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ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS:
de acordo com as normas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT - Informação e Documentação São Carlos 2014
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Objetivo Durante toda a formação profissional e, também, ao final de um dos ciclos acadêmicos, tanto de nível técnico, de cursos de aprendizagem industrial como de graduação, o aluno é desafiado a desenvolver trabalhos, seguindo as normas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT, respeitando o rigor científico necessário a área acadêmica.
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Referências Normativas
ABNT NBR 14724: 2011 – INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – TRABALHOS ACADÊMICOS – APRESENTAÇÃO ABNT NBR 6023: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – REFERÊNCIAS ELABORAÇÃO ABNT NBR 10520: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – CITAÇÕES EM DOCUMENTOS – APRESENTAÇÃO ABNT NBR 6027: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – SUMÁRIO – APRESENTAÇÃO ABNT NBR 6024: 2012 – INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DA SEÇÕES DE UM DOCUMENTO – APRESENTAÇÃO ABNT NBR 15287: INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – PROJETO DE PESQUISA - APRESENTAÇÃO
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ESTRUTURA DO TRABALHO ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO
ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS ELEMENTOS OPCIONAIS E/OU CONDICIONADOS A NECESSIDADE ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA SEQUENCIAL DO TRABALHO REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
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ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO
PARTE EXTERNA CAPA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS FOLHA DE ROSTO ERRATA FOLHA DE APROVAÇÃO DEDICATÓRIA AGRADECIMENTOS EPÍGRAFE RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULA RESUMO NA LÍNGUA ESTRANGEIRA LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE TABELAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE SIMBOLOS SUMÁRIO ELEMENTOS TEXTUAIS INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS REFERÊNCIAS GLOSSÁRIO APÊNDICE ANEXO ÍNDICE LEGENDA OBRIGATÓRIO OPCIONAL
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ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO
PARTE EXTERNA CAPA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS FOLHA DE ROSTO RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULA SUMÁRIO ELEMENTOS TEXTUAIS INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS REFERÊNCIAS APÊNDICE ANEXO
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ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
PARTE EXTERNA CAPA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS FOLHA DE ROSTO LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE TABELAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE SÍMBOLOS SUMÁRIO ELEMENTOS TEXTUAIS INTRODUÇÃO REFERENCIAL TEÓRICO MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA CRONOGRAMA ORÇAMENTO ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS REFERÊNCIAS APÊNDICE ANEXO
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RESUMO (Língua estrangeira)
ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS DE UM TRABALHO ACADÊMICO PÓS -TEXTUAIS REFERÊNCIAS TEXTUAIS CONCLUSÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO SUMÁRIO RESUMO (Língua estrangeira) PRÉ -TEXTUAIS RESUMO FOLHA DE APROVAÇÃO FOLHA DE ROSTO CAPA PARTE EXTERNA
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CAPA (obrigatório) Conceito: elemento obrigatório, ela é a parte que protege o trabalho e deve trazer informações indispensáveis a sua identificação. Informações apresentadas... Nome da Instituição (opcional) Nome do Curso (opcional) Nome do autor Título e subtítulo (se houve) Local Ano ATENÇÃO A capa é elemento opcional, segundo ABNT NBR 15287: 2011, mas obrigatório para os projetos e monografias do SENAI São Carlos. A Lombada é recomendada para trabalhos encadernados com capa dura
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Figura 1 – Capa de Trabalho Acadêmico
Fonte Arial em cor preta, tamanho 12, negrito, caixa alta, centralizado e espaço entrelinhas simples. Fonte: o autor
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FOLHA DE ROSTO (obrigatório)
Conceito é o elemento que traz informações imprescindíveis à identificação do trabalho Nome do autor; Título e subtítulo (se houver); Natureza: tipo do trabalho; Nome do orientador e, se houver, do coorientador; Local (cidade); Ano da entrega.
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Figura 2 – Modelo de Folha de Rosto
Fonte Arial, tamanho 12, cor preta, negrito, caixa alta, centralizado e espaço entrelinhas simples. EXEMPLO DE NOTA EXPLICATIVA Trabalho apresentado ao Curso de da Escola SENAI “Antônio Adolpho Lobbe” como pré-requisito para a obtenção de nota bimestral na unidade curricular de ministrada pelo docente Fonte: o autor
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Conceito ERRATA (opcional):
Elemento opcional consiste em uma lista onde são apontadas as folhas e linhas que contém erros, seguidas das suas devidas correções. ERRATA CIANCONI, Regina. Gestão da informação na sociedade do conhecimento. Brasília: SENAI/DN, 2001. Página Parágrafo Linha Onde se lê Leia-se 06 5º 3ª rivisão revisão 27 6º 4ª publicaao publicação 30 1º 2ª atravez através 35 2º 17ª proceso processo Apresentada em papel avulso, acrescida ao trabalho depois de impresso. Título sem indicativo numérico Notas
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Conteúdo FOLHA DE APROVAÇÃO (obrigatório) Nome do aluno
Título e subtítulo (se houver) Natureza do trabalho (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração) Data da aprovação Nome, titulação e assinatura dos membros da banca examinadora e instituição a que pertencem
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Elemento Pré-textual, sem título e sem indicativo numérico
Figura 3 – Modelo de Folha de Aprovação Fonte Arial, tamanho 12, cor preta, negrito, caixa alta, centralizado e espaço entrelinhas simples. Elemento Pré-textual, sem título e sem indicativo numérico Metade da folha Fonte: o autor
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Notas FICHA CATALOGRÁFICA – VERSO DA FOLHA DE ROSTO (obrigatório):
O verso da folha de rosto deve conter a ficha catalográfica na parte inferior da página. A ficha deve ser elaborada pelo Bibliotecário da Escola e Faculdade, de acordo com o Código de Catalogação Anglo Americano vigente. Preencher o formulário no site da Escola Figura 4– Modelo de Ficha Catalográfica Castro, Tierry Têmpera e revenido dos aços / Tierry Castro. – São Carlos, 2009. 150 f. ; 27 cm. Trabalho de conclusão de curso apresentado a Escola e Faculdade SENAI Antonio Adolpho Lobbe para obtenção do grau de Tecnólogo em Fabricação Mecânica 1. Ligas metálicas 2. Metalurgia 3. Tratamento térmico I. Spatti, Rogério Augusto II. Título Fonte: o autor
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Conceito DEDICATÓRIA (opcional):
Espaço reservado para que o autor preste sua homenagem ou realize uma dedicatória. Deve ser expressa de forma sóbria e breve. Recomenda-se, dispor os caracteres à direita e nos (2/3) inferiores da página. Aos meus pais Wanderlei e Márcia, pelo carinho e compreensão. Modo justificado, com recuo de 7 cm da margem esquerda Elemento Pré-textual, sem título e sem indicativo numérico Nota
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AGRADECIMENTOS (Opcional):
Conceito Folha onde o autor faz seus agradecimentos para aqueles que contribuíram de maneira significativa para o desenvolvimento e elaboração do trabalho. AGRADECIMENTOS Agradeço aos meus pais, aos meus irmãos e amigos o apoio e o incentivo durante a realização deste trabalho. Agradeço aos meus professores e orientadores pela ajuda e dedicação. Elemento Pré-textual, sem indicativo numérico. Deve figurar no centro da página em caixa alta, sem ponto final. Nota
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Conceito EPÍGRAFE (Opcional):
É uma mensagem, seguida de indicação de autoria, relacionada com o tema do trabalho. Figura 5 – Modelo de Epígrafe Elemento Pré-textual, sem título e sem indicativo numérico. Recomenda-se, dispor os caracteres em itálico alinhados à direita e nos (2/3) inferiores da página. Nota Fonte: o autor
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Conceito RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA (Obrigatório):
o resumo consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, as regras gerais para sua apresentação são: Referência NBR 6028:2003 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – RESUMO – APRESENTAÇÃO As regras gerais para sua apresentação são:
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a) o resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento
b) deve ser composto de uma sequência de frases concisas e objetivas e não de enumeração de tópicos; c) recomenda-se o uso de parágrafo único d) a primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento e) a seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do trabalho (estudo de caso, análise de situação, etc.) f) deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; g) as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. h) devem-se evitar nos resumos: símbolos, fórmulas, equações, citações de outros autores, etc. i) em sua extensão o resumo deve ter de 150 a 500 palavras.
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Figura 6 – Modelo de Resumo
Fonte Arial, tamanho 12, cor preta, modo justificado com espaçamento 1,5 entre as linhas. Elemento Pré-textual, sem indicativo numérico. O título deve ser centralizado. Fonte: o autor
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Conceito RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – Abstract (Obrigatório):
O resumo em língua estrangeira deve respeitar as mesmas características do resumo em língua nacional. O idioma mais comumente utilizado é o inglês, por ser internacionalmente reconhecido. ABSTRACT Computer utilization as an educational instrument to the children congnitive developement in a scholl located in São Caetano do Sul.It also shows the use of computer tecniques on every day school life. Keywords: Computer. Development congnitive. Education.
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Objetivo LISTA DE ILUSTRAÇÕES (opcional):
é identificar os elementos gráficos, na ordem em que aparecem no texto, com cada item designado por seu nome específico, travessão, indicando seu título e o número da página em que estão inseridos. NOTA A identificação de uma ilustração aparece na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem , travessão e do respeito título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor). LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 - Manipuladores 20 Desenho 1 - Croqui geral 30 Desenho 2 - CLP 34 Figura 2 - Eixo elétrico 41 Desenho 3 - Servo driver 55 Figura 3 - Software supervisório 57 Figura 4 - Leitor de código de barras 66
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LISTA DE TABELAS (opcional):
Conceito Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da página onde se encontra inserido. NOTA Título sem indicativo numérico LISTA DE TABELAS Tabela 1 - Valores Teóricos Tabela 2 - Valores Práticos Tabela 3 - Produção por peça Tabela 4 - Produção em escala
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LISTA ABREVIATURAS E SIGLAS (opcional):
As formas abreviadas de nomes (siglas e abreviaturas) são utilizadas para evitar a repetição de palavras usadas com frequência no texto. O trabalho deve compreender uma lista própria para siglas, em ordem alfabética e com a indicação por extenso do significado de cada termo. LISTA DE SIGLAS ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas CLP Controle Lógico Programável CNC Comando Numérico Computadorizado IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística LED Diodo Emissor de Luz MEC Ministério de Educação e Cultura TCC Trabalho de Conclusão de Curso Título sem indicativo numérico Nota
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LISTA DE SÍMBOLOS (opcional):
Elaborada de acordo com a ordem de apresentação dos elementos no texto, acompanhados com os devidos significados. LISTA DE SÍMBOLOS ABC momentos principais de inércia do rotor sobre os eixos x,y,z do rotor, respectivamente. N velocidade de rotação do eixo do rotor relativa a carcaça S operador Lapiaceano. Título sem indicativo numérico Nota
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Conceito SUMÁRIO (Obrigatório): o último elemento pré-textual
o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho. Fundamentação: ABNT NBR 6027:2012 a) Os elementos pré-textuais NÃO podem constar no sumário b) Deve ser o último elemento pré-textual c) Deve iniciar no anverso de uma folha, concluído no verso, se necessário d) A palavra SUMÁRIO, deve ser centralizada e com a mesma tipologia para as seções primárias; e) A subordinação dos itens do sumário deve ser destacada com a mesma apresentação tipográfica utilizada nas seções do documento; f) Os indicativos das seções devem ser alinhados à esquerda g) Os títulos e subtítulos sucedem os indicativos das seções e que sejam alinhados pela margem do indicativo mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.
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Figura 7 – Modelo de Sumário
Não confundir sumário com índice (elemento opcional conforme ABNT NBR 6034), que é a lista detalhada, sempre em ordem alfabética, dos assuntos referentes à obra, devendo estar localizado no final do trabalho. Fonte: o autor
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Apresentação e justificativa da pertinência e relevância da pesquisa
INTRODUÇÃO Apresentação e justificativa da pertinência e relevância da pesquisa Introdução Situar o trabalho no tempo e no espaço Fornecer informações para compreensão de objetivo
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Justificativa Problema e/ou hipótese Objetivos gerais e específicos
Corresponde a defesa do tema da pesquisa Problema e/ou hipótese Objetivos gerais e específicos Metodologia Tipo de pesquisa realizada – bibliográfica, experimental, estudo de caso
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Revisão Bibliográfica
DESENVOLVIMENTO Revisão Bibliográfica Materiais e Métodos Resultados Discussão
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Síntese dos itens apresentados pelo autor ao longo do trabalho
CONCLUSÃO Síntese dos itens apresentados pelo autor ao longo do trabalho Retomada de objetivos que justificam a pesquisa Indicação dos resultados relevantes Resposta de questionamentos realizados no início do trabalho
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REFERÊNCIAS Conceito Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. Lista de referências: todas as publicações de onde foram extraídos dados, figuras, tabelas, textos, etc. Devem ser referenciadas todas as fontes de informação independente de seu formato: livros, revistas, artigos, páginas de Internet, , etc.
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Ordenadas alfabeticamente
Referências: apresentação Ordenadas alfabeticamente Alinhadas a esquerda Espaço simples Separadas entre si com espaço simples em branco
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RFERÊNCIAS - EXEMPLOS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de janeiro, 2002. CAPUANO, Francisco Gabriel; IDOETA, Ivan V. Elementos de eletrônica digital. 28. ed. São Paulo: Érica, p. MATEUS, César Augusto. C++ Builder 5: guia prático. 2. ed. São Paulo: Érica, 2000. 101 p. SILVA,M.M.L. Crimes da era digital. NET, Rio de Janeiro, nov Seção Ponto de Vista. Disponível em: < Acesso em: 28 nov.1998. URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, p.
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GLOSSÁRIO Conceito Lista de termos de uso específico (termos técnicos da área), em ordem alfabética acompanhados pelas respectivas definições, cujo objetivo visa facilitar a compreensão do texto.
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APÊNDICES Conceito Texto ou documento elaborado pelo autor, recurso é para completar sua argumentação, ilustrar ou documentar dados e ou informações contidos no trabalho. Exemplo APÊNDICE A – Avaliação numérica de células inflamatórias
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Conceito Exemplo Sua função é complementar o conteúdo do texto.
ANEXOS Conceito Sua função é complementar o conteúdo do texto. Não são de autoria do responsável intelectual do trabalho. Exemplo ANEXO A – Representação gráfica de contagem de células inflamatórias presentes nas caudas em regeneração
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Elaborado conforme a ABNT NBR 6034.
ÍNDICE Conceito Lista de palavras ou frases ordenadas, segundo determinado critério, que localiza e remete às informações contidas do texto. Elaborado conforme a ABNT NBR 6034.
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REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
FORMATO ESPAÇAMENTO NOTA DE RODAPÉ INDICATIVOS DE SEÇÃO NUMERAÇÃO PROGRESSIVA ALÍNEAS PAGINAÇÃO CITAÇÕES SIGLAS EQUAÇÕES E FÓRMULAS ILUSTRAÇÕES TABELAS E QUADROS
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Formato Referência NBR 14724:2011 Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos - Apresentação Fonte: O texto deve ser digitado na cor preta, fonte Arial no tamanho 12 para todo o trabalho, exceto para citações de mais de 3 linhas, paginação, notas de rodapé, legenda e fonte de ilustrações e tabelas, que devem ter fonte menor e uniforme. (Sugerimos tamanho da fonte 10) Formato do papel: Impresso em papel branco ou reciclado, no formato A4; Elementos Pré-textuais devem iniciar no anverso da folha, exceto a ficha catalográfica que deve vir no verso da folha de rosto; Elementos textuais e pós-textuais recomenda-se que sejam digitados no anverso e verso das folhas. Margens: anverso – esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm / verso – direita e superior de 3cm e esquerda e inferior de 2 cm;
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Todo o texto deve ser digitado com espaçamento de 1,5 entre as linhas
citações de mais de três linhas notas de rodapé referências legendas das ilustrações e das tabelas natureza do trabalho que devem ser digitados em espaço simples As referências devem ser separadas entre si por um espaço simples em branco. ESPAÇO SIMPLES
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Notas de rodapé No texto:
a partir da margem esquerda digitação entre as margens separação do texto com espaço simples e filete de 5 cm No texto: Espera-se, desta forma, contribuir para que toda a equipe envolvida diretamente com o TCC – professores, orientadores, biblioteca, estudantes pesquisadores e a coordenação do TCC.¹ No rodapé: __________ ¹ Estão incluídos nesta equipe os acadêmicos convidados para participar das oficinas organizadas e da Banca Examinadora
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Seção é a parte em que se divide o texto de um documento.
Indicativos de Seção O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção que precede seu título. Seção é a parte em que se divide o texto de um documento.
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Regras Gerais O indicativo de seção é alinhado à margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço; Os títulos das seções primárias, por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta (anverso), na parte superior da mancha gráfica e ser separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Se necessário, destaca-se os títulos de seções utilizando os recursos de negrito, itálico ou grifo redondo, caixa alta; Os recursos utilizados para destacar os títulos das seções devem ser idênticos no sumário e no texto; O texto deve iniciar-se após 1 espaço de 1,5 entrelinhas; Todas as seções devem conter um texto relacionado a elas; Na leitura oral não se pronunciam os pontos, exemplo: – lê-se dois um um; Títulos sem indicativo numérico – elementos pré e pós-textuais, devem ser centralizados e com o mesmo destaque tipográfico das seções primárias; Elementos sem títulos sem indicativo numérico – folha de aprovação, a dedicatória e a epígrafe.
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Elaborada conforme a ABNT NBR 6024.
Numeração Progressiva Elaborada conforme a ABNT NBR 6024. Deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho Seção primária 1 2 3; secundária 1.1 2.1 3.1; terciária 1.1.1 2.1.1 3.1.1; quaternária ; quinária ;
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Alíneas enumerar diversos assuntos de uma seção que não possui título;
devem terminar em ponto e vírgula, exceto a última que termina em ponto; o trecho final do texto correspondente, anterior às alíneas, termina em dois pontos; são ordenadas alfabeticamente; as letras indicativas das alíneas apresentam recuo em relação à margem esquerda; o texto da alínea começa por letra minúscula e termina em ponto e vírgula, exceto a última que termina em ponto e, nos casos em que se seguem subalíneas, estas terminam em vírgula; a segunda e as seguintes linhas do texto da alínea começam sob a primeira letra do texto da própria alínea.
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Paginação Todas as folhas do trabalho acadêmico, a partir da folha de rosto, são contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em geral, a introdução, em algarismos arábicos, no canto superior direito.
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Siglas Exemplos Na primeira vez que surgem no texto:
forma completa do nome precede a sigla Exemplos Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
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Equações e Fórmulas Para facilitar a leitura:
Devem ser destacadas no texto Numeradas com algarismos arábicos entre parênteses x²+y² = z² (1) (x²+y²)/5= n (2) Pode ser usado espaço duplo para comportar expoentes, índices e outros
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Ilustrações Tipos de ilustrações: Desenhos Esquemas Figuras
Fluxogramas Fotografias Gráficos Mapas Organogramas Plantas Quadros Tabelas e outros
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Fonte: Próprio autor (2012)
IDENTIFICAÇÃO - parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismo arábicos, travessão e do respectivo título. o tamanho da fonte deve ser menor e a ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Notas Figura 1 - Pinguins Fonte: Próprio autor (2012)
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Tabelas e Quadros Elemento opcional
Tabela é a ilustração com dados estatísticos numéricos; os lados esquerdo e direito são abertos, as partes superior e inferior são fechadas. Devem conter título por extenso, inscrito no topo da tabela para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo digitado em fonte arial tamanho 10. Deve-se citar a fonte de onde foi extraído os dados mesmo sendo do próprio autor. Tabela 2 – Exportações e importações brasileiras de açaí Produção de açaí (toneladas) ANO 1998 1999 2000 2001 Exportações 16,7 18,6 268,9 1814,4 Importações 2.428,8 1.820,7 287,2 252,5 Fonte: Freitas (2003, p. 12)
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Quadros Quadros apresentam informações qualitativas: texto
Os quatro lados dos quadros devem ser fechados Podem ser entendidos como figura ou ilustração utilizada para a apresentação de informações Quadro 1 – As funções do centro conforme segmento SEGMENTO MISSÃO Produtos Assegurar elevada qualidade para os técnicos formados de modo que eles possam contribuir decisivamente para o desenvolvimento das empresas. Serviços Garantir, quantitativa e qualitativamente, os serviços prestados, de forma que os mesmos, atendendo as necessidades das empresas, satisfaçam plenamente as exigências dos clientes.
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é a menção de uma informação extraída de outra fonte.
Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. Referência ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação – citações em documentos – apresentação
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Citação Direta Citação direta é quando se transcreve exatamente as palavras de outro autor consultado, conservando-se a grafia, pontuação, uso de maiúsculas e idioma. As citações diretas no texto de até três (3) linhas devem estar contidas entre aspas duplas, indicando o sobrenome do autor, data e a página. As citações diretas com mais de três (3) linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas e digitadas em espaço simples.
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Exemplo de Citação Direta (com até 3 linhas)
A usinagem a alta velocidade (HSC) utiliza uma velocidade de corte que induz a uma temperatura suficientemente elevada para reduzir as propriedades mecânicas do material, tornando-o, mais fácil de usinar, portanto “a usinagem em alta velocidade depende do material a ser usinado e da ferramenta de corte, que tem que suportar temperaturas mais altas” (SCHMIDT, 1999, p. 207).
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Exemplo de Citação Direta (com mais de 3 linhas)
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Citação Indireta Citação indireta é aquela redigida pelo autor baseado na obra de outro autor, consistindo em transcrição não textual da(s) ideia(s) do autor consultado. Indicar apenas a data, não havendo necessidade de indicação da página e uso de aspas.
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Exemplos de Citação Indireta
Conforme afirma Cruz e Ribeiro (2004) ao redigir a introdução de uma monografia é necessário ter a certeza de que o tema se encontra de acordo com as inclinações, possibilidades e tendências daqueles que se propuseram a desenvolver a pesquisa. O conceito de controle automático é definido pela teoria de controle, sendo abordado por muitos autores, tais como Kuo (1982), Distefano (1978), Ogata (1986), Castrucci (1990), Hunter (1987), segundo a qual o elemento de ajuste realiza as devidas correções de parâmetros internos do sistema, a fim de obter a saída desejada. Cabe ressaltar que o elemento de ajuste atua sem intervenção humana.
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Citação de Citação É a citação direta ou indireta de um texto que se tem acesso por meio de terceiros, ou seja, citação de um texto em que não se teve acesso ao original. Ex: (SCHMIDT, 1997 apud ZANARDI, 2002, p. 16)
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Exemplo de Citação de Citação
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Sistema de chamada As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data. Sistema autor-data onde a indicação da fonte é feita pelo sobrenome de cada autor seguido da data de publicação do documento e da página da citação, no caso de citação direta, separada por vírgula e entre parênteses EX. (MONTERADO, 1978, p. 187)
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Exemplos Sistema Autor-data
No texto: “O que lhe faltou de sério na vida guardou-o para a arte”. (MONTERADO, 1978, p. 187) Na lista de referências à indicação bibliográfica aparece por ordem alfabética de sobrenome do autor. MONTERADO, Lucas de. História da arte: com um apêndice sobre as artes no Brasil. 2. ed. São Paulo: LTC, 1978.
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INTRODUÇÃO Nesta parte, é apresentado o tema do projeto, o problema a ser explanado, os objetivos a serem alcançados e as justificativas. Inicialmente, é importante delimitar e localizar o tema, no tempo e no espaço, definindo-o, com clareza e situando-o em seu momento histórico e cultural. Se possível, também é valido fazê-lo de modo criativo, prendendo a atenção do leitor, e provocando-lhe motivação e curiosidade para continuar a leitura.
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REFERENCIAL TEÓRICO Este item consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, nas diversas fontes de informações, que pode ser em livros, artigos, enciclopédias, monografias, teses, filmes, mídias eletrônicas e outros materiais cientificamente confiáveis. O referencial teórico permite verificar o estado do problema a ser pesquisado, sob o aspecto teórico e de outros estudos e pesquisas já realizados (LAKATOS; MARCONI, 2003). Segundo Marion, Dias e Traldi (2002, p.38), “O referencial teórico deve conter um apanhado do que existe, de mais atual na abordagem do tema escolhido...” O referencial teórico é que possibilita fundamentar, dar consistência a todo o estudo. Tem a função de nortear a pesquisa, apresentando um embasamento da literatura já publicada sobre o mesmo tema, demonstrando que o(a) pesquisador(a) tem conhecimento suficiente em relação a pesquisas relacionadas e a tradições teóricas que apoiam e cercam o estudo. IMPORTANTE - tomar cuidado, ao realizar as citações, para que não se torne apenas uma cópia de ideias, mas, sim compreendam uma análise sobre o tema, incluindo frases ou palavras próprias do autor da pesquisa. Identifica-se o significado mais adequado de cada conceito-chave para a pesquisa. Notas
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Deve ser redigida com linguagem, essencialmente, no futuro.
MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA A Metodologia é o tópico do projeto de pesquisa que responde às seguintes questões: Como? Com quê? Onde? Quanto? (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 221). Deve ser redigida com linguagem, essencialmente, no futuro. Deve-se especificar qual tipo de pesquisa utilizado. Por ex.: pesquisa bibliográfica, pesquisa descritiva (estudo de caso)
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CRONOGRAMA Quadro 1 – Modelo de cronograma Fonte: Gil, 2010.
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Orçamento Quadro 1 – Modelo de orçamento Fonte: Gil, 2010.
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