A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária Morgado de Mateus Ano Lectivo: 2010/2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária Morgado de Mateus Ano Lectivo: 2010/2011"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária Morgado de Mateus Ano Lectivo: 2010/2011
A Fotografia As Brucinhas Trabalho realizado por: Ana Ferreira nº 2 Ana Pinto nº3 Bruna Roçadas nº 7 Inês Monteiro nº14 8ºC

2 ÍNDICE Introdução; Definição de fotografia; Para mim Fotografar é…
O antes e o depois das máquinas fotográficas; Fotografia a preto e branco; Fotografia colorida; Fotografia digital; Equipamentos fotográficos: Camara; Memória e Afecto; Conclusão; Bibliografia;

3 Introdução No âmbito da disciplina de Área de Projecto foi-nos proposto realizar um trabalho de grupo sobre a arte. O nosso grupo escolheu o subtema “A Fotografia”. Este é um tema bastante interessante e actual. Esperamos que gostem!

4 a definição de Fotografia
A palavra fotografia vem do grego e significa fós=luz e grafis= desenhar, ou seja desenhar com luz. Mas a verdadeira definição de fotografia é a técnica de criar imagens por meio de exposição luminosa.

5 Para mim Fotografar é… Fotografar é uma maneira de esquecer o mundo e apenas pensar como vamos rir ou chorar, momentos ou até anos mais tarde, ao ver estas fotografias, momentos que provavelmente nunca mais vão acontecer.

6 O antes e o depois das maquinas fotográficas
As máquinas fotográficas antigas eram pesadas, grandes e muito difíceis de transportar. Eram bastante caras e só os fotógrafos profissionais as tinham. Agora as maquinas fotográficas são pequenas, muito fáceis de transportar e bastante mais leves. Actualmente já não são só os fotógrafos que têm maquinas fotográficas. São bastante praticas e simples de manusear.

7 Fotografia a preto e branco
A fotografia a Preto e Branco nasceu no inicio do século XIX. Este tipo de fotografia destacasse devido as fortes tonalidades, a fotografia Colorida não tem tanto alcance dinâmico. Joga muito com as sombras e a luz. É um tipo de fotografia com muitos pormenores.

8 Fotografia colorida A fotografia Colorida, foi principalmente explorada XIX, eram geralmente verdes ou vermelhas. A primeira fotografia Colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. Fotografia tirada por James Clerk Maxwell

9 Fotografia colorida Este tipo de fotografia não têm tanto alcance dinâmico, mas em compensação podem ter várias cores.

10 Fotografia digital A Fotografia Digital surgiu em 1990, quando Kodak, inventou a primeira câmara digital. É um tipo de fotografia tirada com uma câmara digital de determinados modelos, resultando em um arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por etc.

11 Fotografia Digital Em 10 anos, as câmaras digitais tornaram-se um produto de consumo, estando a fazer grande sucesso, pois o preço dos componentes electrónicos tem caído e a qualidade da imagem melhorado.

12 Equipamentos fotográficos: Câmara
Fotógrafos controlam a câmara ao expor o material fotossensível à luz, o que se altera quantitativamente segundo as possibilidades de cada aparelho. Os controlos são geralmente inter-relacionados. Por exemplo, a exposição varia segundo a abertura (que determina a quantidade de luz) multiplicado pela velocidade do obturador (que determina um tempo de exposição), o que varia o tom da foto, a profundidade de campo fotográfico e o grau de corte temporal do modelo fotografado. Diferentes distâncias focais das lentes permitem variar a conformação da profundidade da imagem, bem como seu ângulo.

13 Equipamentos fotográficos: Câmara
Os controlos das câmaras podem incluir: Foco; Abertura das lentes; Tempo de exposição (ou velocidade de abertura do obturador); Distância focal das objectivas fixas: (teleobjectiva, normal ou grande-ângular), ou variáveis (zoom); Sensibilidade do filme; Fotómetro;

14 Foco

15 Abertura das lentes Sol - fechar
Sombra - abrir para ter mais oportunidade de apanhar claridade

16 Tempo de exposição

17 Distncia focal das objectivas

18 Sensibilidade do filme

19 Objectiva Para entender um pouco de objectivas, uma objectiva de 24mm equivale a um campo de visão de 75 graus, e outra objectiva de 300mm equivale a um campo de visão de 12 graus. Com a lente olho de peixe de 6mm, 8mm ou 12mm, o fotógrafo inclui um campo de visão de mais de 190 graus. Uma 500mm (aquelas que se vêem em jogos de futebol, por exemplo) consegue fotografar só o guarda-redes do outro lado do campo de futebol. Ou seja, as lentes com valores inferiores a 50mm são consideradas grandes angulares, e com valores acima de 150mm são consideradas teleobjectivas.

20 Objectiva

21 Objectiva A relação que se tem para se considerar uma objectiva como grande angular ou teleobjectivas, vem da comparação do tamanho da objectiva com a diagonal do filme utilizado. As objectivas em torno de 43mm são consideradas normais, por possibilitarem na área do filme uma imagem com as características e um campo de visão semelhante ao olho humano.

22 Memória e Afecto Na fotografia normalmente encontramos a ausência, a lembrança, a separação dos que amamos, as pessoas que já faleceram ou desapareceram. Muitas pessoas utilizam as fotografias para não se sentirem sós e outras para “matar” as saudades. A fotografia é capaz de ferir, de comover ou animar uma pessoa.

23 Memória e afecto “ A Memória se premia recordando, fazendo memorável; se castiga com o esquecimento.” Strelczenia (2001)

24 Conclusão Com este trabalho concluímos que a fotografia é uma arte bastante utilizada por todos nós. A fotografia é uma arte que nos ajuda a recordar o passado e a imaginar o futuro. Nos gostamos bastante de realizar este trabalho, esperamos que tenham gostado!

25 bibliografia Bibliografia Internet:
(25 de Abril de 2011) Fotografia. Acedido em 19 de Janeiro de Disponível em Olhares. Acedido em 26 de Abril de Disponível em Laize Kasmirski. Como surgiu a fotografia? Laize Kasmirski. Acedido em 02 de Fevereiro de Disponível em Livros: Michael L. (1993). Guia prático da Fotografia. Civilizações Jorge R. (2001). A luz que desenha imagens. 2ºedição. ASA Tom A. (2003). Manual de Fotografia Digital. Civilizações

26 Fim


Carregar ppt "Escola Secundária Morgado de Mateus Ano Lectivo: 2010/2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google