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PublicouVinícius Baros Alterado mais de 10 anos atrás
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Guidelines Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp), no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação de interfaces humano-computador” da professora Heloísa V.da Rocha e nas notas de aula do Professor Oscar Fontanini.
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“Aceitabilidade de um sistema”
Nielsen (1993) engloba os objetivos do IHC em um conceito amplo que ele denomina “Aceitabilidade de um sistema”
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Usabilidade Benefícios diretos da usabilidade
Cada vez mais as empresas adicionam funcionalidades aos seus produtos de software tornando-os mais complicados de usar A usabilidade de um produto pode ser o seu diferencial competitivo A falta de usabilidade pode ser fator de fracasso de um produto Benefícios diretos da usabilidade Aumento da produtividade e eficiência Menos treinamento Maior satisfação dos usuários Menos suporte e documentação
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Guidelines São orientações ou recomendações que devem ser consideradas na elaboração e avaliação de um software com o objetivo de ajudar a garantir uma boa usabilidade. São criadas principalmente a partir do senso comum e da experiência na elaboração de outros projetos de software. O uso de guidelines não deve ser entendido como uma “receita do design”, mas sim como um conjunto de princípios norteadores do design. A aplicação de guidelines embora não seja trivial ajuda o designer a focar no que é necessário e a lidar com restrições e compromissos do design.
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Guidelines Princípios de design:
- são guidelines mais genéricas, exigem uma interpretação antes de ser aplicadas. - Ex.: mantenha o site simples (p/websites) Regras de design: - são guidelines em um nível mais detalhado. - Ex.: Não ofereça uma opção para buscas em toda a rede a partir de seu próprio website”.
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Guidelines Guia de Estilo:
- consiste em uma coleção de regras de design específicas e em princípios dos quais derivam as regras. - São mais comuns nas guidelines de determinados fabricantes, para definir a identidade visual da interface e garantir consistência tanto no produto quanto entre produtos de um determinado fabricante. - Ex.: “Ao criar um ícone colorido, você deve iniciar criando primeiro a versão preto e branco e depois acrescentar cor”. (Macintosh)
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Padrões de design Alguns padrões internacionais governam o desenvolvimento de sistemas interativos. Os padrões mais pertinentes são os seguintes: - ISO 9241 Ergonomic Requirements for Office Work with Visual Display Terminals (VDTs) - ISO Human-centered Design Processes for Interative Systems - ISO Design of the User Interface of Multimedia Applications.
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EXEMPLO DE PROPOSTA DE GUIDELINE
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