Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouÁgatha Veloso Alterado mais de 10 anos atrás
1
Curso Utilização e Recuperação em Fontes de Informação Ursula Blattmann Prefeitura Municipal de Florianópolis
2
Objetivos e metodologia: Orientar bibliotecários e auxiliares de bibliotecas na utilização e recuperação da informação nas diversas fontes de informação disponíveis em bibliotecas escolares. Metodologia: recursos e fontes de informação, internet e aulas expositivas e dialogadas com exercícios práticos (estratégias de busca, análise dos resultados, documentação dos resultados).
3
Biblioteca na escola Importância das políticas de acesso e uso Tipos de fontes de Informação Utilização de fontes e recursos de Informação Recuperação da informação Recursos acessíveis e disponíveis: práticas no uso de diferentes fontes de informação
4
Políticas de acesso e uso Manifesto da UNESCO Brasil Santa Catarina Florianópolis Bibliotecas para facilitar o acesso e auxiliar no uso das fontes de informação
5
Fontes de informação Tipologia documental: livros, revistas, jornais, Internet Características Acesso e uso Recuperação da informação Recursos acessíveis e disponíveis: práticas no uso de diferentes fontes de informação
6
Começar a seleção Como localizar: bibliotecas tradicionais, digitais, virtuais Bases de dados na escola: quem usa? por que busca? o que procura? como formular a busca? saber ler, analisar e interpretar os resultados da busca...
7
Procedimentos nos estudos Tipo de pesquisa Escolha do tema Levantamento de fontes de informação Armazenamento (disquetes, pen-drive, favoritos, impressos) Seleção do material para leitura Elaboração dos resumos Análise dos documentos Estrutura do relatório do estudo
8
Critérios de avaliação Título Autoridade (link) Instituição Data da criação ou revisão Público-alvo (no contexto) Propósito da informação: informa, exemplifica ou julga
9
Recursos disponíveis BVBCI http://www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual/http://www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual/ http://bib-ci.wikidot.com/ BN http://www.bn.brhttp://www.bn.br INEP http://bve.cibec.inep.gov.br/http://bve.cibec.inep.gov.br/ IBICT http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/http://prossiga.ibict.br/bibliotecas/ Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações http://bdtd.ibict.br/bdtd/ Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações http://bdtd.ibict.br/bdtd/ SCIELO http://www.scielo.brhttp://www.scielo.br Catálogo Virtual de Karlsruher - KVK - Karlsruhe Virtueler Katalog URL: http://www.ubka.uni-karlsruhe.de/kvk.htmlhttp://www.ubka.uni-karlsruhe.de/kvk.html
10
Instituições como Fontes de Informação http://www2.usp.br/ http://www2.usp.br/
11
Instituições como Fontes de Informação http://www.ufsc.br/ http://www.ufsc.br/
12
http://www.bibvirtual.rs.gov.br:8080/
13
http://www.ubka.uni-karlsruhe.de/kvk.html
14
Web 2.0 na escola... Blogs Wikis Wikipédia RSS YouTube... e você ?
15
Bibliotecas na escola e... Fontes de informação: relevante, atualizada, disponível e acessível. Recursos informacionais: conhecer, manusear e ensinar o acesso e uso. Competência informacional: analfabetos, analfabetos funcionais e letramento. Leituras: oral, silenciosa e hipermídia. Escritas: compartilhar saberes.
16
Zapear é preciso! Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina e-mail: ursula@ced.ufsc.brursula@ced.ufsc.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.