A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mauro Luiz Matheus ETE Philadelpho Gouvêa Netto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mauro Luiz Matheus ETE Philadelpho Gouvêa Netto"— Transcrição da apresentação:

1 Mauro Luiz Matheus ETE Philadelpho Gouvêa Netto
São José do Rio Preto / SP Graduado em Odontologia pela Universidade São Francisco (USF) – Bragança Paulista / SP de 1990 a 1993.  Técnico de Laboratório de Prótese Odontológica pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – Piracicaba / SP de 1980 a 1981.

2 Conceitos de Dentes Artificiais
Mauro Luiz Matheus

3 Tipo de Material Porcelana Resina

4 Porcelana Vantagens Desvantagens Estabilidade de cor;
Não há diminuição da DV. Desvantagens Produz ruído em contato oclusal; Dificuldade de ajuste oclusal; Produz abrasão em dentes naturais; Dificuldade de aderência na resina acrílica.

5 Resina Vantagens Desvantagens Não produz ruído; Maior versatilidade;
Não desgasta dentes naturais; Facilidade de ajustes oclusais. Desvantagens Instabilidade de forma e cor.

6 Desenho Oclusal Anatômico Funcionais

7 Seleção de Dentes Artificiais
A substituição de dentes ausentes sempre foi uma preocupação dos homens. Achados em tumbas fenícias e etruscas datadas do ano 2500 aC. No Brasil, na época da escravidão, os senhores escravocratas usavam dentes extraídos de seus escravos . Em 1820, os dentes artificiais entram em definitivo na odontologia.

8 Teorias de Seleção dos Dentes
Teoria dos temperamentos: Linfático, sanguíneo, Bilioso e Nervoso. Neste sistema, os dentes se harmonizavam com o temperamento dos pacientes. Predominou em prótese durante 50 anos, não resistiu aos erros e às dificuldades. Teoria do Método da Proporção Biométrica: Proposta por Berry em 1906, baseia-se no fato de que a face e os dentes podem ser medidos.O incisivo central tem largura mésio-distal à proporção de 1/16 a largura da face, distância bizigimática e altura de 1/20 do rosto.

9 Largura da boca: Por volta de 1910, Wood Clapp, baseou a largura da boca para a escolha dos dentes artificiais em linha mediana, linha da comissura labial, linha alta e baixa do sorriso. Lei da Harmonia entre as formas dos dentes e dos rostos: Em 1911, Williams, verificou uma harmonia entre a forma da face humana com a do incisivo central superior e conformando três formas geométricas: quadrado, triangular e ovóide

10 Formas mistas: A partir de 1914, Williams passou a criar formas mistas
Formas mistas: A partir de 1914, Williams passou a criar formas mistas. Os dentes naturais não são tipos geométricos puros, mas possuem caracteres de vários tipos ao mesmo tempo, podendo suas formas reproduzir-se infinitamente.

11 Escolha de Dentes pelo Formato do Rosto
Forma quadrada Forma oval Forma triangular

12 Escolha de Dentes pelo tipo de Arcada

13 Arranjo dos Dentes para Estética
Tamanho: através das linhas de referências: Linhas dos Caninos; Linha alta do sorriso.

14 Sexo Idade Fotografias
Feminino: Dentes menores e de ângulos mais arredondados; Masculino: Dentes maiores, ângulos menores e mais vivos. Idade Cor Fotografias

15 Casos Clínicos

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33 Relevo Oclusal Metálico

34

35

36

37

38

39

40 Fontes CORRÊA, G.A.; GOMES,T; MORI, M. Atlas de Caracterização em Prótese Total e Prótese Parcial Removível. São Paulo: Santos, 1998. RIBEIRO, Maurício Serejo. Manual de Prótese Total Removível. São Paulo: Santos, 2007. TURANO, José Ceratti; TURANO, Luiz Martins. Fundamentos de Prótese Total. São Paulo: Santos, 2007. Atualização em Prótese Dentária. Anais do V Congresso Paulista de Técnicos em Prótese Dentária: 2007.


Carregar ppt "Mauro Luiz Matheus ETE Philadelpho Gouvêa Netto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google