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Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Jogos e Entretenimento Digital
Oficina temática: Algoritmos e Programação Aula1: Revisão de conceitos básicos Professor: Sandro Rigo

2 Roteiro Apresentação Conceitos básicos (revisão) Discussão: Algoritmo
Arquitetura de Von Neuman Discussão: Algoritmo Linguagem de programação variáveis, expressões Exercícios

3 Apresentação Objetivo: Apresentação e revisão de conceitos básicos
Discussão da noção de algoritmo Escopo da linguagem de programação Exercício com mapa conceitual Exercícios com variáveis e expressões

4 Conceitos básicos Arquitetura de Von Neumann: Entrada Processamento
Teclado, mouse, joystick, .... Processamento UCP/CPU (Unidade Central de Processamento) (Placas específicas de entrada e saída) Memória Secundária (discos), Principal (RAM) Saída Vídeo, impressora, ...

5 Conceitos básicos Arquitetura de Von Neumann: ou arquitetura de fluxo de controle A Memória armazena sempre um conjunto de instruções no formato conhecido como “linguagem de máquina” A CPU realiza ininterruptamente seu ciclo de operação Busca de instruções na memória Decodificação de instruções Execução de instruções Uso de “registradores internos” para manter o estado Local de memória a ler Valores temporários gerados

6 Conceitos básicos Outras arquiteturas : arquitetura de fluxo de dados
A Memória armazena um conjunto de instruções no formato conhecido como “tokens” Operação, operandos, destino Não existe controle da memória a ser lida A execução das instruções (tokens) ocorre quando os operandos estiverem disponíveis

7 Conceitos básicos Outros recursos: placas de entrada e saída
Componentes específicos para a solução de problemas em determinadas áreas Computação gráfica: “renderização” Implementação mais eficiente Liberação do processador para outras tarefas

8 Conceitos básicos Outros recursos: Multiprocessamento
Eletrônica embarcada Componentes de entrada de dados

9 Conceitos básicos Memória ......... CPU Interface de entrada e saída
HD

10 Conceitos básicos Algoritmo Usado para a solução de problemas
Descrito em diversos formalismos Seqüência de processos encadeados Formas de mapeamento dos dados envolvidos Cooperação, comparação, melhorias Independente de linguagem Dependente de recursos

11 Algoritmo Algoritmo Exemplo: leitura do livro “X” Ir até a biblioteca
Acessar a lista de localização de títulos Procurar o título “X” Anotar o número da estante Caminhar até a estante Retirar o livro da estante Caminhar até o espaço de leitura Ler o livro

12 Algoritmo Algoritmo Exemplo: receita de pão Obter os ingredientes
Misturar os ingredientes e fazer a massa Aguardar o crescimento da massa Colocar no forno por 35 minutos Retirar do forno

13 Algoritmo Algoritmo Exemplo: receita de pão Obter farinha (2 xícaras)
Obter ovos (2 ovos) Obter leite (1 xícara) Obter fermento (1 colher de sopa) Misturar os ingredientes e fazer a massa Aguardar o crescimento da massa Colocar no forno por 35 minutos Retirar do forno

14 Algoritmo Algoritmo Diversidade: ordenação
Ordenação por inserção direta Ordenação por seleção direta Ordenação por inserção através de incrementos decrescentes Ordenação por árvores Ordenação por particionamento Ordenação polifásica Bubble sort Shellsort Quicksort Mergesort Radix sort Algoritmos de ordenação paralela

15 Algoritmo Algoritmo Diversidade: ordenação, busca, ....
Performance: comparação entre resultados obtidos Requisitos: mais memória, mais processamento Etapas, ou pré-processamento (dividir para conquistar)

16 Linguagem de programação
Implementação de algoritmos Tradução em código executável (fonte => objeto => executável) Processo de tradução: dependente de máquina Java Padrões (C ANSI) Compartilhamento de “módulos” ou procedimentos Adequação: velocidade, sintaxe, requisitos

17 Linguagem de programação
Comandos Palavras-chave de uma linguagem associadas a implementações específicas Variáveis Recursos de armazenamento de valores que podem ser modificados durante a execução de programas Constantes Recursos para armazenamento de valores estáticos durante a execução de programas

18 Linguagem de programação
Programas Seqüência de comandos de uma linguagem, em formato padronizado, que permite a implementação de algoritmos Fonte: descrição original, em formato texto, pelo programador Executável: descrição na linguagem de máquina do processador em que deve ser executado Objeto: formato intermediário, usadopara composição de código com diversos módulos

19 Linguagem de programação
Programas Exemplo: #include <stdio.h> /* impressão de uma mensagem simples */ main() { printf(“\n Mensagem inicial em c! \n”); return 0; }

20 Linguagem de programação
Tipos de dados Numéricos Lógicos Texto Expressões Conjunto de operadores e valores ou variáveis, utilizado para a implementação de cálculos

21 Linguagem de programação
Expressões Exemplo: média Variável 1 -> valor da primeira prova (v1) Variável 2 -> valor da segunda prova (v2) Variável média -> média aritmética das duas (v1 e v2) Operadores: atribuição soma e divisão media = (v1 + v2) / 2;

22 Linguagem de programação
Expressões Operadores Aritméticos Lógicos Atribuição

23 { Introdução Algoritmo => linguagem de programação C++
Cout<< endl<<“Resultado: “ <<valor<<endl; Exibir o resultado C printf(“\nResultado: %d\n”,valor); ASSEMBLY valor dw 00 mens db 13,10,“Resultado:” res db 0000 db “$” ;conversão de valor/ASCII mov ah,9 mov dx, offset mens Int 21h PHP echo(“\nResultado: “.$valor.”\n”); Mapeamento para a linguagem de programação PASCAL write(“Resultado: “); Writeln(valor); Python print “\nResultado:” print valor

24 Introdução Implementação de programas No Visual C++: File New
File Save Build compile Build build .exe disco Editor de texto Gera arquivo fonte (.cpp) Compilador Lê arquivo fonte (.cpp) Gera arquivo objeto Editor de ligação (linker) Lê arquivo objeto, Lê arquivos de bibliotecas Gera arquivo executável

25 Introdução Implementação de programas No Visual C++: File New
File Save Build compile Build build .exe

26 Introdução No Visual C++: File New File Save Build compile
LZ ø+A2L k drectve b $  .debug$S „ †   H B.CRT$XCU – ¢  @ 0À.text = À ý %   P`.rdata  = N N œ  HB.text Ö ° †# ¨$   P`.text$x  D% W%  P`.xdata$x ` u% Õ%   & '( HB.text N Ÿ( í( )   P`.debug$S ± ) È)  HB.text * Ü) *  P`.debug$S Ž * š*  HB.text ®* ã* ÷*   P`.debug$S w H B-defaultlib:libcpd -defaultlib:LIBCD -defaultlib:OLDNAMES -editandcontinue -include:___pfnBkCheck  J ptrdiff_t  __exString  exception u size_t y _s__CatchableType ! wchar_t 6 _TypeDescriptor J FILE f _PMFN p + D + X  \  k  o  ƒ P ‡ P œ     ¯ § ³ § á  å     F   š  ¸ÌÌÌÌó«h h è ‹å]à     #  5 !     *  ,  Bem vindo Introdução No Visual C++: File New File Save Build compile Build build .exe // teste in C++ #include <iostream> int main() { std::cout << "Bem vindo C++!\n"; return 0; }

27 Exercícios Exercícios Mapa conceitual Variáveis Expressões Algoritmos

28 Material e recursos Bibliografia
Terada, Routo. Desenvolvimento de Algoritmos e Estruturas de Dados. São Paulo: McGraw-Hill, 1991. Lee, Richard C.. Tepfenhart, William M.. Paschoa, Celso Roberto (trad.). UML e C++: Guia Prático de Desenvolvimento Orientado a Objeto. São Paulo: Makron, 2001. Wirth, Niklaus. Lee, Cheng Mei (trad.). Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro: LTC, Szwarcfiter, Jayme Luiz. Markenzon, Lilian. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1994. Preiss, Bruno R.. Gouvêa, Elizabeth Ferreira (trad.). Estruturas de Dados e Algoritmos: Padrões de Projetos Orientados a Objetos com Java. Rio de Janeiro: Campus, 2000.


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