Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriella Cecilio Alterado mais de 10 anos atrás
1
Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado em LI
Profa. Alessandra Quadros Zamboni 3º e 4º anos
2
Ementa Discussão de questões relativas ao ensino da língua inglesa como L2 e como LE. Abordagens, metodologias de ensino, avaliação e uso/seleção de material didático. Planejamento.
3
Metodologia Aulas Teóricas; Apresentações orais; Seminários;
Discussões e debates.
4
Avaliação Seminários, prova escrita, apresentação de trabalhos, assiduidade e participação nas discussões.
5
Conteúdo Programático
Abordagem, método e técnica. Estudo dos principais métodos e abordagens para o ensino de LE. O pós- método. O Ensino de LE na contemporaneidade: novos e multiletramentos. Novos e Multiletramentos. Letramento crítico. Língua inglesa como Língua Franca. Análise do livro de didático. Planejamento anual, PTD. Elaboração de sequência didática e plano de aula.
6
Cronograma do 1º Semestre
Date Themes Sources: 05/4 1. The Grammar-Translation Method Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p 12/4 2. The Direct Method Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p 19/4 3. The Audio-Lingual Method Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p 26/4 4. Total Physical Response Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p 03/5 5. Communicative Language Teaching Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p
7
Date Themes Sources: 10/5 6. Content-based Instruction Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p 17/5 7. Task-based Language Teaching Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p 24/5 8. Multiple Intelligences Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p 07/6 9. The Natural Approach Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p. 14/6 10. The Post-Methods Era Richards & Rodgers, p 21/6 11. Emerging uses of technology in language teaching and learning Larsen-Freeman & Anderson, p 26/6 Prova Abordagens e métodos vistos nos seminários
8
Metodologia dos Seminários
1. Os seminários serão constituídos de duas partes: a primeira, com duração de 30 minutos, será uma simulação de aula, que se constituirá em demonstração prática de uma aula de acordo com o design e procedimento da abordagem ou método em pauta. A segunda parte, com apresentação de 20 minutos, é a apresentação da síntese teórica do método abordado e segue os moldes de uma apresentação acadêmica;
9
2. O tempo estipulado deverá ser rigorosamente seguido;
3. Os grupos deverão entregar, no início da apresentação, handouts em número suficiente para o professor e demais membros da sala;
10
Handouts 4. Os handouts deverão ter, obrigatoriamente, todos os itens a seguir: Título do tema; Nome completo dos membros do grupo (não serão aceitas inclusões posteriores); Abordagem: teoria da linguagem e do aprendizado; Design: objetivos, syllabus, atividades, papéis do aluno e do professor e materiais; Procedimentos; Conclusões (Richards & Rodgers, 2000; Larsen-Freeman & Anderson, 2011);
11
Ementa 5. Os handouts servirão para, juntamente às leituras e estudos individuais, servir de embasamento para a avaliação do segundo bimestre; 6. A bibliografia básica e obrigatória (Richards & Rodgers, 2000; Larsen-Freeman & Anderson, 2011) deverá nortear todas as apresentações; contudo, é altamente recomendável a utilização de demais fontes acadêmico-científicas.
12
Avaliação do 1º Semestre
Avaliação do 1º Bimestre Avaliação do 2º Bimestre Seminários (Métodos e Abordagens) Prova escrita
13
Segundo Semestre Novos e Multiletramentos. Letramento crítico.
Língua inglesa como Língua Franca. Análise do livro de didático. Planejamento anual, PTD. Elaboração de sequência didática e plano de aula.
14
Bibliografia mínima e obrigatória
LARSEN-FREEMAN, D. Teaching Techniques in English as a Second Language. Oxford: Oxford University Press, 2000. RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.