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ICBS - Intellectual Capital Benchmarking System

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Apresentação em tema: "ICBS - Intellectual Capital Benchmarking System"— Transcrição da apresentação:

1 ICBS - Intellectual Capital Benchmarking System

2 Índice A Criação de Riqueza na Economia do Conhecimento
2. A Excelência Empresarial na Economia do Conhecimento 3. Os Fundamentos Teóricos que Acreditam os Intangíveis como Fonte Primeira da Excelência Empresarial 4. A Prática da Gestão Estratégica dos Intangíveis 5. A Formulação da Estratégia: O ICBS 6. Reflexões Finais

3 1. A Criação de Riqueza na Economia do Conhecimento

4 Fontes de Criação de Riqueza
Capital Industrial Conhecimento Agrícola Trabalho Conhecimento Terra Fonte: Savage (1991)

5 Interrelação entre Dados, Informação, Conhecimento e Capital Intelectual
Dados e Ideias Capital Intelectual CI = Conhecimento e outros intangíveis que criam valor Informação Conhecimento explícito e tácito

6 Os Dez Princípios em que se Baseia a Criação de Riqueza na Economia do Conhecimento
1. A riqueza ou a pobreza de um país depende do número de empresas competitivas ou excelentes que este possui; 2. Os governos não criam riqueza mas são facilitadores/inibidores da criação de riqueza;

7 Os Dez Princípios em que se Baseia a Criação de Riqueza na Economia do Conhecimento
3. Empresa competitiva ou excelente é aquela que possuie um modelo de negócio que lhe confere vantagens competitivas sustentáveis; 4. Numa economia baseada no conhecimento as vantagens competitivas são, sobretudo, conduzidas pelos intangíveis. Consequentemente, a gestão estratégica dos intangíveis ou o capital intelectual torna-se um elemento fundamental;

8 Os Dez Princípios em que se Baseia a Criação de Riqueza na Economia do Conhecimento
5. A perspectiva estratégica é a mais importante para alcançar a excelência empresarial. 6. A excelência empresarial alcança-se sempre com estratégias bem formuladas e, sobretudo, estratégias bem implementadas; 7. Estratégias bem formuladas e bem implementadas dependem da qualidade e liderança da gestão de topo. 8. Num ambiente de profunda turbulência a inovação nos modelos de negócio torna-se uma prioridade;

9 Os Dez Princípios em que se Baseia a Criação de Riqueza na Economia do Conhecimento
9. Em qualquer empresa a actividade principal é sempre a inovação do seu modelo de negócio, para convertê-lo num negócio competitivo/excelente; 10. As empresas sozinhas não criam riqueza. Elas necessitam de interagir com outras empresas, universidades e institutos de investigação, sistema financeiro, governo, outras organizações e instituições e especialmente as existentes no cluster, região ou nação onde a empresa está localizada.

10 Os Dez Princípios em que se Baseia a Criação de Riqueza na Economia do Conhecimento
Em Conclusão: Sendo os intangíveis ou o capital intelectual a base fundamental da criação da riqueza na Economia do Conhecimento, a sua gestão estratégica torna-se o tema central do crescimento e desenvolvimento económico e social.

11 2. A Excelência Empresarial na Economia do Conhecimento

12 Modelos de Gestão que se Centram na Busca da Excelência
Modelos de Gestão que se Centram na Busca da Excelência EFQM Malcom Baldrige Fonte: Fonte: Baldrige National Quality Program (2007)

13 Baseada nos intangíveis
Novo Enfoque para a Consecução da Excelência Empresarial Baseada nos Intangíveis e no Capital Intelectual Fórmula de negócio Receita de negócio Baseada nos intangíveis Realizada através dos intangíveis Transformação dos intangiveis em produtos e serviços que o mercado valoriza

14 3. Os Fundamentos Teóricos que Acreditam os Intangíveis como Fonte Primeira da Excelência Empresarial

15 Estratégia e Êxito Empresarial
“Os êxitos empresariais e profissionais não se alcançam por casualidade ou por um golpe de sorte; pelo contrário, na maioria dos casos, esses êxitos resultam de uma estratégia bem formulada e sobretudo bem implementada” Estes são os elementos críticos que conduzem ao êxito” (Robert Grant, 1995)

16 Desenvolvimento do Pensamento Estratégico
Êxito ou excelência Estratégias bem formuladas e bem implementadas Recursos intangíveis e capacidades Competências essenciais Capital intelectual Vantagens competitivas sustentáveis

17 4. A Prática da Gestão Estratégica dos Intangíveis

18 Estratégias bem formuladas e sobretudo bem implementadas
Business Formula – Business Recipe

19 La Sagrada Familia (A.Gaudi)

20 Reality was recognizable

21 Harder to recognize

22 Impossible to see what was going on

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24

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26 Benetton’s Store

27 “Outsourcing” (Subcontratação)
Benetton “Outsourcing” (Subcontratação) hacia adelante hacia atrás 70 Agentes Distribución 350 Contratistas Externos Fabricación BENETTON 6.000 Tiendas en el mundo Ventas

28 Benetton BENETTON: “OUTSOURCING”
PROCESO DE FABRICACION EN LA DIVISÍON DE LANA Fase de Producción Realizada dentro de la empresa fuera de la Número de subcontra- tistas Grado de exclusividad Tejido 1% 99% 70/80 90% Confección 0% 100% 100 Tratamiento químico 25/30% 70/75% 3 Tinte --- Acabado 5% 95% 20

29 ZARA’s Store

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33 5. A Formulação da Estratégia: O Modelo ICBS

34 A Excelência Empresarial na Economia do Conhecimento
Estratégias bem formuladas Estratégias bem implementadas (Business Formula) (Business Recipe) Fundamentalmente baseadas em: Core Competencies Core Capabilities Intellectual Capital Modelos e ferramentas mais frequentemente usadas Formulação Implementação SWOT Balanced Scorecard ICBS InCas © 2007 José M. Viedma Marti

35 Check-up Estratégico da Empresa nos Velhos Tempos

36 ICBS: Check-up Estratégico das Empresas nos Dias de Hoje

37 2. Recursos e capacidades
Análise SWOT Fuente: Roberto M. Grant, 1998 Análise SWOT Competidores Clientes Strategy A empresa O ambiente do subsector industrial. Estratégia Fornecedores 1. Objectivos e valores 2. Recursos e capacidades 3. Estrutura e sistemas

38 Análise SWOT Ampliada Benchmarking Estratégia
A empresa 1. Objectivos e valores 2. Recursos e capacidades . Actividades essenciais . Competências essenciais . Conhecimento essencial 3. Estrutura e sistemas . Estrutura sistemas de benchmarking estratégico yede inteligência competitiva Os melhores competidores do mundo do mesmo subsector industrial Estratégia Benchmarking

39 ICBS Business Process Value Chain. Customer need identified satisfied
OICBS Operations Intellectual Capital Benchmarking System IICBS Innovation Intellectual Capital Benchmarking System Customer need identified INNOVATION OPERATIONS Core activities Core competencies Operations intellectual capital Innovation intellectual capital Service Market Make Develop Design satisfied

40 Sistema de Benchmarking de Capital Intelectual
de Operações Flowchart 1 Company A Customer needs Company B B.U. Objectives Benchmarking B.U. Objectives (h) GAP Benchmarking Products and Services Products and Services (h) GAP Benchmarking Processes Processes GAP (h) Benchmarking Core Competencies Core Competencies(h) GAP Benchmarking Professionals core competencies Professionals core competencies GAP (h) Benchmarking Operations infrastructure Operations Infrastructure(h) (h) = Homologous B.U. = Business Unit GAP

41 Sistema de Benchmarking de Capital Intelectual de Operações

42 Roteiro ICBS Inputs Outputs 1. Contacto com a empresa
4. Obtenção de Resultados 3. Tratamento da Informação 2. Questionários Personalizados

43 Innovation Intellectual Capital Global Assessment.

44 Innovation Intellectual Capital Balance Sheet.

45 Innovation Intellectual Capital Balance Sheet(detail).

46 6. Reflexões Finais

47 Reflexões Finais Efficiency is doing things right, effectiveness is doing the right things. Doing the right thing is more important than doing the thing right. (Peter Drucker) Devido ao seu enfoque no capital intelectual (intangíveis) e na formulação da estratégia, o ICBS está fundamentalmente preocupado com a efectividade. Isto torna o ICBS uma metodologia mais relevante do que qualquer outra metodologia similar.

48 ICBS – O Check up estratégico da competitividade da empresa
Reflexões Finais Empresas doentes A doença chama-se “competitivitis” Qual a causa da doença? A resposta vem com ICBS Qual o tratamento adequado? ICBS – O Check up estratégico da competitividade da empresa


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