A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cronologia de erupção dos dentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cronologia de erupção dos dentes"— Transcrição da apresentação:

1 A cronologia de erupção dos dentes
Mônica G. Bertolaccini, Murillo B. Sacon, Nathalia C. Nogueira, Nino P. Sampaio, Paula M. Takassi.

2 Cronologia Dentição Permanente
Erupção Incisivos Centrais Incisivos Laterais Caninos 1º Pré-Molar 2º Pré-Molar 1º Molar * 2º Molar 3º Molar Dentes Superiores 7-8 anos 8-9 anos anos anos anos 6-7 anos anos anos Dentes Inferiores 6-7 anos 7-8 anos 9-11 anos 9-11 anos anos 6-7 anos anos anos

3 Dentição mista e sua cronologia
A dentição mista é um importante período do desenvolvimento da criança. Ela vai dos 6 anos, quando tem erupção o primeiro molar permanente , até aos anos, quando erupcionam os caninos e os segundos pré-molares. A dentição mista completa compreende os primeiros molares permanentes e os quatro incisivos permanentes. Dentes temporários: caninos e primeiros e segundos molares decíduos.

4 Cronologia de erupção de dentes permanentes
O primeiro dente permanente a erupcionar é o 1º Molar, que surge atrás dos dentes decíduos. Uma vez que esta erupção deste não é precedida por uma esfoliação (queda) de um dente de leite, muitas vezes, pensamos ser ele um decíduo. Ele é um dente permanente com uma anatomia bem complexa, estando sujeito a uma incidência maior de cárie. A aplicação de selantes tem contribuído para a prevenção de cáries durante a infância e adolescência.

5 Cronologia de erupção de dentes permanentes
Os primeiros molares talvez sejam os dentes mais importantes de todos os permanentes, uma vez que, durante a dentição mista, são eles que mantêm a articulação. São chamados "dentes-chave-da-oclusão", isto é, dentes que sustentam e dirigem a correta posição dos outros dentes. Sua perda prematura gera distúrbios difíceis de serem reparáveis. Não só estéticos, mas também aqueles prejudiciais à própria saúde e desenvolvimento harmônico da criança.

6 Cronologia de erupção de dentes permanentes
A seguir, erupcionam os Incisivos Centrais e depois os Incisivos Laterais. Esta situação assim permanece por algum tempo, e se chama dentição mista. Só a partir dos 10 anos surgem os pré-molares e os caninos permanentes. Os 3° Molares (sisos) podem ser esperados depois dos 18 anos. Porém, sua erupção depende de que tenha espaço. Se o espaço é pouco ou muito pouco ele pode ficar incluso.

7 Conclusão Além da correta ordem cronológica de erupção observada anteriormente, outros fatores são essenciais para que haja boa oclusão, como manutenção dos espaços, para garantir correto posicionamento dos dentes permanentes: espaços generalizados: diastemas entre molares espaços primatas: quando no arco superior, ocorre entre incisivos laterais e caninos decíduos; no arco inferior, entre caninos e primeiros molares decíduos diastemas na região dos dentes anteriores se caracterizando pelo arco de baume tipo 1, ou não apresentar nenhum destes diastemas caracterizando arco tipo 2.

8 Conclusão Para casos onde esta seqüência sofra alteração ou seja interrompida em pacientes com dentição decídua e mista, por meio de retenção prolongada ou perda precoce dos decíduos, estes devem ser encaminhados ao ortodontista, para que se aumentem as chances de se obter uma oclusão normal. Quanto às idades de erupção dos dentes, há variações significativas que estão dentro da normalidade.

9

10 Bibliografia ANATOMIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA DOS DENTES E: DAS ESTRUTURAS OROFACIAIS – Ed Manole Ltda, 2 edição – MARGARET J. FEHRENBACH,MARY BATH-BALOGH (Páginas 350 A 375) www. oralb.com.br


Carregar ppt "A cronologia de erupção dos dentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google