Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomaz Prado Alterado mais de 10 anos atrás
1
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do Conhecimento Profissional de Professores das Ciências em um Ambiente Virtual Construtivista
2
Alternativa para atender à formação continuada e a transposição das dificuldades de tempo e espaço. Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à EaD potencializa a comunicação, a interação e a troca de experiências entre participantes. Desenvolvimento de um Ambiente Virtual Construtivista para a formação continuada de professores de Física e de Matemática – InterAge - ênfase na construção do conhecimento e não a instrução. Desenho instrucional do ambiente: Metodologia da Aprendizagem baseada em Problemas. Componentes integrados que fazem parte do ambiente virtual: contexto do problema, representação ou simulação do problema e um espaço para manipulação do problema. (JONASSEN, 1996,1998; STRUCHINER et al.,1998; WILSON,1996) Representação dos problemas: por meio de textos, para serem resolvidos na forma de planejamentos de uma ou mais unidade de ensino com o apoio de recursos pedagógicos e da interação on-line com outros professores e tutores. Educação a Distância
3
Curso a Distância para a Formação Continuada de Professores de Física e de Matemática Modelo de curso viabilizado pelo InterAge: objetivo –proporcionar a evolução do CPC do professor-cursista a partir da utilização dos recursos pedagógicos e interações on-line com os tutores - oferecer ao professor possibilidades de aproximação com resultados da pesquisa e familiarização com o uso das TICs Necessidade de articulação entre conhecimentos teóricos e práticos (SILVA e SCHETZLER, 2000). Conteúdo: Situações-problema e conjunto de recursos pedagógicos oferecidos Situações-Problema (SP) - levantamento: descrições textuais dos problemas da prática pedagógica dos professores, conteúdos específicos de Física e de Matemática e as condições estruturais das escolas públicas mencionadas nas entrevistas pelos professores.
4
Desenho Instrucional do InterAge Elementos do desenho instrucional do InterAge ELEMENTOS DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ELEMENTOS DO INTERAGE Banco de fenômenos Situações-problema da prática pedagógica do professor de Física e de Matemática Banco de informações Banco de recursos pedagógicos - Textos de apoio - softwares - softwares - Materiais educativos - vídeo - Boas práticas - material concreto - Sites Utensílio para processamento de símbolos Bloco de notas Ferramentas de construção Planilha de planejamento Recursos de Comunicação on-line:E-mail interno, fórum de discussão, chat, avisos
5
InterAge InterAge
7
Considerações Finais Considerações Finais A interação dos professores com o InterAge, oferece considerações adequadas para romper com o modelo pedagógico tradicional. Possibilita sua formação continuada tornando-os mais instrumentalizados para repensar suas práticas pedagógicas e resolver problemas que enfrentam em suas realidades específicas. O contato com novas propostas metodológicas e a possibilidade de rever sua prática sem se afastarem do serviço. A idéia é que todos os recursos disponíveis no InterAge possam ajudar o professor a integrar aspectos teóricos e aspectos metodológicos que possam embasar a prática de sala de aula, permitindo também a apropriação crítica das Tecnologias de Informação e Comunicação e uma possível transferência de sua utilização para a prática pedagógica. Ambiente Virtual de Formação de Professores – InterAge http://nutes2.nutes.ufrj.br/interage/ Palestrante: Arilise M. A. Lopesarilise@cefetcampos.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.