Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte Ensino Fundamental, 6° Ano DANÇA - Diversidade na dança: técnicas corporais dos povos.

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1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte Ensino Fundamental, 6° Ano DANÇA - Diversidade na dança: técnicas corporais dos povos

2 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS Imagens: (a) Huchuansong / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license; (b) FALCON-MAN / public domain; (c) Steve Evans / Creative Commons Attribution 2.0 Generic licence; (d) Marie-Lan Nguyen / Creative Commons Attribution 2.5 Generic license. IDENTIFIQUE DE QUAIS PAÍSES SÃO ESSAS PESSOAS?... DANÇAM?... VIVEM?... CANTAM? E COMO ELES...

3 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS As linguagens artísticas expressam as emoções e sentimentos humanos desde o princípio da humanidade. A arte da dança, na antiguidade, assim como a música, o teatro, teve uma finalidade, objetivando exprimir a sua alegria, sua religiosidade, agradando os deuses em rituais e cultos, para obtenção de energias positivas a seu favor: boa colheita, caça, chuva, saúde, abrandar a fúria da natureza, atribuindo à dança um poder quase mágico, sendo considerada a mais antiga manifestação artística criada pelo homem, pois antes de falar, ele dançou. A DANÇA PRÉ HISTÓRIA A dança foi uma das primeiras formas de expressão artística e pessoal. Pinturas de dançarinos foram encontradas em paredes de cavernas na África e no sul da Europa na pré-história. Estas pinturas podem ter mais de 20 mil anos. As cerimônias religiosas que combinavam dança, música e dramatizações, provavel- mente desempenharam um papel importante na vida do homem pré-histórico. Imagem: Vicens / Licencia de Documentación Libre GNU.

4 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA PRIMITIVA PRÉ HISTÓRIA Como tudo que era desenhado tinha caráter sagrado, presume-se que esta era uma dança sagrada. O giro, mesmo nesses homens pré-históricos, provocava sensação de vertigem e uma espécie de desapossamento de si mesmo, o que nos leva a acreditar que essa dança era uma forma de "entrar em contato com os espíritos ou qualquer entidade 'superior' Essa era a dança participativa: o homem participava dos rituais. Surge um esboço de classe sacerdotal, que vai "supervisionar" os rituais de dança, não os deixando ao acaso das inspirações individuais. A dança deixa de ser participativa para se tornar representativa: o homem deixa de entrar em contato com os espíritos para começar a representar os mitos e os Deuses Imagem: LRBurdak / Licença GNU de Documentação Livre.

5 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA NO EGITO A dança representativa utiliza máscaras e, ao contrário de sua antecessora, ( primitiva), é feita em grupo. São danças de roda e em filas, e seus participantes se encontram, na maioria das vezes, de mãos dadas. A dança evoluiu com a humanidade e reflete seus sentimentos e os costumes dos povos. Pode-se ver os registros, através da História da Arte, na leitura de gravuras, pinturas, esculturas, objetos.. NO EGITO Imagem: Ägyptischer Maler Um v 1400. Chr. / Mural de um túmulo em Tebas / British Museum / dominio público.

6 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA NO EGITO As danças folclóricas normalmente retratam os costumes ou rituais de certa região e por isso são utilizadas roupas diferentes das de dança do ventre clássica. As mulheres dançavam em referência às deusas, com movimentos ondulatórios e batidas de quadril, reverenciando a criação, a fertilidade em homenagem à vida. DANÇA DO VENTRE ___ Imagem: Andres Arranz / Shakira, 2008 / Creative Commons Attribution 2.5 Generic license.

7 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA ROMANA Os romanos conquistaram a Grécia em 197 a.C. e adquiriram grande parte cultura grega, inclusive a dança. Os artistas romanos dançavam e faziam números de acrobacia e mágica. Alguns romanos importantes, apesar da popularidade da dança, a desaprovavam. Cícero, o famoso orador dizia: "Nenhum homem dança, a menos que esteja louco ou embriagado". Dos séculos VII ao VI a.C., a dança era praticada como rito religioso, de origem agrária. Mais conhecido era o ritual - o Saliano: uma dança guerreira, praticada na primavera, em honra de Marte. Remetia a rituais que garantiam a perenidade de Roma, utilizando-se de escudos sagrados que eram guardados para esses eventos. Essa dança era um Tripudium, uma dança em três tempos. Estadistas hostilizaram e fecharam as escolas que ensinavam dança às crianças de boa família. Com a pantomima grega, dança dramática sem palavras. Em pouco tempo Roma já havia erguido seu próprio teatro com capacidade para 20 mil pessoas. BELLICRESPPA, dança que simbolizava o rapto das sabinas, e as danças realizadas no mês de maio, com o objetivo de pedir aos deuses boas colheitas. A dança começou a ser aceita na vida pública do cidadão romano; rapazes e moças começaram a frequentar a escola para aprenderem a dançar. Com a pantomima grega, dança dramática sem palavras, em pouco tempo Roma já havia... Não seria assim essa frase? Da forma que está colocada, a ideia está solta. Imagem: Joseolgon / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported license.

8 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA NA GRÉCIA As esculturas gregas são a presença marcante da representação e diversidade da dança. Eram as danças gregas principais: A Pírrica e a Cíclica. Imagem: Dvortygirl / GNU Free Documentation License. Imagem: Léonard Agathon van Weydevelt / The Dancer, 1900 / Walters Art Museum / public domain.

9 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA NA GRÉCIA A dança mirandesa dos paulitos teria origem na dança pírrica dos Gregos, mas manifesta também vestígios de danças populares do sul da França e na dança das espadas dos Suíços na idade média. Seriam os responsáveis pela propagação da dança pírrica nesta região. Na dança pírrica, os dançantes, com armas e escudos de pau, simulavam o ataque e a defesa na batalha, usavam túnicas vermelhas, cinturões guarnecidos de aço e os capacetes dos músicos eram emplumados. Os bailadores colocavam-se em duas filas e dançavam ao som de flauta. Imagem: Mário Pires - Retorta.Net de Portugal / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica.

10 DANÇA GELENG - Acompanhada de música executada num tambor rapai, esta dança tem como principal objetivo difundir os ensinamentos islâmicos e ensinar a sociedade a viver em harmonia. Os movimentos são idênticos aos da dança Saman, embora aqui cada bailarino empunhe um tambor. O bailado é acompanhado de uma canção alusiva aos ensinamentos islâmicos e o ritmo evolui em quatro fases: lento, rápido, muito rápido e imóvel, correspondentes às decisões da vida, à luta contra as más influências, ao caos, para terminar na imobilidade total. ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS As danças indonésias dividem-se em dois gêneros distintos, concretamente as danças da Corte e as danças folclóricas, referidas à Pré- história, à tradição hinduísta e budista e ainda relativa à era do Islão. Os seus trajes conferem um colorido muito peculiar que harmoniza com a graciosidade das suas coreografias dominadas pelos suaves movimentos orientais envolvidos numa sonoridade muito característica. DANÇA NA INDONÉSIA DANÇAS : LENGGAN, TOR-TOR,YOSPAN, PIRING, GANJEN, JAIPONGAN, GELENG, ETC. Imagem: Yves Picq http://veton.picq.fr / GNU Free Documentation License.

11 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS ITÁLIA - BALLET Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas Cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que atinge o auge de sua popularidade quase 100 anos mais tarde através do rei Luiz XIV, rei com 5 anos de idade, o qual amava a dança e tornou-se um grande bailarino. Este rei fundou, em 1661, a Academia Real de Ballet e a Academia real de Música e, 8 anos mais tarde, a escola Nacional de Ballet. O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). A história do ballet começou há 500 anos atrás na Itália. Desenvolveu-se ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. Imagem: Auguste Renoir / Ballettänzerin, 1874 / National Gallery of Art / public domain.

12 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS ITÁLIA - BALLET Os princípios básicos do balé são : postura ereta ; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, vertica-lidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria, Demi plie e o Grand plie, etc. A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca. Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre elas: balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna. BALLET Como todas as artes, a dança é fruto da necessidade de expressão do homem. Se a arquitetura veio da necessidade de morar, a dança, provavelmente, veio da necessidade de aplacar os deuses ou de exprimir alegria por algo concedido. Aprecie o vídeo -Técnica de Ballet http://www.youtube.com/watch?v=G_1eSI5z p7M&feature=related Imagem: Scillystuff / GNU Free Documentation License.

13 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS ITÁLIA - BALLET O professor Pierre Beauchamp foi quem criou as cinco posições dos pés, que se tornaram a base de todo aprendizado acadêmico do Ballet clássico. A dança se tornou uma profissão e os espetáculos de ballet foram transferidos dos salões para teatros. O francês, Mauris Petipa, coreografou célebres ballets, todos muito longos, revela- dores dos maiores talentos de uma companhia, variações brilhantes para os bailarinos principais e um grande pas-de-deux para primeira bailarina e seu partner. Sempre trabalhou os compositores e foi Tchaikowsky que ele criou três dos mais importantes ballets do mundo: a "Bela Adormecida", o "Quebra-Nozes" e o "Lago dos Cisnes". A dança, ainda clássica, incorporou os ideais modernos. Através desses grupos, das concepções coreográficas de Balanchine, Fokine e Nijinsky, de bailarinas revolucionárias e marcantes como Anna Pavlova. O último momento marcante da origem do balé ocorreu no século XIX, quando a italiana Marie Taglioni foi a pioneira a dançar na ponta dos pés, hoje o movimento mais identificado com o balé clássico. Falta de coerência e coesão textual. Quem criou? Mauris ou Tchaikokwsky? Ideia solta.

14 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA DA CHINA A Deusa chinesa de amor e compaixão ocupa um lugar especial não só no budismo, mas na cultura chinesa como um todo. É chamada de Guanyin de Mil Mãos e Mil Olhos, que significam a proteção universal à vida e os mil olhos, que ficam nas palmas das mil mãos, observam todo o mundo. Sua estátua, que inspirou a produção desta apresentação, começou a ser amplamente ofertada pela população na dinastia Tang, há 1.300 ano s. O corpo é lugar de inscrição, mensagem, comunicação, história, memória. Inscrição que se move a cada gesto aprendido e internalizado. Com sua materialidade, os corpos e sua gestualidade traçam desenhos no espaço e no tempo que permitem a compreensão de toda uma dinâmica de elaboração de códigos. Os gestos se revelam num poder persuasivo, colocando em jogo todos os sentidos, não só de quem executa, mas também de quem observa. Imagem: Autor desconhecido / disponibilizado por DoktorMax / public domain.

15 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA DA CHINA As bailarinas executam a apresentação somente com os sinais das mãos. O nome original da peça é Guan Yin, ou Bodhisattva da Compaixão, ou Deusa da Misericórdia, uma abreviação de Guan Shi Yin: observar, ver ou monitorar o mundo e os sons, principalmente os sons dos que sofrem. Assistam a esta Arte belíssima do balé de mãos da companhia chinesa China Performing Art Troupe com o espetáculo “Thousand Hands of Buddha“, ou “As mil mãos de Buda“. Vídeo- CHINA * My Dream Chinese Deaf Dance Team - Thousand Hands of Buddha http://www.youtube.com/watch?v=Jo0hUKwvYsc&feature=p layer_embedded Imagem: McKay Savage from Chennai, India / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.

16 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS HAVAÍ - HULA Para os havaianos a Hula ou Dança Havaiana é tanto uma celebração pela vida como um atestado de orgulho da identidade cultural. De acordo com a lenda, a Hula se originou quando Pele, a deusa havaiana do fogo, mandou sua irmã mais nova Hi’iaka dançar. As escolas iniciaram em honra a deusa da dança e templos foram dedicados a ela. Os dançarinos viviam nos templos sujeitos ao regime de árduo treinamento e KAPU (proibições) apropriados à sagrada arte da Hula. A dança Hula aborda três passos básicos. As instruções da dança Hula vão incluir dois movimentos de mãos e instruções para combinar os movimentos de mão e os passos básicos. PASSOS BÁSICOS DA HULA Kaholo, Ka'o (Passo Gingado), Ami (Incluindo movi- mentos de mão), movimentos básicos de mão na dança Hula, Movimento Coqueiro (lado direito), combinando o passo Kaholo com o movimento Hula, combinando o passo Ka'o e o movimento Coqueiro. Imagem: J. J. Williams / public domain. Imagem: U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 1st Class Sarah Murphy / public domain.

17 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS HAVAÍ - HULA Comece de pé, com os pés juntos, os dedos dos pés apontando em frente, e os joelhos levemente dobrados. Mova o seu pé direito para a direita alguns centímetros. Essencialmente, dê um passo lateral para a direita. Traga o seu pé esquerdo para encontrar o seu pé direito. Repita os passos 2 e 3. Agora, mova seu pé esquerdo para o lado esquerdo. Pise com o seu pé direito e coloque-o ao lado de seu pé esquerdo. Repita os passos 5 e 6. Repita os passos 2 e 3 duas vezes. Repita os passos 5 e 6 duas vezes. Repita o Passo 8. Repita o Passo 9. Passos 10 e 11 podem ser repetidos ao longo de toda a duração de uma canção Hula. PASSOS BÁSICOS DA HULA A dança Hula é uma forma artística complexa, e há muitos movimentos de mão usados para significar os aspectos da natureza. PASSO KAHOLO Imagem: unknown / Menina havaiana nativa, 1890 / disponibilizado por KAVEBEAR / public domain. Imagem: Charles O'Rear, 1941-, Photographer (NARA record: 3403717) / National Archives and Records Administration / public domain.

18 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS PASSO KA’O - Passo Gingado Fique de pé com os pés tocando e dedos dos pés apontando para frente. Dobrar os joelhos levemente. Dê um passo com o pé direito para a direita. Pernas afastadas na largura dos ombros. Traga o seu pé esquerdo para cima, puxando o seu calcanhar pra fora do chão com seus dedos apontando para a esquerda. Os dedos do seu pé esquerdo em ângulo de 45 graus dos dedos do seu pé direito. O calcanhar do pé esquerdo estará tocando seu tornozelo direito. Dê um passo para a esquerda com os dedos dos pés apontando em frente. Pernas devem estar afastadas na largura dos ombros. Puxe o pé direito para cima, trazendo o seu calcanhar direito para fora do chão. Os dedos do pé direito vão estar em ângulo de 45 graus dos dedos do pé esquerdo. O calcanhar do pé direito estará tocando seu tornozelo esquerdo. Comece de pé, com os pés juntos, os dedos dos pés apontando para frente, e os joelhos levemente dobrados. Coloque seus braços acima da cabeça. Seus braços vão formar uma letra "U.“ Suas palmas estarão viradas uma para a outra, e os cotovelos estarão ligeiramente dobrados, ao invés de esticados. Conte 1 e gire a sua cintura e quadris em sentido horário. Suas mãos estarão na posição inicial, descrita no passo 2. Seus pés devem estar tocando o chão e vão ficar lá por todo o resto deste passo. Conte 2 e mova sua cintura e quadris novamente em um círculo no sentido horário. Traga os braços para baixo, para que as mãos fiquem na altura do ombro. Conte 3, mova a cintura e quadris no sentido horário de novo.Traga os braços para baixo, os cotovelos apontando para trás. Suas mãos vão estar no nível da cintura e as mãos direcionadas para baixo. PASSO AMI - Com movimentos de mão Os pés tocando o quê??

19 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS Coloque os braços para os lados na altura dos ombros com as palmas para baixo. Dobre o braço esquerdo no meio de modo que seus dedos agora fiquem diretamente na frente do seu esterno. Sua mão esquerda estará bem na frente do seu corpo, mas não se tocam. As pontas dos seus dedos esquerdos estarão apontando para a direita. Agora inverta os seus braços. Coloque seu braço esquerdo para o lado na altura do seu ombro com a palma virada para baixo. Dobre o seu braço direito para que a ponta dos dedos estejam novamente em seu esterno. As pontas dos seus dedos direitos estarão virados para a esquerda. Dobre o cotovelo esquerdo e ponha a mão em direção ao seu corpo até que o seu antebraço fique perpendicular ao seu braço. As pontas dos dedos da sua mão esquerda vão tocar o cotovelo do seu braço direito. Quando visto de frente, vai ser como se o seu braço formasse a letra "P." Agora dobre o cotovelo direito e levante a parte de baixo do seu braço direito até que os dedos fiquem apontando para cima e seu braço direito e esquerdo formem um "L". Sua palma direita deve estar virada para a esquerda. Movimento Coqueiro - lado direito Comece com o seu braço direito e esquerdo na altura do ombro, esticado na sua frente Conte 4 e mova sua cintura e quadris no sentido horário novamente. Mova as mãos para baixo para que elas fiquem ao seu lado, ainda com as palmas para baixo. Deixe os cotovelos ligeiramente dobrados. Movimentos básicos de mão Movimento Hula

20 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS Combinando o passo Kaholo Com Movimento Hula Comece o passo 1 das instruções do passo Kaholo. Faça o passo 2 das instruções Kaholo enquanto executa o passo 1 do movimento Hula. Faça os passos 3 e 4 das instruções Kaholo enquanto mantém os braços do passo 1 do movimento Hula. Comece o passo 5 das instruções Kaholo ao mesmo tempo que você começa o passo 2 do movimento Hula. Faça os passos 6 e 7, mantendo os braços do passo 2 do movimento Hula. Comece o passo 8 das instruções Kaholo enquanto executa o passo 1 do movimento Hula. Comece o passo 9 das instruções Kaholo enquanto executa o passo 2 do movimento Hula. Repita o Passo 7 deste conjunto de instruções. Passos 8 e 9 deste conjunto de instruções podem ser executados ao longo de toda a duração de uma canção. Repita o Passo 6 deste conjunto de instruções Comece o passo 1 do Ka'o com os braços no passo 1 do movimento Coqueiro. Faça o passo 2 do Ka'o com os braços ainda no passo 1 do movimento Coqueiro. Faça o passo 3 do Ka'o junto com o passo 2 do movimento Coqueiro. Faça o passo 4 do Ka'o com as suas mãos retornando à posição inicial, passo 1 do movimento Coqueiro. Você pode repetir os passos de 1 a 4 acima quantas vezes quiser na canção de sua escolha. Combinando o passo Ka'o e o movimento Coqueiro

21 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA RUSSA Dança muito vigorosa, com saltos de joelhos dobrados, giros no ar e fortes batidas de pés. Algumas vezes, os dançarinos giram tão alto que, ao baterem com os pés no chão, quebram os saltos de suas botas. A letra da canção que acompanha esta dança é formada de versos simples de quatro linhas. Tradicional dança camponesa russa executada primeiramente só por homens, passou depois a ser dançada por casais e grupos mistos de bailarinos. Hopak não tem passos fixos: homens competitivamente improvisam passos, altos saltos, chutes acocorados e giros; mulheres executam passos simples, balanceios, batem palmas ou dançam em círculos. HOPAK BARYNYA Imagem: К. В. Лебедев / : К. В. Лебедев. Пляска. 1900 / public domain. Imagem: Autor desconhecido / disponibilizado por Yakudza / GNU Free Documentation License.

22 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA RUSSA DROBUSHKI Dança com muitas batidas de pé, sempre acompanhadas de palmas e movimentos acocorados. Todos estes difíceis movimentos são usados pelos bailarinos para expressar desafio, competição e para conquista e namoro. É acompanhado por um canto à capela ou por instrumentos tradicionais russos. PLYASKA - dança popular russa, relacionada à dança circular. Em cada região da Rússia se diferencia pelo seu caráter e maneira de execução. Há Plyaska lenta, a rápida e aceleração gradual do ritmo. Pode ser realizada por um grupo feminino ou misto, em círculo e acompanhada por músicas vocais, canção em forma de diálogo. As mulheres se caracterizam pela suavidade, pela imponência e coquetismo, marcante pelo uso do lenço. Já a Plyaska masculina se diferencia pela audácia, agilidade, amplitude e destreza. Imagem: Юон Константин Федорович / К. Ф. Юон. Пляска свах. Лигачево (Московская губерния). 1912 / public domain.

23 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA DA ISLÂNDIA-Icelandic Schottische Dança tradicional do passado na Islândia bastante ativa, na qual os dançarinos devem ter muito pique e agilidade. Os pares dançam formados em círculo, pés paralelos, com os braços passados pelos ombros, isto é, lado a lado, evoluindo com passos firmes, alternados, saltitantes e repetitivos. Ao soltar os ombros, os casais dançam frente a frente de mãos dadas, e os cavalheiros rodeiam as damas de mãos atadas também. Coerência e coesão. Frase sem sentido!! Parágrafo precisa ser refeito. Veja: caminhas em frente e fazer... É uma dança cheia de vida e energia, que simboliza claramente o estilo de vida alegre dos Russos, sem- pre com a disposição no alto e com vontade de festejar avidamente. é um tipo de dança Russa do estilo dança folclore Portuguesa, mas envolve três pessoas, também de vestuário muitotradicional, a dançar de mãos dadas a executar movimentos como a roda, caminhas em frente, e fazer com que um dos dançarinos passe por baixo de dois braços dados dos outros dois dançarinos. Imagem: Link, Hubert / German Federal Archives, 1976 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany license. TROIKA Imagem: James F. Perry / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

24 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS E.U.A - STREET DANCE DANÇAS URBANAS O Street Dance é um rótulo que os americanos criaram para identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. Street Dance não é um único estilo de dança, mas na verdade é apenas um termo que engloba vários estilos de dança: Street dance ou Dança Urbana Americana você entende por: Locking, Wacking/Punking, Up Rocking, Popping (Waving, Scare Crow, Animation, King Tut, Sacramento, etc.), Boogalooing, B.Boying, Hip Hop Dance e House Dance, Dancehall, Ragga Jam e Krump. Apesar de Street em Português significar “Rua”, para os Americanos, ela não tem essa conotação, Street Dance significa “Dança Urbana” do Povo que não veio do meio acadêmico. Entre os estilos de dança urbana, apenas o B.Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (festas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para a sua criação como Clubs (danceterias), programas de TV, Concurso de talentos estudantis, etc. Imagem: Eduardo de São Paulo / Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.

25 ARTE – 6º ANO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS E.U.A - STREET DANCE DANÇAS URBANAS LOCKING -Surgiu no início dos anos 70, em Los Angeles (Califórnia), criado por Don Campbell que em 1972 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de dança de rua da história. Claramente se vê no Lockin' a influência do Funk. Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Lockers, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken (algo como o Funk da galinha) que inspirou Don a fazer o primeiro passo do estilo. POPPING - Surgiu no início dos anos 70 em uma pequena cidade americana chamada Fresno, na Califórnia. Seu criador foi Boogaloo Sam que logo mais formaria um grupo chamado Electric Boogaloo. O Poppin' é a evolução de uma dança antiga, o Robot (que era apenas a cópia dos movimentos mecânicos de um robô). FREESTYLE - a base é o House, estilo dançado nas baladas nos anos 80. Em 1982 o estilo Freestyle foi expandido para o mundo pelo grupo Elite Force. Fez aparições em vídeos clipes:Madona, Michael Jackson, Mariah Carey, Chris Brown, Usher, Ciara, Justin Timberlake. B.BOY-Como Wild Style, Flash Dance e Beat Street, manteve o Breakin' vivo. Formou o grupo Rock Steady Crew que em 1981 começou a aparecer na mídia e depois conquistou o mundo. Existem três fundamentos básicos da dança do B. Boy: 1: Top Rock (preparação) é como um passo de Funk estilizado. 2: Foot Work (trabalho dos pés) trançando as pernas em volta do corpo repetindo-os. 3: Freeze (congelamento) é a finalização da dança do solo do B. Boy.

26 ARTE – 6º ANO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA CUBANA - RUMBA A palavra rumba é um termo genérico que inclui uma variedade de nomes como Son, Danzon e outros. O ritmo e dança rumba foram trazidos a Cuba no século XVI, pelos escravos negros que vieram da África. No seu estilo nativo, a rumba começou e continua a ser informal, uma dança de rua bastante popular nas classes mais baixas e negras. É uma dança bem rápida, com movimentos exagerados de quadril, com uma atitude agressiva por parte do homem e defensiva do lado feminino. A música possui uma batida forte para acompanhar os movimentos vigorosos dos dançarinos, é Tocada por maracas, tambores, marímbula e claves. O embalo sensual da Rumba nasceu como dança da fertilidade em que os passos dos bailarinos imitavam a corte dos pássaros e animais antes do acasalamento. Durante a dança, há sempre um elemento de insinuação e fuga. Imagem: Tendancer / GNU Free Documentation License.

27 ARTE – 6º ANO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA DA IRLANDA - SAPATEADO Origem do sapateado Irlandês Os primeiros passos do sapateado surgiram na Irlanda, no século V, para se proteger do frio, os camponeses usavam sapatos de solados de madeira que ajudavam a aquecer os pés. A distração deles era “brincar com os ritmos” que os soldados faziam no chão. Com a revolução industrial, o sapateado ganhou novos adeptos. Os operários usavam os sapatos de madeira para se protegerem do chão muito quente das fábricas. Durante os intervalos de trabalho, brincavam com os pés, criando sons diversos. O Sapateado Irlandês sofreu diversas influências culturais de vários povos provenientes das imigrações ou das invasões. Sofreu influências dos Celtas, Normandos e Ingleses entre outros. Existe uma variedade de passos e de danças. As danças em meados do século XVIII eram acompanhadas pelos sons das Gaitas de Fole e da Harpa. Imagem: Viault / GNU Free Documentation License.

28 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA DA IRLANDA - SAPATEADO Antes o estilo do Sapateado Irlandês dava ênfase a uma forma fechada, pernas mantidas próximas, sem chutes largos com pequenas voltas ou sem voltas, e obviamente sem deslocamento. O “Erich Jig” (Gingado Irlandês) exigia, então, de seus bailarinos um rápido e complexo trabalho dos pés, com os braços próximos ao tronco. Esse estilo preferido para competições de Step-Dancing mudou em meados dos anos 50 e 60, quando foram acrescentados os “traveling steps”, circular “lead-in’s”, “sevens-and-threes”, imprimindo característica de um estilo moderno de step-dance. O grande sucesso mundial do espetáculo Riverdance é mais recentemente Lord Of the Dance colocou a dança Irlandesa no cenário internacional. Escolas de dança na Irlanda hoje estão cheias de estudantes, querendo imitar e aprender os estilos de dança dos artistas Jean Butler e Michael Flatley, que alcançaram sucesso internacional, cabe salientar que tais performances apresentam somente uma das formas da dança Irlandesa. DIA DO SAPATEADO - 25 DE MAIO Imagem: Viault / GNU Free Documentation License.

29 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS TAP DANCE - SAPATEADO Tap dance tornou-se mais e mais popular durante os anos 1900. Bailarinos como Gene Kelly, Fred Astaire, Eleanor Powell, Shirley Temple, Ginger Rogers fizeram do sapateado uma peça essencial do sonho americano. Filmes, em especial, usado para personificar o sapateado. Famosos filmes que incluem sapateado são: “Brigadoon”, “Um Americano em Paris”, “Tudo o que é Jazz”, “The Band Wagon”, “Tostões do Céu”, “The Little Colonel”, “Swing Time” e “Viva por amor”. A mistura de jazz com o sapateado tornou também uma forma artística. Os bailarinos pintavam seus rostos de preto e dançavam em volta dos negros, imitando suas danças. Esse tipo de desempenho era conhecido como “Black comedy”. O primeiro show Black comedy estreou com uma dança com o famoso bailarino Thomas Rice. Este desempenho foi diferente das anteriores por causa das solas que tinham placas metálicas na parte inferior do seu sapato. Imagem: Jack Ovcharov / public domain.

30 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS SAPATEADO - Técnica STEP – bater a chapinha da frente com peso. STAMP – bater o pé inteiro no chão com peso. TAP – bater a chapinha da frente sem peso. DIG – bater o calcanhar na frente. STOMP – bater o pé inteiro no chão sem peso. HEEL BEAT – bater o calcanhar com o pé que está com o peso. HEEL STEP – bater o calcanhar com transfe- rência de peso. HEEL TAP – bater o calcanhar sem transferência de peso. TOE – bater a ponta do sapato. BRUSH FROM – arrastar a chapinha da frente para frente, como uma escovada. BRUSH BACK – arrastar a chapinha da frente para trás, como uma escovada. SCUFF – arrastar o calcanhar no chão para frente. HOP – saltar com uma perna só sem trocar de peso. Imagem: Joe Mabel / GNU Free Documentation License.

31 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS SAPATEADO - Técnica LEAP – saltar na meia ponta, de um pé para o outro, transferindo o peso. HEEL CLICK – com o peso nas meias pontas, virar junto o calcanhar para bater. TOE CLICK – com o peso em ambos os calcanhares, virar para dentro para bater as pontas do sapato. JUMP – saltar com as duas pernas. CHUG – o pé que sustenta o peso desliza para frente, terminando no calcanhar. PULL – deslizar o pé que está com o peso para trás terminando no calcanhar. PUSH – deslizar a meia ponta para frente LUNGE – Puxada como uma escorregada de uma perna, enquanto a outra está elevada ou não para qualquer direção. SHUFFLE – combinação de brush from com brush back. BALL CHANGE – contratempo de dois steps. Imagem: http://www.flickr.com/photos/ maxguy / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.0 Generic license.http://www.flickr.com/photos/ Imagem: http://www.flickr.com/photos/ maxguy / Creative Commons Attribution- Share Alike 2.0 Generic license.http://www.flickr.com/photos/

32 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS SAPATEADO - Técnica SHUFFLE – combinação de brush from com brush back. BALL CHANGE – contratempo de dois steps. FLAM – batida com a parte de fora ou de dentro do sapato. FLAP – junção de brush from com step. SLAP – flap sem transferência de peso. FLAP BACK – junção de brush back com step. SCUFFLE – arrastar o calcanhar no chão e puxar um brush back. HEEL CHANGE – pise no calcanhar de um pé e rapidamente pise na meia ponta do outro ou no calcanhar do outro. TRIPLE – fazer um shuffle e um step, em apenas um compasso. RIFF – junção de brush from mais scuff peso em cima. FLAM – batida com a parte de fora ou de dentro do sapato. FLAP – junção de brush from com step. SLAP – flap sem transferência de peso. GENE KELLY FRED E GINGER Imagem: Autor desconhecido / Fred Astaire e Adele Astaire, 1921 / disponibilizado por Stanmar / domínio público. Imagem: Trailer screenshot / Singin' in the Rain,1952 / domínio público.

33 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS SAPATEADO - Técnica SLIDE – movimento de um pé sobre o chão em qualquer direção, com ou sem transferência de peso. SLIRP – similar ao Riff com a precisão do Flap: bate Toe e Heel, caindo ao mesmo tempo no chão, colocando o peso em cima. SPANK – um brush para trás. SCRAPE – arrastar a ponta ou a lateral do sapato no chão em qualquer direção. DRAW(puxar) – movimento de um pé sobre o chão, partindo de uma posição aberta para uma fechada, com ou sem transferência de peso. CLAP – bater palmas. DROP – queda do calcanhar (heel) ou da meia ponta (toe) TURN – giro. OVER THE TOP – colocar a perna direita na frente e saltar com a perna esquerda por cima da direita. PULL BACK – com 2 sons, salto com o peso nas duas pernas, executando dois brushes simultâneos para trás, caindo em ambas as pernas, também o double pull back com 4 sons. Imagem: Joe Mabel / GNU Free Documentation License.

34 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS SAPATEADO - Técnica WINGS – Como o bater de uma asa, executando com as duas pernas juntas ou não. Inicia-se um Brush para o lado, tirando com a ponta do pé quase deitado de lado, e volta no Brush normal acabando em Dig. PASSOS COMBINADOS CRAMP ROOL – step(d), step(e), heel(d), heel (e). BUFFALO – leap(d), shuffle(e), leap(e). WALTZ CLOG (valsinha) – step(d), shuffle(e), ball change(e-d). SIDE ESSENCE – step(d), brush side(e), ball. change(e-d). CINCINATTI – brush back(d), heel(e), shuffle(d), heel(e) ou tap(e), step(d). BOMBER SHAVE – flap(d), tap heel(e), step(d). DRAW BACK – flap(d), tap heel(e), step(d). SCUFFLE – tap(d), heel(d), brush(d). PADDLE AND ROOL – dig(d), brush(d), step(d), heel(d). MAXIFORD – stamp(d), shuffle(e), leap(e), toe(d). TIME STEP – sequência de passos, existe o simples, duplo, triplo, com heel, bob audy, wings. Imagem: Merlin / GNU Free Documentation License.

35 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA IRLANDESA-SAPATEADO APRECIAÇÃO DE VÍDEOS E ORIENTAÇÃO COREOGRÁFICA 2-RIVERDANCE http://www.youtube.com/watch?v=gDmEaZ-dr7U&feature=related 1-A arte do sapateado Vídeo Motivacional http://www.youtube.com/watch?v=dbVRDM4HR4c&feature=related 3-Riverdance the final performance http://www.youtube.com/watch?v=w8EXDtoGfrs&feature=related 4-Arte – Lord of the Dance – Final -19-02-2012 http://www.youtube.com/watch?v=cVA3Eu8tusY&feature=related http://pginasdeamor.blogspot.com.br/2011/05/aprendendo-sapatear- passos-basicos.html 5-Aprendendo a Sapatear - Passos Básicos Você já viu que alguns passos podem ser combinados entre si. Que tal agora tentar! Fique atento ao ritmo e abuse da criatividade, seja persistente e tenha um bom desempenho. Mexa-se! Dance! Faça sua obra de Arte!

36 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS O traje precisa apagar a imagem e semelhança como humano, para isso recobrindo o dançarino recoberto dos pés à cabeça por esse traje, para que o público acredite estar vendo um espírito de fato. Escondido sob essa roupa com várias camadas de pano, ele enxerga através de um buraco no tecido, à altura dos olhos e coberto com uma rede denominada Kàfó, mas que esconde a sua identidade. Ali estão representados tanto os ancestrais masculinos como os femininos, embora apenas homens possam participar e cultuar os Eguns. Assim também os trajes podem ser distinguidos por gênero, sendo o masculino por vezes mais austero que o feminino. Por causa da seriedade e da cerimônia, são tomados cuidados especiais para que os espíritos fiquem satisfeitos. Além disso, todos os aspectos desse ritual tem significados simbólicos. Durante a cerimônia onde se homenageia a memória dos mortos, esses indivíduos circulam com suas roupas espalhafatosas pelas ruas entre o povo que assiste a esse espetáculo. DANÇA AFRICANA - EGUNGUN Imagem: Yoruba povos, Nigéria, 1950-1960 / The Children's Museum of Indianapolis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

37 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS Rodopiam com grande vitalidade numa forma livre de dança cujo movimento serve para entreter e assustar o público. E conforme rodopiam entre o povo do vilarejo, as longas faixas de tecido esvoaçam, mimetizando um redemoinho de vento. É um movimento ciclônico, simbolizando a deusa Oiá, patrona de todos Egungun. A cor vermelha do pano bordado também carrega um sentido simbólico e sua história esta ligada a mitologia iorubana, trazendo múltiplas lendas sobre os poderes curativos e de proteção contra feitiçaria. E para complementar as bordas serrilhadas dessas faixas de pano, chamadas igbala, costuradas nas bordas dessas tiras de tecido, simbolizam um mito ligado à salvação da vida de Xangô, o deus do trovão, tornando por isso frequentes na confecção desses trajes. DANÇA AFRICANA - EGUNGUN Imagem: Daderot / Museu Americano de História Natural / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication.

38 Devido ao poder intrínseco desse traje, os anciãos da sociedade Egungun efetuam sacrifícios para sacralizá-lo quando não está em uso. Eles também o complementam com mais camadas, costurando novas tiras de tecido, caracterizando uma aura de respeito de vida a antiguidade dessas roupas. Na sua comunicação, usa de uma voz ardente e grossa, séègì e sempre em linguagem ritual devidamente traduzida pelos Òjé, que se utilizam de uma vareta de madeira denominada ìsan, extraída da árvore Àtórí ou das nervuras do Igi ope, (dendezeiro). Durante o ritual, os dançarinos são possuídos por espíritos ancestrais falando com vozes distorcidas e guturais aos participantes. Ninguém, exceto algumas pessoas autorizadas, Òjè – pode chegar perto e tocá-lo. Os iorubas acreditam que a pessoa que tocar neles será punido pela morte. Por isso, os Egungun são controlados por esses homens que envergam bastões, para proteger aqueles que assistem. ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA FRICANA - EGUNGUN

39 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS DANÇA – ESCÓCIA – O PAÍS QUE DANÇA Acesse o vídeo:Danças Escocesas no Olhar Carnide 2009 http://www.youtube.com/watch?v=U3kwQfg9eU0&feature=related As danças escocesas variam no tempo; os três tipos principais são: Reel e Jig – tempo rápido e Strathspey – tempo lento e encantador – a música escocesa é altamente emocional. Grupo de aproximadamente de 6 a 10 pessoas (homens ou mulheres), geralmente com movimentos de arcos e carretéis. A dança combina frequentemente figuras de solo para os primeiros pares, em um jogo com os movimentos para todos os dançarinos. Existem uns 20 movimentos que são usados sempre nas danças, assim como existem mais de 7000 danças diferentes catalogadas, apenas umas 1000 são de im- portância, por se derivar das fontes tradicionais como manuscritos velhos e coleção impressas da dança. Muitas são da derivação recente, fusão de evolução tradicional. Nela, as etapas que devem ser aprendidas significa que são mais técnicas, não existe improvisação espontânea. Imagem: User:Thivierr / GNU Free Documentation License. Imagem: Victoriaedwards / Creative Commons Atribuição- Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported.

40 ARTE – 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIVERSIDADE NA DANÇA: TÉCNICAS CORPORAIS DOS POVOS 1-Propor atividades de aquecimento, alongamentos, correção postural; 2- Atividades que promovam a consciência corporal individual e do outro; 3-Atividades de uso adequado do espaço cênico delimitado pelo professor; 4- Audição de diversos ritmos com vivência cênica: individual/coletiva; 5-Favorecer a expressão de gestos e passos que representem determinada Técnica das danças sugeridas no individual/coletivo ; 6-Apreciar e fruir os vídeos de espetáculos das danças sugeridas e as realizadas pelos grupos; 7-Realizar laboratório de passos, sequências em ritmos lentos, moderados, rápidos, para construção coreográfica da dança escolhida pelos grupos; 8-Possibilitar criação de figurinos, adereços, cenários que caracterizam a referida dança tradicional; 9-Realizar evento sugerido: Festival, Mostra, Concurso, Gincana, etc... 10-Produção de Vídeo Dança; 12-Oferecer uma oficina de dança para a comunidade escolar; 11-Avaliação individual do grupo-classe; ATENÇÃO! Solicitar para as atividades cênicas, o uso de vestuários que possibilitem a ampla expressão dos movimentos dos educandos. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

41 Fonte de pesquisa: http://balletfefe7.blogspot.com.br/2007/07/as-cinco-posies-dos-ps.html http://mundodadanca1.blogspot.com/2010/03/evolucao-da-danca-parte-i.html http://ceciliabazzottihistoriadanca.blogspot.com.br/2012/05/danca-da-pre-historia-e-contexto.html http://www.centroartisticodedanca.com.br/site_novo/paginas/historia.asp#imperio http://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9 http://balletfefe7.blogspot.com.br/2007/07/as-cinco-posies-dos-ps.html http://www.ebah.com.br/content/ABAAABHfwAB/a-historia-ballet-classico http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/viewArticle/116/1633 http://www.grupos.com.br/blog/dancahavaiana http://www.edukbr.com.br/artemanhas/tipo_danca_islandesa.asp http://www.comofazertudo.com.br/hobbies/como-dan%C3%A7ar-o-hula http://charliefelix.wordpress.com/2011/09/12/507/ http://www.edukbr.com.br/artemanhas/tipo_danca_cubana.asp http://sonsemelodias.blogspot.com.br/2010_06_06_archive.html http://fanaticospeladanca.blogspot.com.br/2008/01/sapateado-irlands.html http://www.dicasdedanca.com.br/historia-do-sapateado-qual-a-origem-do-tap-dance.html http://www.dicasdedanca.com.br/dicas-de-sapateado-terminologia-os-passos-e-seus-significados.html

42 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 2aHuchuansong / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Nice_girl_.jpg14/09/2012 2bFALCON-MAN / public domain.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Layth- alrifaie.jpg 14/09/2012 2cSteve Evans / Creative Commons Attribution 2.0 Generic licence. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Kayan_woman_wit h_neck_rings.jpg 14/09/2012 2dMarie-Lan Nguyen / Creative Commons Attribution 2.5 Generic license. http://en.wikipedia.org/wiki/File:1st_Sardinia_Grena diers_Bastille_Day_2007_n1.jpg 14/09/2012 3Vicens / Licencia de Documentación Libre GNU. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cogul_HBre uil.jpg?uselang=es 14/09/2012 4LRBurdak / Licença GNU de Documentação Livre. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bhimbetka_roc k_paintng1.jpg 14/09/2012 5Ägyptischer Maler Um v 1400. Chr. / Mural de um túmulo em Tebas / British Museum / dominio público. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:%C3%84gyp tischer_Maler_um_1400_v._Chr._001.jpg?uselang=es 14/09/2012 6Andres Arranz / Shakira, 2008 / Creative Commons Attribution 2.5 Generic license. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Shakira_Rio _04.jpg 14/09/2012 7Joseolgon / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported license. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Belly_dance r-Braga.JPG 14/09/2012

43 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 8a Dvortygirl / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Greek_line_ dancers_Belmont_California.jpg 14/09/2012 8bLéonard Agathon van Weydevelt / The Dancer, 1900 / Walters Art Museum / public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:S%C3%A8vr es_Porcelain_Manufactory_-_The_Dancer_- _Walters_481736.jpg 14/09/2012 9Mário Pires - Retorta.Net de Portugal / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pauliteiros.jpg14/09/2012 10Yves Picq http://veton.picq.fr / GNU Free Documentation License. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bali- Danse_0729a.jpg 14/09/2012 11Auguste Renoir / Ballettänzerin, 1874 / National Gallery of Art / public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pierre- Auguste_Renoir_011.jpg 14/09/2012 12Scillystuff / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Royal_Balle t_School_curtail_call.JPG?uselang=pt-br 14/09/2012 14Autor desconhecido / disponibilizado por DoktorMax / public domain. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Quan_Am_1656.jpg14/09/2012 15McKay Savage from Chennai, India / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:China_- _Stone_carving_in_Leshan.jpg?uselang=pt-br 14/09/2012 16aJ. J. Williams / public domain.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hula_dance rs,_photographed_by_J._J._Williams_(PPWD-6- 4.028).jpg 14/09/2012

44 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 16bU.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 1st Class Sarah Murphy / public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Navy_0 90723-N-3283M- 069_Hula_dancers_from_Halau_Hula_Olana_Ai_perf orm_for_family_and_friends_as_they_welcome_the _Pearl_Harbor-based_Virginia- class_attack_submarine_USS_Hawaii_(SSN_776).jpg 14/09/2012 17aCharles O'Rear, 1941-, Photographer (NARA record: 3403717) / National Archives and Records Administration / public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:HAWAIIAN_ SHOWS_TOURISTS_HOW_TO_DO_THE_HULA_DANC E_-_NARA_-_553918.jpg 14/09/2012 17bunknown / Menina havaiana nativa, 1890 / disponibilizado por KAVEBEAR / public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Native_Haw aiian_hula_girl_(1).jpg 14/09/2012 21aAutor desconhecido / disponibilizado por Yakudza / GNU Free Documentation License. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Virsky_Hopak_2.JP G 14/09/2012 21bК. В. Лебедев / : К. В. Лебедев. Пляска. 1900 / public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%A0%D 1%83%D1%81%D1%81%D0%BA%D0%B0%D1%8F_% D0%BF%D0%BB%D1%8F%D1%81%D0%BA%D0%B0_ %D0%9B%D0%B5%D0%B1%D0%B5%D0%B4%D0%B5 %D0%B2.JPG 14/09/2012

45 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 22aЮон Константин Федорович / К. Ф. Юон. Пляска свах. Лигачево (Московская губерния). 1912 / public domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:%D0%AE%D 0%BE%D0%BD_%D0%9F%D0%BB%D1%8F%D1%81% D0%BA%D0%B0- %D1%81%D0%B2%D0%B0%D1%85_1912.jpg 14/09/2012 23a James F. Perry / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license. http://en.wikipedia.org/wiki/File:SCD_05SV_001.jpg25/09/2012 23bLink, Hubert / German Federal Archives, 1976 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Germany license. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bundesarch iv_Bild_183-R0504- 0322,_Berlstedt,_Probe_einer_Kindertanzgruppe.jpg 14/09/2012 24Eduardo de São Paulo / Creative Commons Attribution 2.0 Generic license. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Urbanos.jpg14/09/2012 26Tendancer / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rumba_200 5_nationals_champ_latin.jpg 14/09/2012 27Viault / GNU Free Documentation License.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Celtic_Lege nds_350.JPG 14/09/2012 28Viault / GNU Free Documentation License.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Celtic_Lege nds_336.JPG 14/09/2012 29Jack Ovcharov / public domain.http://en.wikipedia.org/wiki/File:Iowatapdancers.jpg14/09/2012

46 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 30 aJoe Mabel / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moore_The atre_100_Years_-_Totally_Tap_Kids_01A.jpg 14/09/2012 30bMerlin / GNU Free Documentation License.http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lord_of_the_D ance_-_Cry_Of_The_Celts_-_panorama.jpg 25/09/2012 31ahttp://www.flickr.com/photos/maxguy / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Flatley_in_blue.jpg25/09/2012 31bhttp://www.flickr.com/photos/maxguy / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Feet_of_Flames_- _Warriors.jpg 25/09/2012 32aTrailer screenshot / Singin' in the Rain,1952 / domínio público. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Singin%27_in_t he_Rain_trailer.jpg 25/09/2012 32bAutor desconhecido / Fred Astaire e Adele Astaire, 1921 / disponibilizado por Stanmar / domínio público. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:AdeleFred1921. jpg 25/09/2012 33Joe Mabel / GNU Free Documentation License. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mark_Mendonc a_%26_Upbeat_23A.jpg 25/09/2012 34Merlin / GNU Free Documentation License.http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lord_of_the_D ance_-_Cry_Of_The_Celts_-_panorama.jpg 25/09/2012

47 Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informaçãoData do Acesso 36Yoruba povos, Nigéria, 1950-1960 / The Children's Museum of Indianapolis / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. http://en.wikipedia.org/wiki/File:The_Childrens_Mus eum_of_Indianapolis_- _Egungun_masquerade_dance_garment.jpg 25/09/2012 37Daderot / Museu Americano de História Natural / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Egungun_S ociety_dancer,_Yoruba_- _African_objects_in_the_American_Museum_of_Nat ural_History_-_DSC06001.JPG?uselang=pt-br 25/09/2012 39aUser:Thivierr / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Brazier_Dan cers_03.jpg?uselang=pt-br 25/09/2012 39bVictoriaedwards / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Royal_Milit ary_College_of_Canada_scottish_highland_dancers,_ piper,_drummers.jpg?uselang=pt-br 25/09/2012


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