Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O ingresso na Universidade
Orientações para uma trajetória de sucesso.
2
Estou na Universidade: e agora?
O ingresso na Universidade representa uma mudança significativa na vida de jovens adultos, ou daqueles que vão retomar os estudos após vários anos longe da escola. É preciso avaliar quais são meus objetivos de formação e de carreira. Onde estou? Onde quero chegar?
3
Múltiplos desafios: Estabelecer novas relações interpessoais.
Adaptar-se a novas exigências culturais, intelectuais e acadêmicas próprias de sua área de formação. Tornar-se autônomo na gestão do tempo e de seus estudo e, em muitos casos, adaptar-se a viver longe do grupo familiar e social de origem. Retomar a condição de “aluno” após anos longe do contexto escolar.
4
Lembre-se: Seu comportamento como aluno é o primeiro passo de sua trajetória profissional. Ética Responsabilidade Honestidade Compromisso com a qualidade de sua formação.
5
Comportamento e conduta na Universidade
Preserve os espaços e mobiliários da Universidade: eles são de uso comum a todos e não devem ser danificados. Conheça e respeite as regras e o perfil profissional, específicos do seu curso: procedimentos e atitudes esperadas relacionadas ao curso foram pensados visando o desenvolvimento profissional dos alunos.
6
Comportamento e conduta na Universidade
Seja prudente: faça uso correto das instalações físicas e dos mobiliários, conserve sua integridade física! Atenção à postura e vestimenta: use roupas adequadas, confortáveis e discretas. Sua roupa diz muito sobre você!
7
Como devo me comportar nas aulas?
Respeite o professor e suas orientações. Seja pontual. Organize e traga o material necessário ao bom aproveitamento das aulas. Participe das aulas: tire dúvidas; debata criticamente, quando for oportuno. Desligue o seu celular. Busque o diálogo como forma de resolução de conflitos.
8
Ética e Responsabilidade
Não se esqueça de que a forma como irá se comportar, a imagem que criará e sua personalidade serão lembrados para sempre por seus colegas e professores, futuros contatos profissionais. As portas podem se abrir ou não. Então, cuide de sua imagem!
9
Integridade e Honestidade
Responsabilize-se por seus atos. Que consequências minhas ações terão no futuro? Desenvolva seus próprios trabalhos. Atenção ao plágio e ao “mercado ilícito de trabalhos prontos”. Estude e seja honesto com você mesmo. Assuma a autoria de suas avaliações, não “cole”.
10
Como está meu estudo? Tenho dificuldade em aprender?
Não consigo me concentrar? Não tenho tempo... Como decorar tanto conteúdo para a prova? Onde devo estudar?
11
O que significa estudar, no âmbito do Ensino Superior?
12
O estudo depende essencialmente do estudante.
“ O aprofundamento da vida científica passa a exigir do estudante uma postura de autoatividade didática que precisa ser crítica rigorosa” (SEVERINO, 2011, p. 58).
13
Deve o estudante empenhar-se num projeto de trabalho individualizado, apoiado no domínio e no manejo de uma série de instrumentos que viabilizem o estudo e aprendizado. “Já não basta a presença física às aulas e o cumprimento forçado das tarefas mecânicas: é preciso dispor de uma material de trabalho específico de sua área e explorá-lo adequadamente” (SEVERINO, 2011, p. 39).
14
Quando estudar? A aprovação em uma avaliação deve ser o resultado do bom aprendizado e não seu fim principal. O estudo como prática cotidiana.
15
Mas, e o tempo para estudar?
Identifique os “tomadores de tempo”, reveja hábitos. Estabeleça prioridades. Autodisciplina.
16
Elabore um cronograma de estudos.
17
Onde Estudar? Onde consigo me concentrar? O que distrai minha atenção?
18
Instrumentos de Trabalho
Fundamentação teórica. Acervo bibliográfico Contato pessoal com a teoria como forma de ampliar seu repertório de conhecimentos e vocabulário.
19
Como aproveito as aulas?
Qual a melhor forma de aproveitar mais a aula? Documentação Retomar as informações das aulas e reconstruí-las Preparação para aula futura/ Cronograma de estudos Leitura e dúvidas
20
EU COMPREENDO AQUILO QUE LEIO?
LEITURA EU COMPREENDO AQUILO QUE LEIO? TEORIA DA COMUNICAÇÃO:
21
LEITURA
22
O SUJEITO DA LEITURA Ter o objetivo de compreender e não apenas memorizar a mensagem contida no texto; Avaliar o texto lido, tendo como critério de julgamento a compatibilidade das ideias expressas pelo autor com a realidade vivida pelo leitor. Ter uma atitude de constante questionamento, de pergunta, de busca de diálogo com o autor do texto, procurando detectar sua verdadeira intenção.
23
A técnica de sublinhar (ou destacar) A técnica do esquema
TÉCNICAS DE LEITURA A técnica de sublinhar (ou destacar) A técnica do esquema A técnica do resumo Análise de texto
24
DICAS PARA A ANÁLISE DE UM TEXTO:
Análise crítica. Definir, numa frase, a ideia geral (plano) do texto. Fazer uma síntese. Evidenciar o valor e a importância do texto.
25
DICAS PARA O ESTUDO • Substitua suas anotações lineares por mapas mentais. • Dê exemplos práticos às matérias teóricas estudadas. • Estude períodos de, no máximo, 50 minutos, descansando até, no máximo, 15 minutos. • Resuma toda sua matéria em fichas de anotações e revise-as sempre, pelo menos uma vez por semana. Realize a autoavaliação a cada aula: O que eu aprendi? Quais são as dúvidas?
26
Escolha uma vida acadêmica baseada na responsabilidade, no compromisso e na ética.
A Universidade Nilton Lins está na torcida para o seu sucesso como estudante e futuro profissional!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.