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4º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010

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Apresentação em tema: "4º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010"— Transcrição da apresentação:

1 4º Encontro GEESE Resumo MARÇO/ ABRIL 2010
Uma Reflexão em busca de nossa identidade espiritual Situar o Ser Humano como Espírito Encarnado; parte integrante da criação. • Mostrar a versão dos Espíritos sobre o Universo material e espiritual. • Estimular o aluno a buscar interiormente "Deus", Criador de tudo. Sentir- Pensar-Refletir

2 Leitura do Livro Vinha de Luz Cap. 30
Resumo do 3 º Encontro A Metáfora da Prisão Propensão ao desvio Leitura do Livro Vinha de Luz Cap. 30

3 ESTAMOS ATENTOS AOS DESVIOS DIFICULDADES QUE SURGEM NO NOSSO CAMINHO?

4 A HISTORIA DOS TRÊS PEDREIROS
“Era uma vez um homem, que caminhava a pé por uma estrada e durante o seu caminho encontrou uma obra em construção. Apesar da obra parecer grande e importante, apenas encontrou 3 pedreiros a trabalhar. Curioso com o aparato, o homem decidiu meter conversa com um dos pedreiros: - Olá, bom dia! – disse o homem. - Bom dia! – respondeu o primeiro pedreiro. - Que grande obra. Porque é que estão aqui apenas 3 trabalhadores? – perguntou curioso o homem. Somos 3 irmãos, sócios da mesma empresa e não temos empregados. – respondeu o primeiro pedreiro. Então e o que é que está a fazer? – perguntou o homem. - Não vê!? Estou a carregar tijolos. É uma tarefa difícil, saturante e faz doer as costas. Estou farto desta vida. – respondeu o primeiro pedreiro. Não satisfeito o homem decidiu meter conversa com outro dos pedreiros: - Bom dia! – respondeu o segundo pedreiro. - Que grande obra. O que é que está a fazer? – perguntou o homem. - Estou a ganhar a vida. É uma vida difícil, mas não me posso queixar. Consigo sustentar a minha família e pagar a educação dos meus filhos. – respondeu o segundo pedreiro. Ainda curioso o homem decidiu meter conversa com último pedreiro Que grande obra. O que é que está a fazer? – perguntou o homem. - Estamos a construir uma Catedral. Temos um longo caminho pela frente, mas quando terminarmos a construção será um motivo de grande alegria e satisfação. – respondeu entusiasmado o terceiro pedreiro.“ SENTIR

5 Um trabalho, três atitudes.
Qual dos três pedreiros eu me identifico neste momento ? 3º Pedreiro 1º Pedreiro SENTIR 2º Pedreiro

6 Não há libertação de consciência, quando a consciência não se liberta.
Não há cura para nossas doenças da alma, quando não se rende ao impositivo de recuperar a si mesma… Bezerra de Menezes ( Chico Xavier) Bondade – em tudo vê o bem- amando as coisas sobre tudo . Boa parte Perdão – Nào alimentar desejo de vingança, odio, inveja Simlicidade – pureza do coração, humildade Despreendimento - Conscietização de si mesmo

7 AS TRÊS LINHAS DE TRABALHO
LINHA A (aprendiz) – TRABALHO PARA SI LINHA S (servidor) – TRABALHO COM E PARA PESSOAS LINHA D (discípulo) – TRABALHO PARA A ESCOLA A primeira linha é a EAE Aula 23 – grau de aprendiz Aula 32 – implantação de caravanas Aula 48 – passagem para o grau de servidor

8 Trabalho sobre Si Mesmo
APRENDIZ É o estudo de si (a observação de si mesmo) e o estudo dos princípios da escola iniciática. Quanto mais tempo e energia dedicamos ao estudo e vivência da escola iniciática, mais compreendemos o que ela abrange. O autoconhecimento aliado à escolha de objetivos a serem atingidos propicia a reforma íntima, constituindo um trabalho de iniciativa e responsabilidade individuais. Primeiro, que não tomamos conhecimento de nós mesmos, no momento em que tentamos nos observar. Segundo, que a observação se torna difícil devido ao fluxo incessante dos pensamentos, imagens, ecos de conversas e impulsos emocionais que distraem a atenção da observação. Finalmente ao nos observarmos, notamos que algo desencadeia a imaginação e que a observação de si é uma luta constante contra a imaginação. Eis aqui o ponto essencial no trabalho sobre si. Se nos dermos conta de que todas as dificuldades provêm do fato de que não conseguimos lembrar-nos de nós mesmos, já sabemos o que fazer: Tratar de nos lembrar de nós mesmos.

9 Trabalho pelo Próximo SERVIDOR
É realizado com outras pessoas; participando de atividades com elas, não se trabalha somente com elas, mas para elas. Assim, na segunda linha, aprende-se a trabalhar com seres humanos e para seres humanos. Nesta atividade, pelo menos os adeptos aprendem a suportarem-se uns aos outros.Não podemos trabalhar sozinhos; um certo atrito, o incômodo e a dificuldade de trabalhar com as outras pessoas criam os choques necessários. SERVIDOR A segunda linha (o trabalho em equipe) é mesclada, temos que levar em consideração outras pessoas, por isso ela é menos egoísta.

10 Trabalho pela EAE DISCÍPULO
Na terceira linha, trabalha-se para a escola. A fim de poder trabalhar para a escola, é necessário, em primeiro lugar, compreender o trabalho da escola, compreender suas metas e suas necessidades. Não é importante somente o fazer, mas sim o pensar na escola. Não podemos deixar que outros pensem a respeito dela por nós. A terceira linha (o trabalho para a escola) é altruísta – não egoísta –, pois é algo que fazemos para a escola, não com a idéia de obter algo da escola.

11 INICIATIVA Na primeira linha, buscando o autoconhecimento, o adepto deve demonstrar certa iniciativa em relação a si mesmo. O trabalho deve ser decorrente da insatisfação consigo mesmo, levando-o espontaneamente ao trabalho desta linha. Na segunda linha, participa-se de um trabalho organizado, onde cada um só deve fazer o que lhe é solicitado. Na terceira linha, pode-se novamente manifestar certa iniciativa, mas deve-se sempre exercer um controle sobre si e não se permitir tomar decisões contrárias às regras e princípios. 1ª LINHA – O ADEPTO DEVE TER A INICIATIVA DE BUSCAR SE CONHECER E SE MELHORAR 2ª LINHA – O QUE SENTIMOS ? 3ª LINHA - MAIS VOLTADA PARA DIRIGENTES E EXPOSITORES

12 EGOÍSMO & ALTRUÍSMO A primeira linha de trabalho (o trabalho sobre si) é egoísta, pois nela esperamos obter algo para nós. A segunda linha (o trabalho em equipe) é mesclada, temos que levar em consideração outras pessoas, por isso ela é menos egoísta. A terceira linha (o trabalho para a escola) é altruísta – não egoísta –, pois é algo que fazemos para a escola, não com a idéia de obter algo da escola.

13 REGRAS Há pouca necessidade de regras na primeira e terceira linhas. Nelas, espera-se que haja iniciativa, o trabalho deve ser livre. Na segunda linha, deve haver disciplina, obediência.( ESE) Como sentimos a disciplina e obediência em nosso trabalho na casa?

14 REFLEXÃO Muitos companheiros no mundo categorizam a obediência à conta de servilismo, no entanto, quando nos referimos à obediência, reportamo-nos à disciplina, sem a qual a ordem não existiria. Espera servindo, Emmanuel, (22 – Obedecer)

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