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Zootecnia II Aula 6. Comercialização de Bovinos de Corte

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Apresentação em tema: "Zootecnia II Aula 6. Comercialização de Bovinos de Corte"— Transcrição da apresentação:

1 Zootecnia II Aula 6. Comercialização de Bovinos de Corte
João Paulo V. Alves dos Santos Engº Agrônomo/ESALQ-USP

2 Aula 6. Comercialização de Bovinos de Corte
Objetivo: Compreensão dos mecanismos de comercialização Características do mercado de bovinos de corte Particularidades envolvendo transações comerciais Cuidados com comercialização de bovinos de corte

3 Aula 6. Comercialização de Bovinos de Corte
Tipos de Comercialização: 1-) Comércio de Gado Vivo Animais que não vão ao abate Animais que vão ao abate 2-) Comércio de Carne

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1-) Comércio de Gado de Gado Vivo: Animais que NÃO vão ao abate: Touros (reprodutores) Vacas (matrizes) Novilhas (futuras matrizes) Bezerros (machos e fêmeas) Garrotes Boi Magro Vendas: na fazenda ou leilões

5 Aula 6. Comercialização de Bovinos de Corte
1-) Comércio de Gado de Gado Vivo: Animais que NÃO vão ao abate: “Regras”: não são escritas, não há nenhum regulamento, no entanto: “Ao comercializarmos bovinos de corte, algumas regras tradicionais características devem ser cumpridas; aqueles que não as seguir, possivelmente será taxado pelo próprio mercado como um desqualificado (popular: meia bomba)” (C.M. Haddad)

6 Aula 6. Comercialização de Bovinos de Corte
a-) Separação dos animais (apartação): Animais devem ser separados em diferentes categorias (exceto comercialização de vacas com bezerro ao pé) Peso Sexo Raça Ex.: venda de bezerros (desmama) – machos separados de fêmeas

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b-) Vendedor – ao apartar: 1º) Deve saber o preço (valor de mercado) 2º) Pede o preço a ser vendido: tem obrigação de saber o preço de mercado (óbvio mas não é sempre assim) 3º) Deve saber que não há rebanho 100% homogêneo (lote) e que há diferenças entre animais: sub-categorias

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b-) Vendedor – ao apartar, separa: Machos Fêmeas Padrão Racial Cabeceira x Meio x Fundo: pode haver variação regional Quem efetua a apartação deve conhecer o mercado regional

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Apartação:

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c-) Apresentação ao comprador: Separação: cabeceira x meio x fundo Determinação do: “preço médio” Posteriormente, mistura todo o lote (separado por sexo), à espera do comprador Deixa gado “à disposição” do comprador para que o mesmo efetua a sua “própria” apartação (se assim desejar)

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c-) Apresentação ao comprador: A partir do momento em que o comprador adentra na mangueira e começa sua apartação: Zootecnia “sai de campo” Entra a questão da habilidade comercial entre as partes

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c-) Apresentação ao comprador: Determinação de preço de um lote. Exemplo: machos (desmama), total: 40 cabeças Cabeceira: 20 x R$620, R$12.400,00 Meio: 10 x R$600, R$6.000,00 Fundo: 10 x R$580, R$5.800,00 Total: R$24.200,00 Média/Cabeça: R$605,00

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d-) Ordem da prioridade: Comprador: nunca deve desistir Quem diz: “infelizmente não conseguiremos fazer um negócio” é o vendedor Se houver um outro comprador ele deve esperar por esse momento, ou seja: quando o vendedor dá por encerrada a negociação

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d-) Ordem da prioridade: Um eventual, segundo comprador (fila de espera, na propriedade), deve aguardar o momento para se aproximar Acompanha de longe a visita do primeiro comprador Não interfere, sequer, ou acompanha uma negociação

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d-) Ordem da prioridade: O comprador que não concretizar um negócio, deve, efetivamente, se retirar da propriedade Não deve ficar esperando a negociação de um terceiro (que o aguardara na fila) para verificar, eventual, nova chance de negociação Pode até voltar a comprar o gado (em outro momento do dia) se chamado pelo vendedor

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Leilão: É a terceirização da negociação Empresa leiloeira, teoricamente, deve arcar com todos os custos: Transporte (nem sempre) Separação de lotes Escolha de animais Troca: serviço x comissão sobre a venda

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Leilão: Responsabilidade do vendedor: Negociar bem a comissão sobre a venda com a Leiloeira Estabelecer preço mínimo para seu lote

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Leilão: Lances: captados pelos piteiros Local: cadeiras leiloeiro picadeiro Local adequado para se acompanhar um Leilão

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Leilão: como não ser “otário” 1º) Chegar antes do leilão, à luz do dia e observar todos os lotes 2º) Escolher os lotes de interesse (currais de espera) e “fazer” o seu preço (considerar despesas como custo do frete, etc), anotar num “caderninho” 3º) Sentar-se em local estratégico (discreto) não ser “visado” nem “percebido” entre os presentes

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Leilão: como não ser “otário” 4º) Não beber nunca!! (“pois o caderninho pode ser esquecido) 5º) Esperteza. Quando queremos levar um lote (muito) quando alguém dá 1 lance, devemos dar em seguida: “poder da impressão” “Esse cara está mandando bala, com ele não aguento! Tem um monte de lote... Deixa para lá..”

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Animais que VÃO ao abate: Carcaça = produto final do abate, retirado: Sangue Vísceras (barrigada) Patas Cabeça Rabo Couro

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Carcaça = ossos + gordura + músculos

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Comercialização em geral: Bezerro: gado em pé (por cabeça) ou por kg de peso vivo Garrotes, Novilhos, Novilhas, Boi Magro: por cabeça Boi Gordo ou Vaca Gorda: @ = peso morto (sendo = 15 kg peso morto)

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Comercialização: gado gordo (abate) Boi Gordo: (aproximadamente 480 kg PV) Vaca Gorda: depende do frigorífico,em geral = 11 a Mercado do Boi Gordo: Conceito: Rendimento de Carcaça

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Conceito: Rendimento de Carcaça (RC) % RC = ________________ Exemplo: categoria = boi Peso Vivo = 500 kg Peso Morto = 250 kg (pós “limpeza”) Peso Morto (parte) Peso Vivo (todo)

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Conceito: Rendimento de Carcaça (RC) % RC = 250 kg : 500 kg = 0,50 ou 50% RC * Pode ser superior dependendo das condições Raça Sexo Rendimento de Carcaça (%) Nelore Macho 52 a 56 Europeus (Red Angus, LImousin, Simenthal) 52 a 56* Cruzamento Industrial 52 a 59 Vaca 45 a 50 Nelore e Cruzamento Novilha 48 a 52

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Conceito: Rendimento de Carcaça (RC) Exemplo: Peso Vivo = 513 kg Peso Morto = 267 kg (carcaça) % RC = 267 : 513 = 52% RC

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Conceito: Rendimento de Carcaça (RC) Fundamental para o pecuarista (confinador) Pode determinar o sucesso ou fracasso do empreendimento Dependência do frigorífico: quanto mais “cortar” antes da pesagem no gancho (carcaça), mais o pecuarista perde (toalete “pesada”)

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Conceito: Rendimento de Carcaça (RC) Cálculo do preço do boi: Exemplo: mercado = considerando dados do peso anterior 267 kg carcaça (PM) : 15 kg = x = R$1.424,00/cabeça

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Conceito: Rendimento de Carcaça (RC) Engorda de Bovinos de Corte: Confinamento ou Pastejo (à pasto) CUSTO = calculado em engordada Premissa básica: deve ser inferior ao valor de mercado

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Engorda: Boi Magro: 360 kg de PV ou Dados aproximados Na boiada podemos ter 340 a 380 kg PV Categoria “chave” Ciclo de engorda: 90 a 120 dias (tradicional)

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Opções: Engorda 100% à pasto (mais comum) – do nascimento até abate à pasto Recria à pasto + Terminação (mais comum) – terminação (confinamento) no cocho 90 a 120 dias Confinamento Total (mais raro) – da desmama ao abate no cocho

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Boi Magro – melhor opção para engorda: Por quê? Curva de crescimento: ganho compensatório Fase de maior desempenho: conversão alimentar Confinador: faz a conta “de trás para frente” Exemplo:

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Boi Magro – melhor opção para engorda: Mercado atual: Boi Magro: R$1.000,00/cab Período de engorda: 120 dias Entrada no confinamento: 360 kg PV Estimativa de saída (objetivo): 500 kg Diferença: 140 kg

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Taxa de ganho (necessária): 140 kg : 120 dias Ganho de peso vivo (GPV): 1,167 kg/dia Nutricionista – formulará dieta para este ganho (necessidade de energia + proteína e demais ingredientes) Considerando custo de alimentação: R$2,80/cab/dia, temos: R$2,80/dia : 1,167 kg/dia = R$2,399/kg PV ganho

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Pergunta: quanto vai custar (engordada)? = 15 kg peso morto Devemos estimar o RC (esperado no abate) Considerando mínimo de 52%, temos: = 15 kg PM : 0,52 = 28,8 kg PV, ou seja: Para cada 28,8 kg de ganho PV, teremos no gancho. Logo:

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Custo calculado: R$2,399/kg PV ganho x 28,8 kg PV Custo: engordada Este número pode variar muito Se a estimativa for feita errada podemos ter problemas Considerando mercado:

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Custo calculado: – imposto (2,3%) = R$78,16 (líquido) Média: 500 kg PV = (a 52% RC) x = R$1.354,51/boi Saldo = Receita – Custo Engorda Receita Bruta: R$ 1.354,51 Engorda: - = x R$69,09 = R$336,00 Saldo = R$1.354,51 – (aquisição + engorda)

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Saldo = R$1.354,51 – (R$1.000,00 + R$336,00) Saldo = R$1.354,51 – R$1.336,00 = (R$18,51) Desta forma, é necessário fazer contas!! Considerando que o pecuarista considere uma margem de 10%: Receita: R$1.354,51 10% = R$135,45, logo:

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R$1.354,51 – R$135,45 = R$1.219,06 deve ser o preço final do seu boi Antes de confinar (engordar) o pecuarista já tem projetado o seu custo de engorda (estimado) e faz a sua programação No caso: R$336,00, logo: Teto (custo final): R$1.219,06 R$1.219,06 – R$336,00 = R$883,06 é o valor máximo que o pecuarista poderia pagar pelo seu “Boi Magro”

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Simulador: Excel (planilha – aula discussão) Auxiliar para estimativas Nota: mercado do boi: BM&F (alternativa)


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