Técnicas Digitais e de Microprocessadores II

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Apresentação em tema: "Técnicas Digitais e de Microprocessadores II"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas Digitais e de Microprocessadores II
Síntese de Circuitos Seqüenciais TDM II 1 1

2 1. Especificação inicial
Exemplo de projeto completo - incluindo especificação inicial - usando flip-flops JK 1. Especificação inicial Problema: construir um circuito que, tendo uma entrada, a) pisque uma lâmpada a cada 2 pulsos positivos de entrada b) deixe a lâmpada permanentemente acesa após 10 pulsos positivos da entrada (E) Entrada Saída (Y) Clock = 1 Lâmpada Acesa = 0 Lâmpada Apagada 2

3 O Circuito será síncrono
• A cada transição positiva do clock, verifica-se a entrada E E = veio pulso E = não veio pulso • cada pulso de E deve ser contado exatamente uma vez não pode ser perdido não pode ser contado em dobro • pulsos de E devem ter duração superior ao período do clock • deve haver mecanismo que desabilite contagem enquanto E não volta ao valor 0 lâmpada piscará pela duração do período do clock 3

4 Construção de um Fluxograma de Estados
novo estado ações executadas no estado corrente testes 4

5 Fluxograma de Estados A cada transição positiva do clock
LÂMPADA APAGADA E=1 S N A cada transição positiva do clock o sistema avança para um próximo estado S1 LÂMPADA APAGADA E=1 S N LÂMPADA ACESA S2 CONTADOR = CONTADOR + 2 Cont=10 S N LÂMPADA ACESA S3 5

6 Separação entre Bloco Operacional e Bloco de Controle
Como tratar o contador ? - Acrescentar uma saída C = nenhuma ação = Contador = Contador Acrescentar uma entrada T (teste) = 0 Contador ≠ = 1 Contador = 10 Separação entre Bloco Operacional e Bloco de Controle Bloco Operacional : onde estão o contador e o comparador Bloco de Controle : é o que estamos projetando B C B O Y E C T 6 6

7 2. Máquinas de Mealy e Moore
exemplos das aulas anteriores - saídas = f (estado atual, entradas ) Máquina de Mealy exemplo da lâmpada - valor da saída (lâmpada acesa / apagada) depende apenas do estado atual - saídas = f (estado atual ) Máquina de Moore - isto ficará evidente no diagrama e na tabela de estados 7

8 3. Diagrama de Estados (FSM) - Moore
X = don’t care E=1 S1 0,0 E=1 S0 0,0 T=0 S2 1,1 E=0 T=1 S3 1,X E=X T=X Si Y,C Contador + 2 Lâmpada Estado 8

9 4. Tabela de transição E T Y C X S0 1 S1 S2 S3 x Codificação: S0 = 00
Entradas Estado Atual Próximo Estado Saídas E T Y C X S0 1 S1 S2 S3 x Codificação: S0 = 00 S1 = 01 S2 = 10 S3 = 11

10 5. Tabela da Verdade – (Memória usada – FF JK)
Entradas Estado Atual Próximo Estado Saídas Entradas para os FF’s E T Q1 Q0 Q1+t Q0+t Y C J1 K1 J0 K0 X 1

11 6. Simplificação – Utilizando Mapa K
Será utilizado o custo mínimo, ou seja, utilizaremos os Dont’ cares. J1=Q0.E K1 = Q0’.T’ J0 = Q1’.E + Q1.T K0 = Q1’.E Y = C = Q1

12 7. Circuito Lógico final


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