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PublicouJoão Bittencourt Alterado mais de 4 anos atrás
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Aula 2 Literatura na quarentena
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Obras Obrigatórias Os Sermões da quarta- feira de Cinzas Padre Antônio Vieira
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Barroco Judite e Holofernes, pintada entre os anos de 1598 e 1599. O quadro retrata uma passagem bíblica, do Antigo Testamento, na qual a viúva seduz o general e depois o assassina.
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Barroco Contexto Histórico Século XVI - XVII Fim das Navegações e decadência de Portugal União Ibérica (Portugal e Espanha) Exploração do Açúcar no nordeste Exploração do Ouro em Minas Gerais Reforma Protestante (1517) Contrarreforma
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Barroco É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico e rebuscado do barroco, citado anteriormente, é reflexo do conflito do homem entre as coisas terrenas e as coisas celestiais, o homem e Deus, antropocentrismo (homem no centro) e o teocentrismo (Deus no centro), pecado e o perdão, enfim, constantes dicotomias.
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Barroco Os motes artísticos Antropocentrismo x Teocentrismo Dualismo Artístico x Conciliação Céu x terra Prazer x virtude
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Barroco no Brasil Os motes artísticos Religiosidade Linguagem rebuscada, confusa, e o exagero na utilização das figuras de linguagem Emoção X razão
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Barroco no Brasil Autores Brasileiros Bento Teixeira (1561 - 1600) Manoel Botelho de Oliveira (1636 -1711) Gregório de Matos Guerra (1636 - 1696) Frei Manuel de Sta Maria de Itaparica (1704 - 1768) Padre Antônio Vieira (1608 - 1697)
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Barroco no Brasil No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo. Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo. Conceptismo – caracterizado pelo jogo de ideias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanhol Quevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo. No Barroco brasileiro destacam-se os autores: Padre Antônio Vieira com suas obras de profecias, cartas e sermões e Gregório de Matos Guerra, essencialmente poético.
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Neoclassicismo ou Arcadismo Pintura de A.ZOFFOLI, mostra a perfeição nos traços humanos, fazendo a imagem parecer uma fotografia. A relação do homem com a natureza e culto à cultura Greco-Romana.
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Arcadismos Vieira Portuense, Leda e o cisne, 1798. Foi a síntese das influências recebidas e prova da sua habilidade: paleta clara, arvoredo denso, nu voluptuoso.
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Arcadismo Contexto Histórico A Europa no século XVIII caracteriza-se por mudanças marcantes: O intenso progresso científico, a formulação da lei da gravidade pelo cientista Isaac Newton; A adoção do empirismo como método de aquisição do conhecimento, pela filosofia, e a classificação dos seres vivos pela biologia. Movimento cultural que define a fisionomia da Europa no século XVIII: o Iluminismo. Essa crença consolidou-se na Enciclopédia, obra publicada na França, a partir de 1751, coordenada pelos filósofos franceses D’Alembert, Diderot e Voltaire.
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Arcadismo Conceitos Valorização do passado histórico Influência da arte clássica (greco-romana) Baseado nos ideais iluministas Oposição ao Barroco e ao Rococó Temas mitológicos e cotidianos Racionalismo, academicismo e idealismo Harmonia e beleza estética Simplicidade e equilíbrio das formas Uso da Proporção e da clareza Imitação da natureza
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Arcadismo Arcadismo em Portugal (1756-1825) O início e o final do período marcam-se pelos seguintes fatos: 1756: Fundação da Arcádia Lusitana, inspirada na Arcádia Romana de 1690; 1825: Publicação do poema Camões, de Almeida Garrett, considerando o marco inicial do Romantismo português. Autor português mais importante: Manuel Maria Barbosa du Bocage
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Arcadismo Teóricos que influenciaram o pensamento Realista O Evolucionismo de Charles Darwin (1809 – 1882) – teoria científica que mostra o processo de evolução das espécies a partir da seleção natural, ou seja, diz que apenas “os fortes”, aqueles que têm condições de adaptar as adversidades, têm condição de sobreviver. Darwim, em sua obra Origem da Espécies (1859), questiona as teorias regilosas sobre a criação, pois o homem não seria fruto do divino, mas da própria evolução das espécies. O Determinismo de Hippolyte Taine (1828 – 1893) – teoria que defende que o comportamento humano é determinado por três fatores: o meio, a raça, e o momento histórico.
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Arcadismo Na literatura, o arcadismo no Brasil teve como marco inicial a publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa (1729-1789), em 1768. Além dele destacam-se os escritores: Santa Rita Durão (1722-1784), Basílio da Gama (1741-1795) e Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810).
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Arcadismo Características do Arcadismo no Brasil Exaltação da natureza Valorização do cotidiano e da vida simples, pastoril e no campo (bucolismo) Crítica a vida nos centros urbanos Modelo clássico Linguagem simples Utilização de pseudônimos Objetividade Temas simples: amor, vida, casamento, paisagem Fugere Urbem (fugir da cidade) Inutilia Truncat (cortar o inútil) Aurea Mediocritas (mediocridade áurea/vida comum) Locus Amoenus (refúgio ameno/agradável)
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Barroco x Arcadismo ArcadismoBarroco AntropocentrismoConflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica Racionalismo, busca de equilíbrio Oposição entre mundo material e mundo espiritual, entre fé e razão Paganismo; elementos da cultura greco-latinaCristianismo Imitação aos clássicos renascentistasRestauração da fé religiosa medieval Idealização amorosa, neoplatonismo, convencionalismo amoroso Idealização amorosa, sensualismo e sentimento de culpa cristão Fugere urbem, carpe diem, aurea mediocritas Consistência trágica da enfermidade do tempo, carpe diem Busca de clareza das ideias Gosto por raciocínios complexos, intrincados, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas Pastoralismo, bucolismoMorbidez Universalismo Ideias iluministasInfluências da Contra-Reforma
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Autores brasileiros do Arcadismo Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) Poeta, advogado e jurista brasileiro, Cláudio Manuel da Costa é considerado o precursor do Arcadismo no Brasil e destacou -se por sua obra literária, mais precisamente, a poesia. Acusado de participar da Inconfidência Mineira junto com Tiradentes, foi preso em 1789 e suicidou-se na cadeia. Suas obras que merecem destaque: Obras Poéticas (1768) e Villa Rica (1773). José de Santa Rita Durão (1722-1784) Autor do poema épico Caramuru (1781), Freire Santa Rita Durão foi poeta e orador, considerado um dos precursores do indianismo no Brasil. O texto conta a história de um português, o Caramuru, que após ter naufragado em terras brasileiras, começa a viver com os índios Tupinambás.
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Autores brasileiros do Arcadismo José Basílio da Gama (1741-1795) Poeta mineiro e autor do poema épico O Uraguai (1769), Basílio da Gama, nesse texto, aborda as disputas entre os europeus, os jesuítas e os índios sendo considerado um marco na literatura brasileira. Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) Jurista, Político e Poeta luso-brasileiro, Tomás Antônio Gonzaga é um dos grandes poetas árcades de pseudônimo Dirceu. A obra que merece destaque é Marília de Dirceu (1792) carregada de lirismo e baseada no seu romance com a brasileira Maria Doroteia Joaquina de Seixas. Com fortes impulsos afetivos, Dirceu declara-se para sua pastora idealizada: Marília. Suas principais obras: Marília de Dirceu e Cartas Chilenas (1863).
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Revisão Acompanhem as mensagens no Ischolar. Durante as próximas semanas teremos vídeos aulas específicas sobre as obras: Sermões da Quarta-feira de Cinzas, Padre Antônio Vieira Poemas Escolhidos, Gregório de Matos O Marinheiro, Fernando Pessoa Por isso, continuem lendo e anotando as dúvidas.
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O Realismo Machadiano Reflexão sobre a mesquinhez humana e a precariedade da sorte humana. Atitude de escárnio diante do poder. Os aspectos externos (tempo cronológico, espaço, paisagem) são apenas pontos de referência, sem merecerem maior destaque. Enredo não segue uma ordem cronológica (de tempo em linha reta, tipo presente-passado e futuro), antecipando a forma moderna de escrever literatura.
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O Realismo Machadiano Infidelidade: é amplamente enfocada e torna-se curioso como Machado de Assis prioriza a traição feminina (ver, em Dom Casmurro, Capitu). Fazem parte da criação machadiana mulheres dissimuladas, mulheres ambíguas, mulheres muito sensuais e, principalmente, astuciosas. Não são nem um pouco frágeis como as mulheres românticas, pois Machado via a mulher como um ser dominador. Por esse motivo, deu às várias mulheres presentes nas suas obras nomes bem fortes: em Dom Casmurro, Capitu sugere a ideia de “capitã”, de comandante; em Quincas Borba, Sofia sugere a ideia de “sabedoria”, entre outras
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Atividades Fazer os exercícios: Módulo 10 Exercícios de Aplicação Exercícios Extras OBS: Os exercícios serão cobrados com o retorno das aulas presenciais.
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