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Prof. Renato Casagrande UM ÓTIMO MOTIVO PARA SUA ESCOLA FAZER E ACONTECER.

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1 Prof. Renato Casagrande UM ÓTIMO MOTIVO PARA SUA ESCOLA FAZER E ACONTECER

2 UNESCO: um ótimo motivo para sua escola fazer e acontecer O contexto da gestão educacional na atualidade Avaliação, exposição, comunicação, competição e posicionamento Conceito e imagem da instituição educacional Parceria UNESCO e escolas associadas

3 A HORA DA VERDADE! Quais são as instituições que se perpetuarão no setor educacional privado?

4 Surfar ou ser varrido?

5 Principais Variáveis que Impactam a Gestão Educacional

6 Principais Variáveis que Impactam a Gestão Educacional na Atualidade Inovação e Tecnologia Avaliação e Exposição Profissionalização e Resultados Posicionamento e Competição

7 Principais Variáveis que Impactam a Gestão Educacional na Atualidade Inovação e Tecnologia Avaliação e Exposição Profissionalização e Resultados Posicionamento e Comunicação

8 Principais Variáveis que Impactam a Gestão Educacional na Atualidade Avaliação e Exposição Profissionalização e Resultados Posicionamento e Comunicação

9 Principais Variáveis que Impactam a Gestão Educacional na Atualidade Avaliação e Exposição Posicionamento e Comunicação

10 Principais Variáveis que Impactam a Gestão Educacional na Atualidade Avaliação e Exposição Posicionamento e Comunicação

11 Principais Variáveis que Impactam a Gestão Educacional na Atualidade Avaliação e Exposição Posicionamento e Comunicação

12 Atuar sem dispor de informação é perigoso! Dispor de informação e não atuar é trágico ! David Cottle O Impacto da Avaliação nas Instituições de Educação

13 Principais Variáveis que Impactam a Gestão Educacional na Atualidade Avaliação e Exposição Posicionamento e Comunicação

14 Sistema organizado para se descobrir uma janela no espaço... Posicionamento

15 Sistema organizado para se descobrir uma janela no espaço da mente das pessoas. Posicionamento

16 POSICIONAR, POR QUÊ?

17 O Assalto à Mente do Consumidor A explosão dos produtos e serviços A explosão da mídia A explosão da publicidade

18 Um Supermercado comum expõe cerca de 12 mil produtos ou marcas Há meio milhão de marcas registradas Surgem 25 mil marcas por ano Cem mil medicamentos diferentes são receitados no mercado A Explosão dos Produtos e Serviços (Exemplo: USA)

19 A Explosão da Mídia e da Publicidade Sites comerciais, sites de busca, sites de relacionamentos, TV aberta, TV cabo e TV paga Rádio AM e FM Pôsteres e cartazes Outdoors e mobiliários urbanos

20 A Explosão da Mídia e da Publicidade Jornais matutinos, vespertinos, diários, semanais e dominicais Revistas de massa, técnicas, especializadas, de negócios, de comércio, etc. Ônibus, caminhões, automóveis, metrôs e táxis O corpo humano Redes de relacionamento e outros.

21 POSICIONAMENTO

22 O que tenho que fazer ? POSICIONAMENTO

23 Quem sou eu? 1) Quem sou eu

24 Para onde vou?

25 Quem são os meus clientes

26 5) Como vou atingí-los?

27 A complexidade para posicionar uma Instituição Educacional

28 Diferenças entre produtos e serviços Tangível Venda concreta Padrão de qualidade Facilidade de controle Baixa interferência humana Produto Intangível Venda-promessa Oscilação de qualidade Dificuldade de controle Alta interferência humana Serviço

29 Produto ProduçãoEstoqueVendaEntregaConsumo Serviço VendaProdução Consumo Entrega Diferenças entre produtos e serviços

30 Caracterização do Marketing Educacional Intangibilidade Perecibilidade Heterogeneidade Simultaneidade Participação do cliente no processo

31 Marketing Educacional É a arte de criar valor genuíno para os alunos e a comunidade escolar.

32 Os valores da Escola Extrínsecos Intrínsecos

33 Hierarquia de Valores Hierarquia de Valores Esperados AtendimentoAtendimento OrganizaçãoOrganização Quadro de professores completoQuadro de professores completo Nível de ensino compatívelNível de ensino compatível Básicos InstalaçõesInstalações Salas de aulaSalas de aula ProfessoresProfessores CarteirasCarteiras Desejados Atendimento da expectativaAtendimento da expectativa Excelentes professoresExcelentes professores Organização funcional e eficazOrganização funcional e eficaz Inesperados Ir além da expectativaIr além da expectativa Adicionar valor aos “clientes”Adicionar valor aos “clientes” Complementar com o inesperadoComplementar com o inesperado

34 ESCOLAS QUE SABEM AGREGAR E ENTREGAR VALOR Vantagem competitiva

35 Escolas vitoriosas são aquelas que desenvolvem vantagem competitiva relevante e sustentável. Uma vantagem competitiva orienta o posicionamento de uma instituição

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37 Posicionamento das Instituições de Educação As que competem por imagem de qualidade percebida As que competem por preço e conveniência

38 Posicionamento das Instituições de Educação As que competem por preço e conveniência Atributos

39 INFRAESTRUTURA LOCALIZAÇÃO PREÇO

40 Posicionamento das Instituições de Educação As que competem por imagem de qualidade percebida

41 Qualidade Propriedade que determina a essência ou natureza de um ser ou coisa. Houaiss

42 Qualidade  Qualidade Objetiva  Qualidade Subjetiva

43 Posicionamento das Instituições de Educação As que competem por imagem de qualidade percebida : uma instituição PREMIUM Atributos

44 PREÇO E CONVENIÊNCIA INFRAESTRUTURA SOLIDEZ AFETIVIDADE PADRÃO DE ORGANIZAÇÃO MARCA INDICADORES DE APRENDIZAGEM (IA) RELACIONAMENTO DIFERENCIAÇÃO ATRIBUTOS DE QUALIDADE

45 Atributos de Qualidade IMAGEM

46 CREDIBILIDADE E CONFIABILIDADE

47 Imagem Aspecto particular pelo qual um ser ou um objeto é percebido. Houaiss

48 48 Como é formada a Imagem da Instituição?  Depoimento verbal de amigos, parentes e conhecidos.  Testemunhal verbal de quem estuda ou estudou na instituição.  Depoimento de formadores de opinião através de textos em jornais e revistas, Internet e noticiário de televisão.  Indicadores oficiais.  Propaganda.  Tradição.  Associação da marca com instituições sólidas e de referência.  Ações representativas de elementos de valor (festas, jogos, publicações, atos de responsabilidade social, etc.).

49 SEMESP

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53 Posicionamento das Instituições de Educação As que competem por imagem de qualidade percebida As que competem por preço e conveniência Zona do Limbo

54 A Instituição que está na Zona do Limbo : Oferta a mesma proposta pedagógica. Não segmenta seu público-alvo. Utiliza a propaganda de massa para tentar comunicar o posicionamento da instituição, quando há. Trata o corpo docente como commodity.

55 Zona do Limbo Na “Zona do Limbo” temos um excesso de escolas similares, que empregam professores e funcionários similares, de formação similar, com idéias similares, que produzem coisas similares, por preços similares e de qualidade similar. (Adaptado de Kjell Nordstrom e Jonas Ridderstrale)

56 Posicionamento das Instituições de Educação As que competem por imagem de qualidade percebida As que competem por preço e conveniência Zona do Limbo

57 Posicionamento das Instituições de Educação As que competem por imagem de qualidade percebida : uma instituição PREMIUM

58 MARCA RELACIONAMENTO PERCEBIDAPERCEBIDA IMAGEMIMAGEM QUALIDADEQUALIDADE

59 10 Conselhos Úteis 1.Repense, questione, reflita e redefina (ou defina) o posicionamento da sua instituição. 2.Tenha clareza da vantagem competitiva da sua instituição (examinando com cuidado o quanto você está agregando e entregando valor ). 3.Reveja os contratos, acordos e parcerias com todos os seus Stakeholders.

60 10 Conselhos Úteis 4.A propaganda da sua instituição deve provocar a proliferação da informação (efeito “boca a boca”). 5.Use testemunho de líderes e exemplos, em última análise, nos quais o pai ou o aluno acredita. 6.Tenha um acompanhamento maior na satisfação de alunos e pais após a matrícula, principalmente de novos alunos (vai ajudar na avaliação e estimular a comunicação “boca a boca”).

61 10 Conselhos Úteis 7.A comunicação da sua instituição deve ser didática para o serviço ser bem entendido (o consumidor tem dificuldade em perceber o que é abstrato). 8.Preocupe-se com a gerência de cenário (instalação físicas não precisam necessariamente ser bonitas ou bem decoradas, precisam ser adequadas). 9.Tenha maior cuidado com a imagem (deve ser a melhor possível para dar o aval de confiança para a experimentação).

62 10 Conselhos Úteis 10. Antes do último conselho

63 Existem 3 tipos de Organizações: Aquelas que fazem as coisas acontecerem, aquelas que assistem as coisas acontecerem e aquelas que imaginam o que aconteceu. Philip Kotler

64 UM ÓTIMO MOTIVO PARA SUA ESCOLA FAZER E ACONTECER UNESCO

65 10 - FAÇAM E ACONTEÇAM! Prof. Renato Casagrande rcasagrande@up.edu.br (41) 3079-7090


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