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Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes

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Apresentação em tema: "Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação dos componentes curriculares 2011.1: Satisfação dos docentes

2 Autoavaliação Institucional no contexto do
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes (Lei N /2004, Art. 3º) A missão e o PDI Políticas de atendimento aos estudantes Sustentabilidade Financeira Responsabilidade Social Políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão Planejamento e Avaliação Infra-estrutura física Comunicação com a Sociedade Políticas de Pessoal UFRB Organização e Gestão

3 APRESENTAÇÃO OBJETIVO
O presente trabalho está inserido no protocolo de ações de autoavaliação institucional da UFRB e representa parte dos indicadores de avaliação do ensino na graduação, dentre os quais se avalia a satisfação dos docentes com o ensino na universidade. OBJETIVO avaliar o nível de satisfação da dos docentes da graduação em relação a um conjunto de atributos relacionados aos componentes curriculares ministrados durante o semestre letivo

4 Evolução na taxa de resposta docente nas autoavaliação já realizadas
MÉTODO Amostra. Foram preenchidos 207 questionários, representando um incremento de cerca de 11% em relação à taxa de resposta em 51% do sexo masculino e 41% do sexo feminino; 52% Mestres, 36% Doutores e 12% Pós-doutores, A avaliação abrangeu a participação de docentes de 30 cursos de graduação (diurnos e noturnos) ofertados em todos os campi da universidade Evolução na taxa de resposta docente nas autoavaliação já realizadas

5 Instrumentos e procedimentos de coleta de dados
Participação anônima e voluntária, por meio do acesso ao Sistema de Autoavaliação da CPA no período compreendido entre 27/06/2011 e 08/07/2011

6 Instrumentos e procedimentos de coleta de dados
Instruções

7 Instrumentos e procedimentos de coleta de dados
Registro das respostas: Escala Likert (de 1 = Totalmente insatisfeito a 5 = Totalmente satisfeito). NA = Não se aplica / não posso avaliar

8 Procedimentos de análise dos dados
Análises fatoriais exploratórias; análises de consistência interna; análises descritivas, análises de correlação e análises de variância (ANOVA), com testes Post Hoc de comparações múltiplas de Tukey para precisar possíveis diferenças nos níveis de satisfação;

9 Dimensões de análise Dimensões Descrição Precisão
D1. Autoavaliação e plano de curso Descreve a satisfação do docente com seu próprio desempenho na organização e condução do componente (s) curricular (es): domínio do conteúdo, adequação das atividades para o alcance da aprendizagem, uso de estratégias para motivar os alunos, ritmo e profundidade com que os conteúdos são abordados, qualidade de exemplos para relacionar teoria e prática, integração com outros componentes curriculares, seqüência do conteúdo, clareza dos objetivos, detalhamento dos critérios de avaliação, fidelidade à ementa, adequação da carga horária e bibliografia, relevância do conteúdo à formação, etc. = 0,95 = 0,96 D2. Avaliação dos alunos Descreve a satisfação do docente com: participação efetiva dos alunos nas atividades, pontualidade e assiduidade, busca de aprofundamento e atendimento extra-classe,, disposição para trocar idéias com os colegas e com o professor, aprendizagem, capacidade de transmitir e aplicar os conhecimentos em outras situações e contextos. = 0,93 = 0,93 D3. Suporte para condução do Comp. Curricular Descreve a satisfação do docente com a qualidade das salas de aula/laboratórios (acústica, limpeza, etc.), com o acesso aos textos e com o acervo da Biblioteca, com o atendimento da Unidade Acadêmica, com o apoio da UFRB em trabalhos de campo, com a adequação do número de alunos por sala (turma), etc. = 0,84 = 0,89

10 D1. Autoavaliação e Plano de Curso
RESULTADOS Identificação dos níveis de satisfação Cerca de 90% dos docentes apresenta satisfação moderada a alta; D1. Autoavaliação e Plano de Curso (M = 4,13; DP = 0,61; Md = 4,57)

11 RESULTADOS Identificação dos níveis de satisfação
Cerca de 25% dos docentes demonstraram insatisfação; Cerca de 25% apresentou satisfação de moderada a alta D2. Avaliação dos alunos (M = 3,49; DP = 0,76; Md = 3,50)

12 D3. Suporte para condução do C. C.
RESULTADOS Identificação dos níveis de satisfação Cerca de 15% dos docentes demonstraram insatisfação; Cerca de 30% apresentou satisfação de moderada a alta D3. Suporte para condução do C. C. (M = 3,42; DP = 0,73; Md = 3,44)

13 RESULTADOS Correlação entre os níveis de satisfação nas dimensões avaliadas D1. Autoavaliação e Plano de Curso D2. Avaliação dos alunos D2. Avaliação dos alunos 0,51* D3. Suporte para a exec. do CC 0,30* 0,26* * p<0,01

14 RESULTADOS Comparação dos níveis de satisfação em função do Centro de Ensino de Lotação D1. Autoavaliação e Plano de Curso Não foram observadas diferenças significativas entre os docentes dos diferentes Centros de Ensino

15 RESULTADOS Comparação dos níveis de satisfação em função do Centro de Ensino de Lotação D2. Avaliação dos Alunos Docentes do CAHL avaliam de maneira significativamente melhor seus alunos quando comparados aos docentes do CCAAB e do CETEC; Docentes do CFP avaliam melhor seus alunos quando comparados aos docentes do CETEC. F (4;202) = 5,445; p<0,000

16 RESULTADOS Comparação dos níveis de satisfação em função do Centro de Ensino de Lotação D3. Suporte para condução do componente curricular Docentes do CFP estiveram significativamente mais satisfeitos com o suporte recebido quando comparados aos docentes do CAHL e do CCAAB. F (4;202) = 3.746; p<0,01

17 DISCUSSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS
De maneira geral os resultados revelam dados importantes sobre fatores que contribuem para a satisfação dos docentes com os componentes curriculares ministrados. Sugere-se que estes resultados sejam discutidos nas diversas esferas da universidade e que sejam utilizados como ferramenta privilegiada para o planejamento estratégico e para o realinhamento de ações no sentido da melhoria do ensino na UFRB no sentido de: Corrigir rumos pedagógicos Orientar professores e alunos Fiscalizar o uso dos recursos de apoio Aumentar os benefícios das atividades Monitorar os processos e suas interações Qualificar a instituição MUITO OBRIGADO!

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