A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ITINERÁRIOS Formativos : Trilha de Aprofundamento NOVO ENSINO MÉDIO- MT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ITINERÁRIOS Formativos : Trilha de Aprofundamento NOVO ENSINO MÉDIO- MT."— Transcrição da apresentação:

1 ITINERÁRIOS: Trilha de Aprofundamento NOVO ENSINO MÉDIO Fabio Caires de Oliveira

2 Novo ensino médio 3000h Itinerários formativos 1200h Projeto de vida 160-200h Trilhas de aprofundamento 800h O que a matemática tem a ver com isso? MAT Para onde vão as coisas? CN Ciência, alimentação e comunicação CN e LING CH e Mat: possibilidades de diálogo CH e MAT Saia da Bolha CN e LING MÓDULOS Investigação Científica Processos criativos Mediação e intervenção sociocultural Empreendedorismo Empoderando identidades CH e LING Minha História eu mesmo faço LING Eu, o Jovem na atualidade CH e sociais Eletivas 200-240h Formação Geral (BNCC) 1800h Situando o leitor: De onde estamos partindo ? Todas organizam-se em Exploram os 4 eixos

3 APROFUNDAMENTOS/TRILHAS Buscam expandir os aprendizados promovidos pela formação geral básica. Essa ampliação ocorre em articulação com temáticas contemporâneas sintonizadas com o contexto e os interesses dos estudantes. Possuem uma carga horária de 800h ao longo de três anos e exigem o protagonismo do estudante; Permite maior articulação entre os conhecimentos curriculares(competências gerais e habilidades) e sua aplicação em diferentes contextos;

4 QUANTO A OFERTA DOS APROFUNDAMENTOS... O desejável é assegurar que os estudantes tenham opção de se aprofundar em qualquer uma das quatro áreas do conhecimento, conforme seu interesse, mesmo que em itinerários integrados. As escolas devem oferecer as oito trilhas de aprofundamento propostas? Mínimo 4 e/ou 2 interdisciplinar?

5 PARA AMPLIAR A COMPREENSÃO DO TEMA ACESSE OS DOCUMENTOS https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt

6 O que é ITINERÁRIOS FORMATIVOS? Entendemos Itinerários Formativos como o conjunto de unidades curriculares que ampliam a possibilidade do protagonismo juvenil no Ensino Médio, pois o estudante poderá ter opções de escolha para aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o mundo do trabalho, de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade. Esse conjunto articulado de unidades curriculares promove aprofundamento nas áreas de conhecimento e/ou Formação Técnica e Profissional, em percurso com começo, meio e fim, abarcando os eixos estruturantes descritos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Resolução nº 3 CNE/CEB - e na Portaria nº 1.432/2018, instituída pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

7 ENSINO MÉDIO Formação Geral Básica Áreas do conhecimento Itinerário Formativo Trilhas de Aprofundamento Projeto de VidaEletivas Atividades integradoras Estudo Orientado (3 aulas) Avaliação Semanal (2 aulas) Práticas Experimentais (1 aula) Clubes de protagonismo (fora da matriz)


Carregar ppt "ITINERÁRIOS Formativos : Trilha de Aprofundamento NOVO ENSINO MÉDIO- MT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google