Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBárbara Enos Alterado mais de 9 anos atrás
1
Iniciar E SPECTRO HUMANIZADOR DO ALFABETISMO E DA TECNOLOGIA Fernando José Almeida PUC - SP e TV Cultura SP VI CONFITEA – UNESCO – Belém PA 2009 Conferência Internacional de Educação de Adultos
2
Ler e escrever O mundo Os códigos As tecnologias Como: Fundamentos da Humanização
3
Alfabetismo Tecnologia tópicos dimensões 10 ECONOMIA POLÍTICA CULTURA EDUCAÇÃO ESTÉTICA ÉTICA LIBERDADE TÉCNOLOGIA METODOLÓGICO PEDAG/PSICO 4 8 6 7 5 Tabelas
4
TÓPICOS ESPECTRAIS cada um é dimensão do outro 10
5
H ISTÓRIA E RAIZ NO B RASIL Modelo de formação Povo bem falante Imprensa proibida até 1808 Estigma de exclusão [ No Brasil o problema é o doente e não a doença ]
6
CONCEITO DE EDUCAÇÃO É uma ação humana intencional que não serve para nada!
7
É uma ação que por essência não pode estar atrelada a finalidades econômicas CONCEITO DE EDUCAÇÃO
8
Ela tem o fim em si mesma! CONCEITO DE EDUCAÇÃO
9
A alfabetização contemporânea passa necessariamente pelo alfabetismo tecnológico [ O que é?] [ O que é?] A LFABETISMO
10
Ler e escrever - O MUNDO - Os Código - A tecnologia - [ como finalidade em si ] A LFABETISMO
11
HUMANIZAÇÃO TECNOLOGIA Ler e escrever a tecnologia Interpretar Participar Criar
12
HUMANIZAÇÃO TECNOLOGIA É humanidade adensada É ampliação da consciência É direito humano
13
H UMANIDADE ADENSADA Cada artefato humano contém em si, Todo o trabalho da história que o antecedeu.
14
H UMANIDADE ADENSADA
15
O chip que tem metal, plástico e desenho de circuitos... O trabalho dos mineiros Do petróleo e seus transportes e processos transformadores. Das infra-estruturas que os sustentam... Cadeia quase infinita de homens e suas diferentes competências Contém:
16
H UMANIDADE ADENSADA Portanto é de todos!
17
H UMANIDADE ADENSADA E se é de todos precisa ser lida, escutada e apropriada por todos!
18
AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA “Não há mais povos isolados, culturas separadas: o cenário agora é universal. Não será mais possível falar em desenvolvimento sem expressá-lo através da universalidade, da relação entre todos e do atendimento a todos, pois tudo o que acontecer em qualquer lugar do mundo impactará como uma onda os demais territórios”. GARDELLI, Franco Mônica
19
AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA “Alfabetização e a apropriação das TIC são fundamentais no processo de tomada de consciência do cenário mundial, assim como condições indispensáveis para a participação social desejada numa escala cada vez mais ampla”. GARDELLI, Franco Mônica
20
“No cenário da atualidade é impossível pensar em promover os direitos sem que entre os direitos promovidos não esteja também o de apropriação das tecnologias e suas formas de comunicação. Elas são uma mediação indispensável para a promoção consciência para a mudança que esperamos. Um direito humano universal”. AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA GARDELLI, Franco Mônica
21
M ETODOLÓGICO Ler e escrever como Interpretação e escrita crítica do mundo À moda de Paulo Freire Interpretar com seu repertório Criticar
22
Participar na Transformação! M ETODOLÓGICO
23
L IBERDADE Visão de [Amartya Sen] [ Jeffrey Sachs] Ajudam a ler O mundo
24
A MARTYA S EN Liberdades substantivas J EFFREY S ACHS Esperança na história Solidariedade entre os povos
25
T ABELAS E G RÁFICOS Tecnologia e desenvolvimento humano FONTE: RELATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2007-2008- PNUD
26
T ABELAS E G RÁFICOS Desenvolvimento se manifesta na apropriação da Tecnologia
27
T ABELAS E G RÁFICOS População de 10 anos (e mais), com Internet no domicílio e que a usou nos últimos 3 meses, por Região. Brasil. 2005 Fonte: Microdados PNAD/IBGE. 2005
28
T ABELAS E G RÁFICOS Índice das desigualdades digitais Indicadores e Dimensões. Brasil. 2005 Fonte: Indicadores construídos a partir dos microdados PNAD/IBGE. 2005 Nota: Maior valor no Índice representa maior discriminação ou desigualdade
29
T ABELAS E G RÁFICOS
30
P ESQUISAS REFERENTES AO TEMA [ ALGUMAS ] Almeida, F. J. “Estudo Brasileiro sobre as melhores práticas educacionais no Ensino Básico em alfabetização que têm utilizado as TIC. UNESCO, 2004. Chiummo,A. Consciência política e cidadania na alfabetização. PUC-SP, 2004. Fernandes, J. “O computador na educação de jovens e adultos”. PUC-SP, 2005.. Gardelli Franco,M. “A apropriação das TIC por jovens e adultos não alfabetizados”. PUC-SP, 2009. Gonçalves, B. A “Inclusão digital na educação de pessoas adultas”. UFSCar, 2006.
31
O BRIGADO ! Fernando José Almeida PUC - SP e TV Cultura SP fernandoalmeida43@gmail.com fim Conferência Internacional de Educação de Adultos VI CONFITEA – UNESCO – Belém PA 2009
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.