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A Inserção do Trem no Planejamento Regional

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Apresentação em tema: "A Inserção do Trem no Planejamento Regional"— Transcrição da apresentação:

1 A Inserção do Trem no Planejamento Regional
Comitê Técnico da Aglomeração Urbana do Nordeste Arquitetos: Deise De Conto Rosana Guarese Juarez Marchioro Colaboração: Acad. Arq. Rafael Dametto

2 Aglomeração Urbana - Conceito
Continuidade das áreas urbanizadas dos municípios envolvidos. Dinâmica de troca, complemento e sobreposição de serviços e infra-estrutura, permanente fluxo de pessoas e materiais percepção ou expectativa de unidade urbana. Unidades político-administrativas com capacidade decisória para deliberar e implementar assuntos de interesse comum N Caxias do Sul Farroupilha Bento Gonçalves Monte Belo do Sul Santa Tereza Flores da Cunha Carlos Barbosa Garibaldi São Marcos Nova Pádua AUNe no RS Fontes - Hasenack, H. e Weber, E. (Org.). Base cartográfica digital da região da Serra Gaúcha. Escala 1: Porto Alegre: UFRGS-Centro de Ecologia, CD-ROM. (Série Geoprocessamento, 2). - IBGE. Brasil - Malha municipal. Rio de Janeiro: IBGE, 2001 Adaptado para: AUNE/RS Aglomeração Urbana - Conceito

3 Aglomeração Urbana - Unidade Territorial
unidade territorial constituída por um conjunto de áreas urbanas e uma área rural é formada por uma base de estruturas comuns e estruturas próprias, ambas constituídas por organizações sociais, ambientais e de produção. serviços e equipamentos de abrangência local e regional Aglomeração Urbana - Unidade Territorial

4 Aglomeração Urbana - Unidade Territorial
Estruturas comuns no ambiente rural: colônias e meios natural e de produção Estruturas comuns no ambiente urbano No ambiente urbano são representadas pela cidade e suas respectivas áreas residenciais, naturais e de produção. Aglomeração Urbana - Unidade Territorial

5 Aglomeração Urbana- Unidade Territorial
As estruturas próprias são as atividades e os equipamentos das diferentes escalas urbanas e das peculiaridades locais, como os serviços especializados das áreas da saúde, de negócios, governamentais, de turismo, etc. Aglomeração Urbana- Unidade Territorial

6 Continuidade territorial e densificação urbana
Área Urbana 1975 Área Urbana 2005 Área Urbana Presumida Área Rural Podemos afirmar, portanto, que se mantido este modelo de desenvolvimento alcançaremos a continuidade territorial e a densificação urbana. Continuidade territorial e densificação urbana

7 A Mobilidade na Aglomeração
Centro do país Área Urbana 2005 Perímetros planos diretores Rodovias Regionais Ferrovia Litoral Porto Alegre Porto Alegre A Mobilidade na Aglomeração

8 A Mobilidade na Aglomeração
Mobilidade na escala da aglomeração: modal rodoviário, utilizando basicamente um único eixo para o deslocamento de pessoas e cargas entre as sedes urbanas. Este contexto de unificação das áreas urbanas aliado à precariedade de estruturas de mobilidade, a médio prazo, poderá definir uma condição de colapso.  Temos ainda a estrutura da rede ferroviária, que não está sendo utilizada atualmente para ligação entre as sedes. A Mobilidade na Aglomeração

9 Transporte Ferroviário
O modal ferroviário - determinante para a região alcançar a atual condição de desenvolvimento, sendo desativado na década de 1980 Hoje está ativo num pequeno trecho de uso turístico e num trecho para transporte de cargas. Carlos Barbosa Bento Gonçalves Garibaldi Transporte Ferroviário

10 Situação dos Equipamentos da Rede

11 Situação dos Equipamentos da Rede
processo de deterioração da estrutura física da rede, condição agravada pela continuada absorção da mesma pela urbanização. situações negativas, como ocupações por moradias, supressão de trilhos e dormentes, depredação das gares, aterros, arruamentos, redes de abastecimento e depósitos de ferro-velho, etc... Fonte IPURB Situação dos Equipamentos da Rede

12 Situação dos Equipamentos da Rede
iniciativas positivas, governamentais e privadas, para a conservação dos espaços e a memória da ferrovia, como restaurações de prédios, execução de áreas culturais e de praças e exploração turística. de um modo geral, as áreas das gares e das faixas de domínio da ferrovia, na quase totalidade e especialmente nas áreas rurais, estão preservadas. Estação ferroviária de Bento Gonçalves Em concessão- Uso turístico Fonte: Secretaria da Habitação Área urbana (norte) em Bento Gonçalves Fonte: IPURB Área rural Bento Gonçalves Fonte: IPURB Situação dos Equipamentos da Rede

13 Situação dos Equipamentos da Rede
diversificado conjunto de atividades de escala regional e local, como centros comerciais e de serviços especializados, universidades, turismo, hotéis, áreas industriais e residenciais, que potencializam a reinserção do trem. Inserção na rede urbana de Farroupilha Parque dos Pinheiros- potencial ambiental Fonte: Prefeitura Municipal Farroupilha – área industrial Fonte: Prefeitura Municipal Situação dos Equipamentos da Rede

14 A Proposta CONSIDERANDO: A unidade territorial A área urbana presumida
Reinserção do trem: uma ação urbanística regional que envolve múltiplos temas e partícipes das diversas esferas de decisão, empreendedores e organizações sociais. Que aquilo que poderia ser visto como problema é potencial solução - empreendimentos habitacionais, de saneamento, de infra-estrutura . CONSIDERANDO: A unidade territorial A área urbana presumida A insuficiência atual dos meios de mobilidade disponíveis E as atividades regionais localizadas ao longo da rede PROPOMOS: A reinserção do trem em um Corredor de Mobilidade A Proposta

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16 A história é um carro alegre Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente Todo aquele que a negue É um trem riscando trilhos Abrindo novos espaços Acenando muitos braços Balancando nossos filhos Pablo Milanez/Chico Buarque de Holanda “Cancion por La Unidad de Latino América”


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