoConteúdosActividadesResultados esperados Competências linguístico- comunicativas Aprendizagem de comportamentos sociais e linguísticos adequados aos diferentes contextos e situações de comunicação Sensibilização para a diversidade que a nossa língua apresenta fruto de múltiplos factores, nomeadamente geográficos e sociais Alargamento do vocabulário Competências específicas Compreensão do oral - Escutar para aprender e construir conhecimentos Expressão oral- falar para aprender Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: - apropriar-se de novos vocábulos; - descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas; - responder a questionários acerca do que ouviu; - fazer inferências; -esclarecer dúvidas; - recontar o que ouviu; Manifestar sentimentos, sensações e ideias; Produzir discursos com diferentes finalidades de acorda com intenções específicas: - expressar sentimentos e emoções; - descrever ; - Reproduzir e recriar contos; Vocabulário Informação implícita e explicita; Ideia principal; Inferências Reconto Troca de ideias : - simbologias (lua, noite, montanha, rio, estrela) - diferenças culturais - Comportamentos padrão - família - sonho Desenho Recolha de lendas e contos tradicionais Saber escutar para organizar e reter informação essencial; Distinguir formação implícita e explicita Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros; Produzir breves discursos orais; PLANIFICAÇÃO

4 2º MOMENTO 1º CICLO ACTIVIDADE

5 Actividades Troca de Ideias Desenho Recolha de lendas e contos Partilha

6 Audição da história Estrela de Água Levantamento das ideias /emoções sugeridas pela audição – brainstorming Identificação de simbologias a partir de elementos específicos apresentados na história – lua, montanha, rio, noite e estrela Associação/comparação de realidades geográficas, culturais, sociais e pessoais - alunos e Naiá (família, sonho, tradição, região)

7 Representação gráfica da história que ouviu

8 Família TIC

9 Apresentação à turma da recolha Elaboração dum dossier temático -Compilação das apresentações

10 Trabalho realizado por: - Sandra Silva - Ana Cristo - Sandra Pedras - Alice Ferreira


Carregar ppt "Implementação Novos Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google