Capítulo 7 Profª: Juliana Lustosa Matos de Alencar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 7 Profª: Juliana Lustosa Matos de Alencar"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 7 Profª: Juliana Lustosa Matos de Alencar
A metrópole acelerada Capítulo 7 Profª: Juliana Lustosa Matos de Alencar

2 Georg Simmel Nasceu em Berlim, Alemanha, 1 de março de 1858 – Estrasburgo, França, 28 de setembro de 1918. Principais interesses: Filosofia, Sociologia. Sua obra foi muito importante para o desenvolvimento da Sociologia. Discorrer sobre os objetos e a metodologia próprios dos estudos da sociedade.

3 O pensamento de Simmel busca se diferenciar de Durkheim na medida em que o sociólogo alemão coloca no centro da sua análise aspectos da ação (e reação) depois indivíduos frente à coerção exercida pela estrutura social. Lembrando que Durkheim se preocupava com a pressão/coerção que a estrutura social exercia sobre o indivíduo. Entre os seus principais conceitos destacam-se: intensificação da vida nervosa; atitude de reserva e o confronto entre cultura objetiva e cultura subjetiva.

4 Contextualizando Na virada do século XIX para o século XX na Alemanha, houve uma intensa efervescência filosófica, cultural e artística, cenário em que se desenvolveram a psicanálise, a teoria da relatividade, o positivismo lógico. Nesse cenário, Simmel tornou-se um conferencista muito aclamado e escreveu artigos e ensaios sobre os mais variados temas da Filosofia, como lógica, teoria do conhecimento, ética, estética ou metafísica, além de temas da Psicologia, da Sociologia, da História e da religião. Berlim do século XIX, onde viveu Georg Simmel.

5 Obras Entre suas obras destacam-se: Da diferenciação social (1890);
A filosofia do dinheiro (1907), Sociologia (1908) e Questões fundamentais da Sociologia (1917). Dentre seus textos mais famosos, destaca-se “ As grandes cidades e a vida do espírito” (1903).

6 Introdução a Sociologia de Simmel
O objeto principal de análise de Georg Simmel, não é nem o individuo, nem a sociedade em si:todo o seu interesse norteia a interação criadora entre esses dois pólos: a produção da sociedade pelos indivíduos; e a conformação permanente dos indivíduos pela sociedade, constitui, neste sentido, a matriz fundadora do vínculo social.

7 Introdução a Sociologia de Simmel
Simmel desenvolveu seus estudos na linha da microsociologia, ou seja, a analise dos fenômenos no nível “micro” da sociedade. A sociologia formal, ou das formas sociais, influenciado pela filosofia kantiana (o neokantismo era uma corrente muito forte na Alemanha da época) que distinguia a forma do conteúdo dos objetos de estudo do conhecimento humano. Tal distinção pretendia tornar possível o entendimento da vida social já que no processo de sociação/interação (termo que cunhou para o estudo da sociologia) o invariante eram as formas em que os indivíduos se agregavam e não os indivíduos em si.

8 Introdução a Sociologia de Simmel
Equivalente a sociação surge o conceito de sociabilidade: Processo que constrói a identidade dos grupos sociais; Os indivíduos aprendem a “ser” e tornam-se participantes de uma sociedade.

9 Consolidação do capitalismo, industrialização, urbanização.
Georg Simmel Reflexão muito importante sobre a mudança na mentalidade dos indivíduos, quando existe essa passagem do mundo rural para as grandes cidades. O que acontece com o individuo nesse contexto. LEMBREM-SE!!! Consolidação do capitalismo, industrialização, urbanização.

10 Segundo Simmel, nas pequenas cidades o ritmo é mais lento, associado aos fenômenos da natureza, aos aspectos naturais, da duração da luz solar, do tempo da colheita, e os aspectos afetivos são muito mais relacionados a emoção do que a razão. No contexto cidade grande, o ritmo de crescimento é acelerado, com muitos estímulos ao individuo, fazendo com que o mesmo use muito mais a racionalidade do que as emoções.

11 O que essa imagem sugere?
Times Square, Manhattan, Nova York. Times Square é uma grande área comercial situada na região central da Ilha de Manhattan. É um dos pontos turísticos mais visitado no mundo. Seus prédios ostentam gigantescos painéis publicitários de telas de Led, intensamente iluminados. O que essa imagem sugere?

12 Conceitos Fundamentais
Afetividade dos aspectos psicológico nessa mudança do individuo do mundo rural para a cidade grande (metrópole). O conceito de intensificação da vida nervosa: Para Simmel as grandes cidades são frenéticas, onde somos frequentemente expostos a estímulos – imagem, sons, rostos- que acabam exigindo uma sensibilidade especifica.

13 Conceitos Fundamentais
O conceito de atitude de reserva: É o mecanismo de defesa dos homens e mulheres urbanos para preservar sua sanidade mental. Tentativa de minimizar os efeitos dos estímulos exteriores e se distanciando das emoções cotidianas. Aprendem a se tornar indiferente àquilo que não lhes diz respeito diretamente, prestar atenção apenas a seu pequeno círculo de convívio.

14 A cultura subjetiva e a cultura objetiva
Cultura subjetiva: é aquilo que é individual; marca a diferença entre os indivíduos, cada um tem sua própria cultura. Cultura objetiva: aquilo que é comum a toda sociedade, que tenta padronizar o individuo das grandes cidades. Ao mesmo tempo que temos um processo de padronização, existe também um esforço do individuo em tentar se diferenciar. Ex.: o uso de uniforme nas escolas


Carregar ppt "Capítulo 7 Profª: Juliana Lustosa Matos de Alencar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google