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Pesquisa e Uso da Informação

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Apresentação em tema: "Pesquisa e Uso da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa e Uso da Informação
BIG SIX Pesquisa e Uso da Informação O Coordenador da BE

2 A Biblioteca Escolar e o ensino-aprendizagem
BE/CRE – um dos objectivos: - desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: seleccionar, analisar, criticar e utilizar documentos; desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, por solicitação do professor ou de sua própria iniciativa; produzir sínteses informativas em diferentes suportes.

3 Integração da BE no Projecto Educativo e no Regimento Interno
“… as BE’s têm de estar plenamente integradas nas escolas, através da sua institucionalização no tecido normativo escolar, incorporando o PE e o RI de cada estabelecimento e comprometendo por esta via, o conjunto da sua comunidade”. Programa RBE (Documento de Trabalho) – PPS de Elsa Conde

4 Escola e mudança “A simultânea oferta de abordagens, técnicas e métodos variados é a maneira correcta de enfrentar a diversidade de modos de aprendizagem dos alunos (…). …” Crato, Nuno. O “Eduques” em discurso directo: uma crítica da pedagogia romântica e construtiva. Lisboa: Gradiva, 2006 – PPS de Elsa Conde

5 Análise a alguns modelos de Pesquisa e Uso de Informação
RBE – A pesquisa de Informação – EB 2,3 e Secundário O modelo de Ellis e o modelo de Kuhlthau O modelo Plus O modelo Big Six

6 RBE – A pesquisa de Informação – EB 2,3 e Secundário
“A situação de aprendizagem deve favorecer a autonomia do pensamento; deve encorajar o aluno a investir e a pesquisar a informação que necessita, a seguir o seu percurso, a desenvolver o seu próprio processo de resolução de problemas, a utilizar as suas ideias pessoais” Está relacionado com a construção da autonomia do aluno e com a acessibilidade aos recursos documentais, independentemente do tipo de suporte.

7 As seis etapas do modelo
Identificar – o tema – primeiro elemento a determinar na pesquisa – pode ser livre ou imposto; Procurar – as fontes de informação – saber qual o tipo de documento que fornece a informação necessária ao tema da pesquisa, utilizar as linguagens documentais e o catálogo da BE; Seleccionar – os documentos a utilizar, segundo o conteúdo; .Retirar - a informação a tratar, com tomada de decisões sobre a pertinência das informações conhecidas e o que deve reter; Tratar – a informação, analisando, sintetizando e confirmando se o conteúdo serve para a apresentação final; Comunicar – a informação – o aluno passa de pesquisador a comunicador, estruturando a exposição, respeitando as regras, citando fontes e avaliando o trabalho.

8 O modelo Ellis Centra-se nos aspectos cognitivos de pesquisa de informação, com o fim de apresentar recomendações para o design de sistemas de recuperação da informação. Resume-se em seis características.

9 As seis características do modelo Ellis
Iniciar – actividades que definem o começo da pesquisa; Encadear – realização de formas de conexão entre o que foi pesquisado e novas informações, Navegar – pesquisa semi-direccionada a uma área de interesse geral (ex: listas de autores); Diferenciar – utilização da diferença entre as fontes como um filtro para verificar o material analisado; Monitorar – definição do que vai ser monitorizado, conforme os interesses de quem pesquisa; Extrair – trabalho de forma sistemática sobre uma fonte específica para obter material que serve as necessidades da pesquisa.

10 O modelo de Kuhlthau (Information Search Process), explica os sentimentos que acompanham os pesquisadores durante todas as etapas do processo de busca de informação. É um processo centrado no indivíduo e formado por seis etapas

11 As seis etapas do modelo Kuhlthau
Início – o pesquisador tem consciência da falta de conhecimento; Selecção – identificação e selecção de tópicos para serem investigados; Exploração – busca de informações relevantes a respeito de um tópico genérico, caracterizada por sensação de confusão e incerteza; Formulação – aquisição de confiança para se escolher a direcção do estudo; Colecta – definição do caminho a tomar, com confiança suficiente para o seguir; Apresentação – fase conclusiva que fecha o processo, onde se apresenta o produto final, com sentimentos de alívio, satisfação ou descontentamento.

12 “A informação é o sangue da ciência
“A informação é o sangue da ciência. Sem informação, a ciência não se pode desenvolver e viver. […] A actividade de pesquisa constitui, com efeito, a aplicação do raciocínio ao corpo de conhecimentos acumulados ao longo do tempo e armazenados nas bibliotecas e centros de documentação”. Le Codiac (1996, p.27) in “Comportamento de Busca de Informação: uma comparação de dois modelos”

13 O modelo Plus O modelo Plus apresenta-se como uma estratégia para a pesquisa e uso da informação. Difere dos modelos anteriores, no que respeita a seis etapas, pois este modelo apresenta quatro pontos.

14 Os quatro pontos do modelo Plus
Planificar – o trabalho – partindo do que o aluno já sabe, de como pode organizar as ideias, e do que precisa de pesquisar; Localizar – a melhor informação – de que fontes se pode socorrer, seleccionando as mais adequadas e o tipo de informação que necessita; Usar – a informação – independentemente onde tiver sido recolhida, escolhe o método mais eficaz para o registo da informação, de forma a transmiti-la a terceiros; Auto-avaliar – o trabalho – se há informação suficiente para terminar o trabalho, redigir e planificar a apresentação, e, finalmente, reflectir sobre o que foi feito (resultados da pesquisa)

15 O modelo Big Six Página Web - O Big6.com contém artigos e ideias de como aplicar a informação na resolução de problemas. Contém informações gerais sobre a literacia da informação e da tecnologia, ajudando os profissionais da educação a aplicar e a desenvolver melhor os seus conhecimentos, nas pesquisas a efectuar. Através de inscrição, possibilita a troca de experiências, sugestões e publicação de artigos. É utilizado por uma grande percentagem de professores bibliotecários, professores de tecnologia, outros professores em geral e no ensino superior.

16 As seis etapas do modelo Big Six
1- Definição da tarefa 2- Estratégias de pesquisa de informação 3- Localização e acesso a fontes de informação 4- Uso da informação 5- Síntese/produtos 6- Avaliação

17 1- Definição da tarefa 2- Estratégias de pesquisa de informação 3- Localização e acesso a fontes de 4- Uso da 5- Síntese/ produtos 6- Avaliação O que se deve fazer Quais são as fontes acessíveis Onde se podem encontrar as fontes Qual é a informação útil em cada fonte Como se organiza a informação obtida O trabalho está completo e tem título Que tipo de informação é necessária melhores fontes Locais: Biblioteca Escolar, Biblioteca Pública, Biblioteca Pessoal, Internet, Indicação dos Professores Como se regista a informação: Apontando notas, Ilustrando conceitos, Gravando em áudio ou vídeo Como se apresenta o resultado: Texto escrito, Apresentação oral, Apresentação multimédia (vídeo, áudio, CD-ROM, Internet, PPT), Dramatização Como se pode saber se se fez o melhor Elaboração de lista de perguntas Tipo de fontes: Impressas, Áudios, Vídeos, CD-ROM, DVD Como se refere as fontes: Em guias dados pelos professores, Em guias de citação de fontes, Citação de Páginas de Internet Como se valorizam as fontes consultadas: Bibliografia escrita As normas do guião Big Six foram cumpridas Quem pode ajudar a encontrar o que é preciso – sozinho, professores, pais, colegas Materiais necessários para mostrar os resultados A informação encontrada (ponto 4) corresponde às necessidades (ponto 1) Tempo previsto para realizar o trabalho As fontes são citadas correctamente

18 Proposta de trabalho Mediante a tabela apresentada, propõe-se a utilização do método para pesquisa e uso de informação Big Six - numa das actividades do plano da BE, - com docentes e professores, - sobre um tema livre, - ou um dos seguintes: o ciclo da água; o sistema solar; reciclagem, a adaptar aos diferentes níveis de ensino e tendo a BE como Centro da Escola.


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