PANORAMA DOS EVANGELHOS Pastor Ladilson. A palavra “evangelho” é a transcri ç ão do termo grego “euangelion”, formada por: “eu”, adv é rbio, que significa.

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1 PANORAMA DOS EVANGELHOS Pastor Ladilson

2 A palavra “evangelho” é a transcri ç ão do termo grego “euangelion”, formada por: “eu”, adv é rbio, que significa “bem”, e “angello”, verbo, que pode ser traduzido por “eu anuncio, trago uma mensagem, uma not í cia”. Carlos Cunha https://teologiadefronteira.wordpress.com/tag/teoria-das-duas-fontes/

3 OS EVANGELHOS SINÓTICOS São classificados assim, por apresentarem uma mesma visão ou mesmo ponto de vista sobre os acontecimentos. LUCAS O HOMEM PERFEITO MARCOS O SERVO MATEUS O REI

4 OS EVANGELHOS SINÓTICOS Em 1776, um pesquisador alemão chamado J.J. Griesbach publicou, em Halle, a obra Synopsis evangeliorum (Sinopse dos evangelhos). Foi a primeira vez que se utilizou o termo “sinótico” aos escritos dos três primeiros evangelhos. A ideia de Griesbach era a de elaborar uma edição de Mateus, Marcos e Lucas, que permitisse abranger “os três num único olhar” – a origem do termo “sinótico” é grega oriunda de duas palavras: συν syn (“junto”) e οψις opsis (“ver”). Assim agindo, ele se fizera eco da opinião que Agostinho de Hipona, já em 399, expusera em seu De consensu evangelistarum. Para o bispo de Hipona, os evangelhos teriam sido escritos na ordem em que estão no Cânon.

5 Mapa da Palestina GALILEIA SAMARIA JUDEIA

6 O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO DE MATEUS (Sig: dom de DEUS) AUTORIA: MATEUS era o nome grego e LEVI era um nome judeu PAI: Ele era filho de Alfeu NATURAL: Caná da Galileia - o local onde Jesus realizou seu primeiro milagre. João 2.1-11 A CHAMADA PARA O APOSTOLADO: Levi estava sentado no lugar cobradores de impostos em Cafarnaum. Marcos 2:13,14 PROFISSÃO: Mateus era um publicano, cobrador de impostos para os Romanos O Império Romano dispunha pessoas nativas de cada lugar encarregadas de recolher as taxas de impostos que o povo devia pagar ao Imperador. Essas pessoas, eram odiadas pela população por este serviço prestado aos romanos, não eram bem-vistos. Os judeus classificavam os publicanos como o ladrões e assassinos, negando-lhes a participação nas sinagogas. Lc 18.9-14 OS DESTINATÁRIOS: Mateus escreveu principalmente para os judeus crentes, provavelmente de Antioquia da Síria, uma cidade de fala grega, mas com uma substancial população judaica. Possivelmente escrito em aramaico e traduzido para o grego objetivo de alcançar os judeus helenistas – Atos 6.1

7 O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO DE MATEUS PROPÓSITO DE MATEUS: Apresentar Jesus aos Judeus. Jesus é o cumprimento das profecias do A.T, é o Messias prometido a Israel. Desta forma, ele apresenta Jesus como o Rei dos Judeus; Mateus 2.2; 2.6; 27,11; 27.29; 27.37; 27.42 DATA: 45 e 55 (ENTRE) - Embora não haja como definir categoricamente uma data, é quase certo que esse evangelho foi escrito antes da destruição de Jerusalém, uma vez que esse fato é profetizado por Jesus, no monte das Oliveiras, mas não há nenhum registro de seu cumprimento. A destruição de Jerusalém ocorreu no ano 70 d.C., e Mateus 24.15-28 deixa claro que as advertências proféticas de Jesus ainda não tinham ocorrido. Portanto, o evangelho de Mateus deve ser anterior ao ano 70 d.C. Os estudiosos colocam como lugar de sua morte a Etiópia em que Mateus teria ido evangelizar. Mais tarde os italianos transportaram seu corpo para Salerno, na Itália, sendo na atualidade ali venerado.

8 O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO DE MATEUS Nenhum dos evangelhos leva o nome de sua autoria. Os pais da igreja Papias, Ireneu, Orígenes, Eusébio e Jerónimo afirmaram que Mateus escreveu esse evangelho primeiramente em hebraico. Já Tasker, erudito professor do Novo Testamento, defende a tese de que, sendo Mateus bilíngue, ele mesmo traduziu sua obra do hebraico para o grego Embora alguns pais da igreja, como Ireneu, Clemente de Alexandria, Orígenes, Jerónimo, Agostinho e quase todos os outros autores antigos, tenham defendido a tese de que Mateus foi o primeiro evangelho a ser escrito. Já outros defendem que foi Marcos o primeiro a ser escrito. E portanto, Mateus e Lucas beberam de sua fonte. pais da igreja

9 VÁRIOS ELEMENTOS DENTRO DO EVANGELHO DE MATEUS CONFIRMAM TER SIDO ESCRITO PARA JUDEUS: (1) Este Evangelho começa com a genealogia de Abraão até Davi, e deste até Jesus, e também é o que mais usa a expressão “Filho de Davi” (Mt 1.1), que significava para os judeus ser Ele o Cristo – o Ungido – porque havia a promessa de que o Messias viria da linhagem de Davi (Is 9.6-7). (2) Mateus contém 12 citações ao Velho Testamento, sempre com o verbo “cumprir” na voz passiva (plerothenai). (1.22,23; 2.5,6,15,17,18,23; 4.14-16; 8.17; 12.17-21; 13.35; 21.4,5; 27.9,10; 26.56) Warren Wiersbe diz que, em seu evangelho, Mateus apresenta pelo menos 129 citações ou alusões ao Antigo Testamento. Seu nascimento em Belém (1.22,23) cumpriu a profecia de Isaías 7.14. Sua fuga para o Egito (2.14,15) cumpriram a profecia de Oseias 11.1.

10 Mateus é o evangelho do Reino; Cristo é chamado de “filho de Davi” e “Filho de Abraão; Mateus é o evangelho do ensino: a tônica das palavras de Jesus é ensinar Mat. 4.23; 7.28,29; 5.1,2. Capítulos 1—4 — Introdução: genealogia, infância (1— 2); batismo e começo do ministério (3- 4). Capítulos 5-7 - Ensinamento 1 - 0 sermão do monte. Capítulos 8 e 9 - Os milagres de cura operados por Jesus. Capítulo 10 - Ensinamento 2 - 0 comissionamento dos discípulos. Capítulos 11 e 12 — A rejeição de João e de Jesus pelos judeus. Capítulo 13 — Ensinamento 3 — As parábolas do reino. Capítulos 14—17 - Milagres, controvérsias com fariseus, a confissão de Pedro e a transfiguração. Capítulo 18 - Ensinamento 4 — A igreja. Capítulo 19-22 - Jesus vai a Jerusalém e ensina. Capítulos 23-25 - Ensinamento 5 - Julgamento e fim dos tempos Capítulos 26—28 - Os últimos dias, morte e ressurreição de Jesus.

11 - Jesus Cristo Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:18-20 APLICAÇÃO PESSOAL O livro chama a igreja para uma MISSÃO, a proclamação das boas novas a todos os povos.

12 O EVANGELHO DE JESUS CRISTO - SEGUNDO DE MARCOS AUTOR: O nome completo do autor desse evangelho é João Marcos, sendo que João é seu nome hebraico e Marcos seu nome romano. Marcos era filho de Maria, uma cristã que hospedava cristãos em sua casa (At 12.12). Isso significa que João Marcos procedia de uma família aquinhoada de bens materiais e tinha familiaridade com a igreja, desde sua juventude.

13 JOÃO MARCOS UM AUXILIAR MISSIONÁRIO Marcos participou da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé (At 12.25). Ele saiu de Jerusalém com Paulo e Barnabé e foi morar em Antioquia da Síria, de onde saiu com eles para a primeira viagem missionária na região da Galácia. João Marcos era um auxiliar de Barnabé e Saulo nessa primeira viagem missionária (At 13.5). Marcos foi rejeitado por Paulo (desentendimento) (At 15.37-40). Era um filho de Pedro na fé (1 Pedro 5.13). Região da Galácia

14 MARCOS ESCRITO EM 63 D.C? Embora esse fato não tenha um consenso unânime, a maioria dos estudiosos crê que Marcos foi escrito antes dos outros evangelhos. O livro de João Marcos deve ter sido escrito antes da destruição de Jerusalém no ano 70 d.C., uma vez que ele não faz qualquer menção desse fato predito por Jesus (13.1-23). Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito: por que ele foi o primeiro? Ano 63 antes do ano 70 que foi a destruição de Jerusalém; Marcos tem 661versiculos e Mateus reproduz 606; Marcos tem apenas 31 versículos que não são encontrados em Lucas; Marcos tem apenas 24 versículos que não são encontrados em Mateus e Lucas.

15 MARCOS NÃO ERA DISCÍPULO DE CRISTO Embora Marcos não tenha sido um discípulo de Cristo, seguramente presenciou muitos fatos da sua vida, visto que morava em Jerusalém e sua casa tornou-se um ponto de encontro da igreja. Os pais da Igreja, unanimemente aceitaram a autoria de Marcos deste evangelho. Papias, um dos pais da Igreja do começo do século 2, afirma que o evangelho de Marcos é a compilação do testemunho pessoal de Pedro acerca da vida e ministério de Cristo. De acordo com Papias, Marcos foi o hermẽneutẽs (intérprete) de Pedro. Outros pais da Igreja, incluindo Justino, o mártir, Tertuliano, Clemente de Alexandria, Orígenes e Eusébio, confirmam Marcos como o autor desse evangelho.

16 MARCOS ESCRITO EM ROMA O local onde Marcos escreveu o seu evangelho é Roma, uma vez que Marcos está presente com Paulo em sua primeira prisão e é chamado para estar com ele em sua segunda prisão. Nessa época Nero era o imperador de Roma. Como saber se de fato ele foi escrito para os romanos? a. Um folheto evangelístico (cf. 1.1) escrito especificamente para os romanos (cf. 1.15; 10.45) b. Elementos judaicos interpretados (cf. 7.3,4; 14.12; 15.42) c. Palavras aramaicas traduzidas (cf. 3.17; 5.41; 7.1,34; 10.46; 14.36; 15.22,34) d. Uso de palavras latinas (cf. speculator, 6.27; sextanus, 7.4; census, 12.14; quadrans,12.42; praetorium, 15.16; centurio, 15:39; flagellare, 15.42) (MC: 6. 45-52)

17 DIVIS Ã O EM BLOCOS Capítulo 1 - Fala do trabalho de João Batista e o início do ministério de Jesus. Capítulos 1 a 9 - Registram as ações de Jesus durante seu ministério na Galileia. Capítulo 10 - Focaliza o trabalho de Jesus na Pereia, a região a leste do rio Jordão. Capítulos 11 a 15 - Falam da última semana antes de morte de Jesus e registram sua crucificação em Jerusalém. Capítulo 16 - Fala do período entre a ressurreição e a ascensão do Senhor.

18 Temas principais do livro de Marcos 1. O Filho de Deus Marcos mostra que Jesus é o Filho de Deus, com autoridade divina para curar, ensinar, fazer milagres e perdoar pecados. Jesus era mais que um homem normal. Ele foi enviado por Deus. 2. Os milagres de Jesus Marcos é um livro de ação. Apenas algumas das parábolas de Jesus são registradas, mas os milagres têm grande destaque. Os milagres mostram o poder real de Jesus, que muda vidas. 3. O sacrifício de Jesus Marcos dedica vários capítulos à última semana de Jesus, em que ele preparou os discípulos para sua morte e ressurreição. Jesus sabia que iria morrer e se ofereceu voluntariamente, para pagar por nossos pecados. Sua ressurreição mostrou sua vitória sobre a morte, que é a grande esperança de todos que creem nele.

19 CONCLUS Ã O Quem é Jesus? Cap. 1-8 Os espíritas kardecistas dizem que Jesus foi apenas um espírito evoluído; As testemunhas de Jeová dizem que Jesus foi o Arcanjo Miguel; O islamismo diz que Jesus foi apenas um grande profeta; Alguns neopentecostais dizem que Jesus é a fonte de toda prosperidade material; Alguns liberais dizem que Jesus foi apenas uma lenda; Os marxistas dizem que Jesus foi o primeiro revolucionário político social; LER MARCOS 1.11; 8.27-29 ;15.39

20 O EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO DE LUCAS AUTOR: Lucas era o único gentio escritor do Novo Testamento, aliás o único autor gentio da Bíblia. Seu nome é citado diretamente apenas três vezes no Novo Testamento. E apresentado como médico, cooperador e companheiro: 1.Saúda-vos Lucas, o médico amado... (Cl 4.14); 2.Marcos, Aristarco, Demos e Lucas, meus cooperadores (Fm 24); 3.Somente Lucas está comigo... (2Tm 4.11) Lucas era historiador, médico e cooperador de Paulo na obra missionária. Uniu-se a ele emTrôade (At 16.10; 20.5). Estava com Paulo quando este foi preso em Jerusalém (At 21.17). Acompanhou Paulo na prisão em Cesareia e em Roma (At 28.16; Cl 4.14; Fm 24). Estava com Paulo na segunda viagem missionária (2Tm 4.11).

21 COMO LUCAS APRESENTA JESUS? Mateus apresenta Jesus como Rei; Marcos apresenta-o como Servo e Lucas apresentar Jesus como Homem perfeito PARA QUEM LUCAS ESCREVEU? - Tanto o Evangelho de Lucas e Atos foram endereçados à mesma pessoa: um homem chamado Teófilo. - Possivelmente, Teófilo era um grego de alta posição que estava sendo instruído na verdade. Ainda há outra possibilidade de Teófilo, cujo nome significa “amigo de Deus”, ter sido um romano, convertido a Cristo.

22 Não podemos ser dogmáticos quanto à data em que os livros Lucas e Atos foram escritos. Grandes historiadores datam entre 58- 60 que Lucas escreveu seu Evangelho - quando Paulo estava preso em Cesárea. Antes que Paulo e Lucas partissem para Roma. H. H. Halley / Carlos Osvaldo Pinto DATA E LOCAL Embora alguns estudiosos tenham apontado Antioquia da Síria, Roma, Éfeso ou Corinto como os lugares prováveis de onde Lucas escreveu, prefiro ficar com a opinião de Champlin, que diz: “...porquanto não temos nenhuma evidência positiva a esse respeito”.

23 Síria Roma Antioquia Pisídia Antioquia da Síria foi deste lugar que partiu para realizar a sua primeira viagem missionária, e voltou. Antioquia da Psídia Foi daqui a primeira ocasião em que Paulo pregou a um grande número de gentios reunidos (ver Atos 13:44). Era uma colônia e um posto militar avançado dos romanos, sendo a cidade mais importante da Galácia do Sul.

24 As caracter í sticas especial A ênfase de Lucas é apresentar JESUS como homem perfeito. Esse evangelho vem atender à necessidade da Igreja primitiva gentia de obter um documento que relatasse em língua grega e na devida ordem, o nascimento, ministério, morte e ressurreição de Jesus. A ÊNFASE DE LUCAS Por esta razão, o médico amado se dispõe em pesquisar e recolher em detalhes, todas as informações a respeito da vida Cristo. Diferentemente dos outros evangelhos, Lucas apresenta detalhes da vida de Jesus.

25 “O evangelho segundo Lucas começa com as narrativas da infância de Jesus (1.5—2.40), bem como apresenta o único vislumbre, nos evangelhos, da juventude de Jesus (2.41-52). Em seguida descreve o ministério de João Batista e apresenta a genealogia de Jesus, Lucas divide o ministério de Jesus em três seções principais: (1) seu ministério na Galileia e arredores (4.14—9.50); (2) seu ministério durante a viagem final a Jerusalém (9.51—19.27); E (3) sua última semana em Jerusalém (19.28— 24.43). O HOMEM PERFEITO ENTRA NA HISTÓRIA Embora os milagres ocupem lugar de destaque no registro de Lucas sobre o ministério de Jesus na Galileia, o enfoque principal deste evangelho consiste nos ensinos e parábolas prediletas. (CPAD, 1995, p.1498-99). O versículo-chave – “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". Lucas 19:10 O versículo determinante “Aproximando- se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém”. Lucas 9:51

26 OS Ú LTIMOS MOMENTOS DE JESUS Nos últimos registros de Lucas, o médico conta um fato ocorrido com dois discípulos de Jesus que estavam a caminho de um povoado chamado Emaús (Lucas 24:13-32. Lucas narra como Jesus apareceu para eles, e isso foi no caminho a esse povoado. Eles contaram ao terceiro homem que ia com os discípulos tudo o que tinha acontecido com Jesus em Jerusalém. Então o Mestre, lembrou a eles que estava escrito e que deveria tudo aquilo acontecer porque estava escrito. Ao se aproximarem de Emaús, os dois discípulos convidam Jesus para pernoitar com eles. E aí, na hora do jantar Jesus toma o pão e dá graças a Deus parti-o e deu a eles, é nessa hora que os olhos deles se abrem e reconhecem o Mestre. Após isso eles voltam para Jerusalém. E ali se encontram com os discípulos e contam tudo o aconteceu com eles.

27 LUCAS FINALIZA O EVANGELHO E Jesus disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos". Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes disse: "Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas. Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto". Tendo-os levado até as proximidades de Betânia, Jesus levantou as mãos e os abençoou. Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu. Então eles o adoraram e voltaram para Jerusalém com grande alegria. E permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus. Lucas 24:44-53

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29 É FESO A CIDADE DE JO Ã O Tito Flávio Domiciano, habitualmente conhecido como Domiciano, foi imperador romano de 14 de setembro de 81 até a sua morte a 18 de setembro de 96. Tito Flávio Domiciano era filho de Tito Flávio Sabino Vespasiano com sua mulher Domitila e irmão de Tito, a quem ele sucedeu.

30 III. AUTORIA – QUEM ERA JOÃO? E o significado do nome João em Hebraico (Yochanam) de forma mais simples é – Jeova é Gracioso \ Misericordioso. João, irmão de Tiago, filho de Zebedeu, empresário de pesca do mar da Galileia. Eles eram conhecidos como filhos do trovão, só Marcos 3.17 faz essa menção. Por que filhos do trovão? Provavelmente filhos do trovão esteja ligado ao temperamento e forma de agir de Tiago e João, apontando para um fervor, um zelo muito grande, junto com alguma impulsividade bem marcante neles naquilo que faziam e criam. (Lucas 9.54). Mas em Cristo tudo muda João, inclusive, descreve- se como “discípulo amado” (João 19:26). Sua mãe era Salomé (Mc 15.40; Mt 27.56), a qual contribuiu financeiramente com o ministério de Jesus (Mt 27.55,56) e pode ter sido irmã de Maria, mãe de Jesus (Mc 15.40 / Jo 19.25). Se essa interpretação for verdadeira, então João e Jesus eram primos. Sem apresentar seu nome, o autor se identifica como testemunha, em sua conclusão do evangelho: E é esse o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu (21.24). O discípulo a quem Jesus amava.

31 DATA Não podemos afirmar a data precisa em que esse evangelho foi escrito; todavia, há fortes evidências de que tenha sido entre os anos 80 e 96 d.C. Provavelmente João escreveu esse evangelho antes de ser preso pelo o imperador Domiciano (81-96). COMO JOÃO FOI PARAR NA ILHA DE PATMOS? O cristianismo teve dois grandes inimigos no I SÉCULO: 1º MOTIVAÇÃO RELIGIOSA OS JUDEUS - Os líderes judaicos que desde do ministério de Jesus já influenciavam os judeus contra o mestre. Após a ascensão de CRISTO, as perseguições intensificaram cada vez mais. No livro de Atos está registrado alguns fatos de perseguições pelos os judeus como: aos apóstolos (At 5.17-42); a prisão e o martírio de Estevão (At 6.8; 7.54-60); o rei Herodes manda que matar Tiago, irmão de João (At 12.1,3) e uma outra grande perseguição que desencadeou na primeira prisão do apóstolo Paulo que foi enviado a Roma por apelar a Cézar (At 27 ao 28).

32 COMO JOÃO FOI PARAR NA ILHA DE PATMOS? O cristianismo teve dois grandes inimigos no I SÉCULO: 2º O ESTADO E A PERSEGUIÇÃO A IGREJA – Claúdio César Augusto Germânico, Nero foi imperador de Roma no 54 d.C – ele foi o último de uma dinastia Júlio Claudiana. Começou a governar aos 17 anos e começou bem, até que, no quinto ano de seu governo ele mandou matar a sua mãe. Se tornou um maníaco pelo o poder. O sonho de Nero era revitalizar a cidade de Roma. Assim no dia 17 de julho de 64 d.C dos quatorze bairros de Roma, apenas dez foram incendiados e consumidos pelo o fogo e os outros quatro bairros habitados por judeus e cristãos não foram atingidos. Houve relatos de juramento de vários romanos ter visto servos do imperador distribuindo os focos de incêndio pela cidade. O povo já desconfiava da insanidade de Nero. Nero morreu durante uma rebelião e guerra Civil, provavelmente por suicídio (68 d.C). As perseguições continuaram por outros imperadores, cada imperador a seu modo, prendendo e matando cristãos como: a dinastia flaviana: Vespasiano (69-79), Tito (79-81) responsável pela destruição de Jerusalém no ano 70 e, por fim, seu outro filho Domiciano (81 - 96). Esse imperador foi o responsável pelo exilio de João a ilha de Patmos localizada na extremidade leste no mar Egeu. É nesta ilha que o apóstolo escreve o livro do Apocalipse. A liberdade do ancião só aconteceu na dinastia Antoniana e especificamente pelo o imperador Nerva (96-98), por quem João recebe o perdão e voltou a sua residência em Éfeso, onde terminou os seus últimos dias de vida.

33 PROPÓSITO O evangelho de João tem um propósito específico: apresentar Jesus como o Verbo divino que se fez carne, o criador do universo, revelador do Pai, o Salvador do mundo, por meio de quem recebemos, pela fé, a vida eterna (20.30,31). Concordo com John MacArthur quando ele diz que o objetivo de João era tanto apologético, - o versículo chave: “Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome”. João 20:31 NVI CARACTERÍSTICAS SINGULAR João não aborda os principais temas abordados nos Evangelhos Sinóticos, mas, por outro lado, traz uma gama enorme de material que nem sequer foi mencionado nos outros três evangelhos. Do tipo: A descrição do Cristo preexistente e sua encarnação (1.1-18), o milagre na festa de casamento (2.1-11), a conversa com Nicodemos sobre o novo nascimento (3.1-21), seu encontro com a mulher samaritana (4.1-42), a cura do paralítico no tanque de Betesda (5.1-15), o discurso sobre o pão da vida (6.22­ 71), a reivindicação de ser a água da vida (7.37-39); Apresentação de si mesmo como o bom pastor (10.1-39), o lava-pés (13.1-15), o discurso do cenáculo (13-16), a Oração Sacerdotal (17.1­ 24), a pesca milagrosa depois da ressurreição (21.1- 6) e a restauração e recondução de Pedro ao ministério (21.15­ 19). João, outrossim, dá maior ênfase à pessoa e obra do Espírito Santo do que os demais evangelistas. João 16

34 CARACTERÍSTICAS SINGULAR João, outrossim, dá maior ênfase à pessoa e obra do Espírito Santo do que os demais evangelistas. João 16 Sete vezes em João, Jesus emprega a gloriosa expressão “Eu Sou”, a mesma revelada por Deus a Moisés no Sinai – Êxodo 3.13, 14. Eu sou o pão da vida (6.35,48) Eu sou a lu z do m undo (8.12) Eu sou a porta das ovelhas (10.7,9) Eu sou o bom pastor (10.11) Eu sou a ressurreição e a vida (11.25) Eu sou o caminho, a verdade e a vida (14.6) Eu sou a videira verdadeira (15.1,5). Os sete sinais em João são: A transformação da água em vinho, em Caná – Jo 2, 1-10; A cura do filho do funcionário do rei - Jo 4,46-54; A cura do enfermo (paralítico) em Betsda – Jo 5, 1-9; A multiplicação de pães e peixes, Jo 6, 1-13; Jesus caminhando sobre o mar da Galiléia, Jo 6, 16-21; A cura do cego de nascença, Jo 9; A ressurreição de Lázaro, Jo 11, 1-46.

35 SEÇÃO I: CAP: 01 A 05 Cap.1: A divindade do Verbo (1-18); No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. João 1:1-4 (ARA) Tanto no pensamento grego como no judeu existia o conceito de O Verbo. Comecemos, pois, por examinar os dois panos de fundos do conceito do Verbo. João ao chamar JESUS do Logos, o Verbo ou a Palavra ele estava ligando a ponte a dois grupos: os judeus e os gregos Para os judeus em seus escritos mais antigos como o Talmud: “Memra como... a palavra ou discurso criativo ou descritivo de DEUS manifestando seu poder no mundo da matéria ou da mente”. (Nota: Kafmari Kohler na Enciclopédia Judaica) – O nome do DEUS no Talmud era muitas vezes substituído pela palavra “Memra” a declaração. LOGOS usado pelos os gregos (ou lógica) como sustentação de todo universo. Os filósofos mais antigos diziam que o Logos (o verbo, a palavra) era a sustentação de todo o universo (não uma pessoa) era a alma do mundo era a base do racionalismo.

36 SE ÇÕ ES  Cap.1: A divindade do Verbo (1-18);  Cap.2: → 1º Milagre: transforma água em vinho – 1-11);  Cap.3: A regeneração é só para aquele que nele crê (1-21);  Cap.4: JESUS CRISTO a fonte de água para a vida eterna (1-26) → 2º Milagre: A cura do filho do funcionário do rei - Jo 4:46-54;  Cap.5: A cura divina junto ao Tanque de Betesda (1-47) → 3º Milagre: A cura do enfermo (paralítico) em Betsda – Jo 5:1-9. CONCLUSÃO “O Cordeiro de Deus tira o pecado pelo seu sacrifício, e não pelos seus milagres. Foi na cruz que o Cordeiro triunfou sobre o pecado. Ele se fez pecado. Ele se tornou nosso representante e nosso substituto. Ele tomou sobre si o nosso pecado. Ele carregou sobre o seu corpo no madeiro o nosso pecado. Ele foi transpassado pelas nossas transgressões. Para sermos salvos do pecado, Deus fez a maior transação do universo. Ele não colocou o pecado em nossa conta. Ele transferiu para a conta de Cristo a nossa dívida, o nosso pecado, e depositou em nossa conta a infinita justiça de Cristo”. Hernandes Dias Lopes – pags 45, 46

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