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Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP) Rede Nacional de Formação Continuada.

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1 Curso de Extensão MAQUETES E MAPAS COMO MOTIVADORES DA INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA (Araras / SP)
Rede Nacional de Formação Continuada

2 Profª Dra Maria Isabel Castreghini de Freitas (coordenadora) Profª Dra Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho Mestranda: Sílvia Elena Ventorini Graduanda: Carla Rios –

3 Este curso esta sendo oferecido pelo:
Apresentação Este curso esta sendo oferecido pelo: Grupo de Cartografia Tátil - CEAPLA– IGCE/Unesp Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) Secretária de Educação de Araras-SP,

4 Objetivo 1- Divulgar procedimentos metodológicos para a construção e utilização de material didático tátil; 2- Trabalhar com atividades de ensino interdisciplinares (história, matemática, geografia, português e arte) 3- Organizar projetos temáticos junto com os participantes; 4- Demonstrar a utilização do material didático no trabalho de inclusão social de alunos cegos ou de baixa visão;

5 Público Professores da Rede Pública do Município de Araras-SP;
Número de Participantes: 22 ; Número de escolas : 5 Área de atuação: Matemática, Geografia, Ciências e História ; Período de realização: 20/5 a 7/10/06 – carga horária:60 h/a

6 Etapas de desenvolvimento do curso
1- Aulas teóricas; 2- Aulas práticas; 3- Atividade extra-classe I – Organização e Desenvolvimento de projetos; 4- Atividade extra-classe II – Narrativas reflexivas 5- Discussão, a partir dos acontecimentos vividos pelos participantes em seu ambiente de trabalho (sala de aula)

7 Experiência para o desenvolvimento do curso
Projeto de Cartografia Tátil – iniciado em Coordenação: Profª Dra Maria Isabel C. de Freitas Objetivo: pesquisar, desenvolver e divulgar procedimentos metodológicos de construção e aplicação de material didático tátil de geografia e cartografia;

8 Exemplos de trabalhos com maquetes e mapas táteis com alunos cegos
Mapa tátil do Brasil Mapa Mundi Tátil

9 Maquete de vulcão Maquete do Relevo de Araras

10 Maquete do Lago Municipal de Araras munida de recurso sonoro

11 Exemplo de recursos sonoros disponibilizados na maquete

12 Resultados Parciais Seleção de temas para as maquetes a serem desenvolvidas por meio de trabalho em grupo; Elaboração de projetos pelos participantes; Trabalho em conjunto entre professores de áreas distintas;

13 Participantes do curso

14 Desenvolvimento dos projetos nas escolas pelos participantes;
Etapas futuras Desenvolvimento dos projetos nas escolas pelos participantes; Publicações de trabalhos científicos para a divulgação dos resultados

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